A BMW oficializará sua fábrica no Brasil no próximo dia 28 de janeiro em Araquari, Santa Catarina. E o que era para ser um evento de consagração de Henning Dornbusch, até então presidente da BMW no país, e maior responsável pela fábrica da marca alemã, não verá o executivo carioca, que anunciou seu desligamento da empresa nesta semana.
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Há 14 anos na BMW e há sete anos como presidente, Henning adotou uma estratégia agressiva de lançamentos e de preços, com versões menos equipadas para atingir um público maior. Até mesmo modelos inéditos na Alemanha chegaram a ser mostrados antes no Brasil e as vendas nesse período se multiplicaram. Com um mercado em franco crescimento, o executivo partiu para um plano mais ambicioso: abrir uma fábrica no país, mas a ideia demorou a se transformar em realidade. O aumento do IPI para importados instituído pelo governo federal soou como o momento da decisão – ou a marca aderia ao Inovar-Auto e conseguia pagar menos impostos ou o mercado brasileiro viraria apenas um figurante nos planos.
Depois de pesquisar várias regiões do país em busca de logística adequada e também benefícios dos estados, a BMW decidiu pela cidade de Araquari, no norte de Santa Catarina, numa região de forte imigração alemã e perto dos centros mais importantes do país.
Quando parecia natural que Henning colhesse os frutos desse trabalho, a BMW anuncia sua saída. Segundo Blogauto apurou, ele teria pedido demissão já que a montadora teria decidido indicar um executivo alemão para dirigir a filial brasileira a partir do momento em que fábrica virar realidade. A BMW, em nota oficial, comunicou que Henning “deixou o cargo para assumir novos desafios profissionais”. O diretor financeiro, Torben Karasek, assume interinamente o posto.
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