Revelação mundial da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo, que termina neste domingo, o pequeno utilitário-esportivo Taigun, devido à boa recepção do público no evento automobilístico brasileiro, onde é mostrado em versão conceitual, teve sinal verde dado pela matriz da empresa, localizada em Wolfsburg, para ser produzido, segundo publicou o site Carplace. A primeira unidade fabril mundial a ganhar a linha de produção do Volkswagen Taigun será a de Taubaté, no estado de São Paulo, que também produzirá o subcompacto Up! a partir de 2014. O motivo? Ambos os modelos compartilham a mesma plataforma, batizada de “Small Car Family”, criada especialmente para automóveis de porte compacto.
Veja também: Volkswagen faz evento mundial e só mostra o Gol 2 portas
Porém, apesar do protótipo exibido na feira ser quase um automóvel pronto para ir as ruas, com direito a motor, câmbio, suspensão e interior, o Volkswagen Taigun irá demorar a ser comercializado no Brasil. Ao que tudo indica, sua produção terá início somente daqui dois anos e meio, ou seja, algo entre 2014 e 2015, alguns meses após a chegada do Up! Se mantiver as proporções do conceito, o Taigun de produção não será um concorrente à altura do novo EcoSport – até sua chegada ao País, novos modelos também serão lançados, como o Tracker, 2008 e o SUV da Fiat. Para efeito de comparação, o Taigun mede 3,86 metros de comprimento, enquanto o EcoSport tem 4,24m.
Volkswagen Taigun
No quesito motorização, ainda não se sabe qual propulsor equipará o Volkswagen Taigun de produção. O conceito, pelo menos, traz o novo motor 1.0 litro, da família TSI, com turbo e injeção direta de gasolina, de 110 cavalos de potência, disponível a 5.000 rpm, e 17,9 kgfm de torque, que aparece logo aos 1.500 rpm, com consumo médio de 21,2 quilômetros por litro. O propulsor que equipa o SUV conceitual também é estreia mundial, ampliando a gama de motores de três cilindros com base na família EA211, oferecendo sistema de injeção direta e turbo. Aliado a uma transmissão manual de seis velocidades e graças também ao baixo peso (de apenas 985 quilos), o Taigun acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos, com velocidade máxima de 186 quilômetros por hora.
Veja tudo sobre o Salão do Automóvel de São Paulo
Entretanto, o Volkswagen Taigun que chegará às lojas deverá usar outro propulsor, que encareceria menos os custos de produção e, consequentemente, o preço final a ser cobrado aos consumidores. É provável que o modelo venha equipado com o mesmo 1.0 de três cilindros aspirado que estará presente no Up! brasileiro, e até mesmo o novo 1.6 que a Volkswagen do Brasil desenvolve. Onde o Taigun irá se posicionar na gama da Volkswagen? Entre Polo e Golf, provavelmente, no quesito preço. Porém, vale lembrar que o CrossFox deverá continuar em produção, já que se trata de uma das fontes de lucro da montadora no País. O preço do carro será entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.