Esqueça os novos Cobalt, Cruze, Sonic e Spin. Agora o queridinho da marca da gravatinha é o novo Chevrolet Onix, apresentado nesta terça-feira (30), que chega para brigar na acirrada categoria dos carros compactos a partir do mês que vem, quando desembarca efetivamente nas concessionárias do fabricante em território nacional. O novo Chevrolet Onix, desenvolvido no Brasil, com o design mundial da empresa, estará disponível nas versões LS, LT e LTZ, sendo a intermediária com opção de motor 1.0 e 1.4, enquanto a primeira será oferecida apenas com o propulsor menor e a última com o motor de maior cilindrada.
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No quesito visual, o Chevrolet Onix apresenta um conjunto mais bem acertado que seus irmãos, que também utilizam a plataforma Gamma II. Na dianteira, destaque para os faróis afilados, que acompanham o contorno lateral, dando ênfase para a tradicional grade bipartida com barra central ostentando a gravata dourada, que no Onix é um pouco menor e com desenho mais espichado na peça debaixo. O capô é curto, deixando o vidro dianteiro do para-brisa em um ângulo mais agudo, privilegiando, assim, o espaço interno do motorista.
Nas laterais, existem muitas curvas, sendo que o conjunto de janelas claramente inspiradas no arquirrival Volkswagen Gol e também ao irmão Sonic. A traseira é um dos destaques do design do Chevrolet Onix, lembrando o Cruze Sport6 e também o “primo rico” Astra, da alemã Opel, com um vidro de recortes, com aerofólio integrado, lanternas que invadem um pouco a lateral e um para-choque de visual saliente. “Não há quem não goste do seu desenho. Ele tem muita presença e carisma. É um carro que faz bater forte o coração e cada detalhes e ângulo entregará ao consumidor mais do que ele espera”, garante o diretor executivo de Design da GM América do Sul, Carlos Barba.
Por dentro, o Onix continua com suas positividades. “É o interior mais atraente que já desenvolvemos. Não há nada deste nível no mercado para um carro deste patamar. Seus gráficos claros não o confundem com outro veículo. Ainda me surpreende”, diz Barba. Dependendo do modelo, o acabamento é diferenciado. Na versão de entrada, por exemplo, adota dois tons para o acabamento, enquanto as LT e LTZ contam com tom único. Assim como nos demais recentes lançamentos da marca, o novo Onix traz painel de instrumentos que lembram motos esportivas. No console central, há dois porta-objetos ao lado dos sistema multimídia, que remete o Sonic.
Medidas
As medidas do Chevrolet Onix são generosas. O hatch tem 3,93 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,49 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para levar até 280 litros de bagagem, enquanto o tanque comporta até 54 litros de combustível. De série, o compacto vem equipado com airbags frontais e freios antibloqueantes (ABS) com EBD, atendendo a legislação brasileira, que começa a vigorar a partir de 2014, exigindo tais equipamentos em todos os carros à venda por aqui e que já obriga, o novos projetos a virem com o equipamento, então até ai nenhuma novidade.
Infelizmente de série somente na versão topo de linha (LTZ) e opcional na intermediária), o sistema multimídia MyLink, permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências. Segundo a marca, é a primeira vez no mercado brasileiro que um veículo deste segmento oferece essa inovadora tecnologia, e o primeiro da gama da GM do Brasil a dispor do item.
O compacto traz o sistema multimídia MyLink – “Bring Your Own Media”, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.
As informações podem ser acessadas através de uma tela LCD sensível ao toque de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros. Há ainda a possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.
Seguindo a tendência dos mais modernos smartphones e tablets, o MyLink permite a utilização de aplicativos do smartphone diretamente do carro. Para isso, utiliza-se o aplicativo Stitcher SmartRadio, que permite que o usuário acesso podcasts e noticiários sem sair do veículo. Ele permite acessar conteúdo de canais importantes como CBN, CNN, Fox News, ESPN e vários outros canais do mundo. Para utilizar o serviço do Stitcher SmartRadio é necessário que o usuário faça primeiro o download do aplicativo em seu smartphone através da Apple iTunes Store (para usuários de iPhone) ou Play Store (para usuários de Android).
O MyLink é oferecido de série na versão LTZ e como opcional na LT e inicialmente estará disponível com o aplicativo Stitcher. Futuramente outros aplicativos serão disponibilizados para o sistema.
Motores e transmissão
No quesito motorização, o Onix não traz inovações. Apesar do novo nome, “SPE/4” (Smart Performance Economy 4 cylinders), os motores que equipa o modelo nada mais é do que uma evolução dos atuais motores encontrados nos compactos da marca. O Onix estará disponível nas versões 1.0 e 1.4. A nova versão do propulsor funciona por meio de um sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro.
A versão 1.0 do carro rende 80 cv quando abastecido a etanol e 78 cv com gasolina, ambas a 6.400 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 9,8 kgfm, a altos 5.200 rpm, e 9,5 kgfm, quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. O Onix vai de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos, com etanol e 13,7 s com gasolina, atingindo velocidade máxima de 167 km/h e 162 km/h, respectivamente.
