Preparem os bolsos! O governo federal deverá voltar a cobrar o pesado IPI dos automóveis a partir de julho. O benefício, criado para estimular o consumo durante a crise, acaba no dia 30 de junho e tudo indica que o presidente Lula não estenderá mais sua validade.
Reportagem do jornal Folha de São Paulo desta sexta-feira diz que o Ministério da Fazenda recomendará o fim do desconto por achar que o mercado está aquecido e há crédito suficiente para evitar uma queda brusca nas vendas. Em resumo, em vez de pagarmos um preço mais justo pelos carros, agora vamos gastar mais, pagar mais impostos e juros para os bancos.
A Anfavea, a associação das montadoras, disse que nem conta mais com a possibilidade de prorrogação. O cenário, com isso, vai sofrer alterações bruscas: as vendas este mês devem subir para aproveitar os descontos e julho terá, ao que tudo indica, o pior resultado do ano.
Se fosse um pouco mais sensato, o governo poderia elevar a alíquota lentamente, dando tempo de o mercado se adaptar. Basta lembrar o caos que virou o mercado de usados após o desconto. De uma hora para outra, o preço dos carros zero km ficou mais barato que muito semi-novo. Agora teremos o inverso: quem vender o carro em junho e deixar para comprar o outro em julho, vai perder uma montanha de dinheiro.
TALVEZ O PREÇO DO USADO TENHA ALGUMA RECUPERAÇÃO COM O RETORNO DO IPI,NÃO ACREDITO QUE O PREÇO VOLTE AO QUE ERA ANTES DA CRISE.
o ipi descontou besteira, mas os carros ainda estao carissimos, o governo ainda esta tendo um alto lucro, e os carros esses mesmos lixos para terceiro mundo.
Com o desconto do IPI, o veículos tiveram seu preço final reduzido no máximo em 5%, no momento da crise o Governo fez sua parte, já os fabricantes não abriram mão de suas altas margens, então se eles continuam vendendo bem, está realmente na hora da retirar o benefício.
O segredo é simples, não comprar carros novos por um bom tempo e eles terão que baixar os preços dos carros se quiserem vender!!!!
Assim penso eu!!!!!
Discordo da afirmação de que vamos pagar mais. Na verdade, as montadoras e concessionárias pegaram para si quase todo o desconto de IPI concedido, e boa parte dos carros é vendida com ágio. Se for para pagar, que seja impostos, e não para esse bando de ladrões.
@Julio Concordo plenamente Julio!
O governo deveria continuar, e progressivamente abaixar ainda mais, pois é um absurdo um carro no México custa em Reais 30 mil, e aqui 50 Mil, da mesma montadora, quem é que está ganhando? O governo ou as montadoras?
Em toda essa história de IPI todo mundo sai perdendo, pois quem comprou carro usado antes de abaixar que é o meu caso paguei 40.000,00 agora não vale mais 33.000,00, me ferrei mais por outro lado comprei um carro zero para a minha esposa e comprei bem mais em conta. Então no final fica elas por elas. Quem tinha um carro usado e foi tirar um zero perdeu um monte mais ganho na compra será mesmo que ganhou, na minha opnião continua a mesma m….. pra gente só piora o poder de compra mais pra máfia lá em cima a coisa só vai de vento em poupa.