As coreanas estão com a bola toda no Salão do Automóvel de São Paulo. A Hyundai, além do HB20, nas versões tradicionais e aventureira, das variantes flex de Elantra e Tucson, apresenta em seu estande no evento paulista as novas gerações do hatch médio i30 e do utilitário-esportivo Santa Fe. No entanto, apesar de dividir espaço com o hatch compacto nacional, ambos os modelos são de responsabilidade do grupo CAOA, responsável por trazer ao mercado nacional os automóveis importados da montadora sul-coreana.
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O i30 encanta pelo visual. Por todos os lados há vincos e outros detalhes côncavos, marcas da escultura fluída da Hyundai. Porém, a principal novidade do Hyundai i30 é a motorização. O novo modelo traz sob o capô o motor 1.6 litro de 16 válvulas, com 128 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque, com duplo comando de válvulas e cabeçote fabricado em alumínio, o mesmo que equipa atualmente o irmão menor HB20 nas versões mais caras. Porém, no dois-volumes médio, estará disponível uma transmissão automática de seis velocidades, com trocas sequenciais.
A importadora não confirma, mas é bastante provável que o i30 esteja disponível também com uma opção de motor mais potente, o 2.0 litros MPFI DOHC D-CVVT VIS Flex, de 174 cavalos de potência e 21,5 kgfm de torque, a 4.700 rpm, com etanol, e 165 cv e 19,9 kgfm de torque, também a 4.700 rpm, com gasolina, o mesmo que acaba de estrear no sedã médio Elantra. Esta opção deverá ser oferecida meses após a chegada do modelo no mercado nacional, marcada para janeiro do ano que vem.
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O Hyundai i30 2013 estará disponível em somente uma versão, que trará, de série, airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, controle de estabilidade, ar-condicionado automático digital, sistema de som com navegador GPS, sistema de abertura das portas e partida do motor sem chave, trio elétrico, entre outros. Os únicos opcionais deverão ser o teto solar elétrico e os bancos revestidos em couro. O preço da novidade ficará na casa dos R$ 60 mil.
Já o Santa Fe, revelado na última edição do Salão de Nova Iorque, é exibido na feira somente na versão Sport, de cinco lugares. Assim com o i30, o novo Hyundai Santa Fe chama atenção pelas novas linhas, um pouco menos extravagantes que as do modelo menor, porém, bem mais bonitas e atuais quando comparadas com a da geração anterior do SUV, que chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre do ano que vem já com um concorrente de peso, o TrailBlazer, da Chevrolet, também exibido no Salão.
O Hyundai virá equipado com o propulsor Lambda de 3.3 litros, V6, com potência de 270 cavalos, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades e tração integral AWD. Na lista de equipamentos, o modelo trará airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, controle de estabilidade, assistente de partida em subidas, controle de frenagem em descidas, entre outros.
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Não me resta dúvida
Entre o i30 novo com motor 2.0 de 174cv e o novo Golf G7 com motor manco 2.0 8válvulas, prefiro o i30 2.0.
Só prefiro o Golf G7 Gti em comparação com o i30, por causa dos ajustes de suspensão, conjunto mecânico, potência…
Carro esportivo com motor 1.6 não existe a menor possibilidade de ser um bom negocio, se você comprar no momento de revender vai perder muito dinheiro ninguém quer comprar, é melhor comprar um Focus 2.0 ou um cruze 2.0 quando for vender perde pouco o Golf então nem se fala perde tão pouco que parece ser o melhor negocio em termo de traca de carro.