Já a versão 1.4 conta 106 cavalos de potência quando abastecido a etanol e 98 cv a gasolina, ambas a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm, a partir de 4.800 rpm, e 12,9 kgfm, quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. Abastecido com etanol, o Onix vai de 0 a 100 km/h 10,1 s podendo atingir até 180km/h. Com gasolina, o desempenho é de 10,6 s entre 0 e 100km/h e velocidade máxima também de 180km/h.
Segundo a Chevrolet, “o resultado é uma motorização silenciosa e de baixo consumo, com nível de desgaste muito inferior aos demais motores de gerações antigas. Um dado curioso, por exemplo, dá conta que o motor SPE/4 é 2kg mais leve que o Econoflex utilizado em outros produtos da marca, apesar da maior densidade de potência e melhor desempenho”.
A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada do Chevrolet Cobalt –, com pequenas alterações adaptadas ao tamanho e peso do Onix. A carcaça de transmissão foi reestruturada com objetivo de obtenção de ganho em rigidez e perda de massa. No ano que vem, o Onix estará disponível com câmbio automático de seis marchas.
Equipamentos
Desde a versão mais básica, a LS, o Chevrolet Onix traz direção hidráulica, pneus 175/70 R14, freios antibloqueantes ABS/EBD, airbags frontais, alça dianteira retrátil do teto do passageiro, ar quente, desembaçador e limpador traseiro, brake light, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e cintos dianteiros e traseiros de três pontos, parachoques dianteiro e traseiro na cor do veículo, além de sistema para abertura da tampa de combustível pela chave.
A versão intermediária, a LT, oferece todos os itens presentes na LS e ainda dispõe de pneus 185/65 R14 (R15 na versão LT 1.4), alavanca de transmissão cromada, abertura elétrica do porta-malas pela chave, acionamento elétrico das travas das portas, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, alarme anti-furto, antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido (60/40), chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros, controle de luminosidade do painel de instrumentos e controles de ventilação cromados.
Conta também com direção hidráulica, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, maçanetas das portas na cor do veículo, moldura da grade do radiador e das saídas de ar cromadas, painel das portas com acabamento em tecido, parachoques na cor preta, protetor de carter, puxadores internos das portas cromados, e volante com regulagem de altura e acabamento de pintura metalizada.
Ainda na versão LT são oferecidos faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa Ice Blue, lanternas traseiras com lentes escurecidas e saia lateral com acabamento em preto para as versões com motor 1.4.
A versão LTZ do Onix, a topo de linha, além de oferecer os itens encontrados na versão LT, oferece ainda pneus 185/70 R15, acionamento elétrico dos vidros traseiros, ar-condicionado de série, computador de bordo, conexão Bluetooth para celulares, conjunto de alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), entrada USB, espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio com acabamento diamantado e sistema multimídia MyLynk.
Joy, Race e 24 Hours
A Chevrolet oferece para o Onix três kits de acessorização personalizados para o Onix: Joy, Race e 24Hours. Cada kit oferece um jogo de apliques com diferentes temas a serem dispostos externa e internamente.
O kit “Joy”, por exemplo, tem apelo mais urbano e colorido, sugerido para ser disposto na lateral superior do carro, entre a porta traseira e o vinco do porta-malas. Por dentro, o aplique é colocado nas saídas de ar do motorista e no espaço à altura do porta-luvas. Já os kits “Race” e “24 Hours” traz visual mais esportivo. Respectivamente eles sugerem tatuagens alusivas a bandeiras quadriculadas de corrida na lateral do veículo e faixas contínuas que decoram desde o capô até a traseira do Onix, estas últimas, similares às utilizadas no Chevrolet Camaro.
Preços
Confira abaixo a tabela de preços do Onix:
LS 1.0 – R$ 29.990
LT 1.0 – R$ 31.690
LT 1.4 – R$ 35.290
LTZ 1.4 – R$ 41.990
Chevrolet Onix
Em termos de acabamento externo, o Chevrolet Onix é oferecido nas cores sólidas: “Branco Summit”, “Vermelho Pepper” e “Preto”; além das metálicas “Laranja Flame” e “Prata Switchblade”. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem.
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Belo carro… Parabéns GM!!!
Ficou um Gol bem interessante. Mas acho que a Chevrolet se empolgou demais, vê-se que ficou por detalhes de ser algo mesmo muito bom, Um ponto negativo é o que porta-luvas é literalmente um porta-luvas, não cabe mais nada.
Ficou lindo, um ótimo carro, bem acabado, bem equipado, com kit de personalização que dão grande identidade, com uma plataforma morderníssima, e comprovadamente uma das melhores do mundo no segmento. Veio pra abalar o mercado, junto com o HB20.
o carro é lindo shou de bola a gm marcou
É legal mesmo o carro lindo e super mega maneiro!!
ja to louco pra ver o meu chegar LTZ
Ônix de fato um carro maravilhoso, lindo! Estou tentando encontrar formas de adquiri-lo, desde que, combine com o meu orçamento. Preferência: Completo dentro dos parâmetros exigido pelo o Governo brasileiro para, 2014. Motorização 1.4…