Em um mundo atualmente dominado pelos utilitários-esportivos, chega o Volvo V60, mostrando que as peruas podem ter a versatilidade de espaço dos SUVs com a dirigibilidade e estabilidade de um sedã. Inclusive a marca não chama o modelo station wagon, mas de Sportswagon, uma definição para uma perua cheia de esportividade.
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O Volvo V60 R-Design chega este mês às concessionárias em três versões: T5 Comfort, T5 Dynamic e T6 AWD. Os modelos contam com motorização 2.0 turbo de 240 cv e 3.0 turbo de 304 cv, com o diferencial de tração integral na versão T6 R-Design AWD.
O R-Design que equipa os modelos mais esportivos da marca sueca, altera diversos itens, como dianteira mais agressiva com para-choque e grade esportiva em acabamento black piano, na traseira extratores de ar e saídas duplas de escapamento. As rodas são de 18 polegadas, modelo Ixion. No interior, o modelo traz bancos esportivos com maior apoio lateral, volante R-Design e pedaleiras de alumínio complementam as alterações.
Três versões, duas motorizações
O Volvo V60, nas versões T5 R-Design Comfort e Dynamic, vem com motor 2.0 litros de quatro cilindros com turbo e injeção direta desenvolvendo 240 cv a 5.500 rpm, e torque de 32,6 kgfm entre 1.800 e 5.000 rpm. O câmbio é automatizado com dupla embreagem e seis marchas, possuindo a opção de trocas manuais. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,1 segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
Já o Volvo V60 T6 R-Design AWD vem com motor 3.0 litros turbo, de seis cilindros em linha, com injeção direta. A potência é de 304 cv a 5.600 rpm e o torque é de saudáveis 44,9 kgfm entre 2.100 rpm e 4.200 rpm. A transmissão Geartronic automática de seis velocidades e conta com opção de trocas sequenciais transmitindo a força para as quatro rodas. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 6,2 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, também limitada eletronicamente.
O modelo de entrada, T5 R-Design Comfort, traz itens como ar-condicionado digital, sistema de áudio com oito alto falantes e conexões para iPod, bancos e volante esportivos revestidos de couro, Nos itens de segurança o sistema City Safety, airbags laterais e frontais, freios ABS com EBA, controle anticapotamento (RSC), de tração e de estabilidade (DSTC), bem como o freio de estacionamento elétrico por R$ 130.900.
Já a versão T5 R-Design Dynamic incorpora também sensores crepuscular e de chuva, faróis de xenônio adaptativos que aumentam a visibilidade do motorista em curvas, banco elétrico com memórias para o motorista, teto solar elétrico, além dos equipamentos já citados, por R$ 149.900.
A versão T6 R-Design AWD traz, além dos equipamentos já citados nas versões anteriores, piloto automático adaptativo, sistema de áudio com tela de sete polegadas, DVD e GPS, bancos elétricos e com memória para motorista e passageiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, com câmera de ré que sinaliza os obstáculos e indica a direção, de acordo com o ângulo da direção.
Na segurança, a versão também oferece o sistema Pedestrian Detector. Nesta versão o Volvo V60 também traz o sistema de assistente de faixa, que alerta o motorista para mudanças de faixa involuntárias, e o leitor de placas de sinalização, que indica ao condutor se ele está acima do limite de velocidade da via, o preço é de R$ 149.900.
A expectativa de vendas é de 100 unidades em 2012, sendo 60 da versão T5 Comfort, 30 da Dymanic e apenas 10 unidades da versão T6. O segundo o fabricante, os principais concorrentes são o Audi A4 Avant, Mercedes-Benz Classe C Touring e o Volkswagen Passat Variant.
Andando no Volvo V60
Fizemos o test-drive do Volvo V60 modelo T5 saindo da região da Vila Olímpia, em São Paulo, em direção a cidade de Porto Feliz no interior paulista, uma distância aproximada de 105 quilômetros pela Rodovia Castelo Branco.
O que podemos perceber na rápida avaliação é que o modelo se adaptou bem aos buracos, apesar das grandes rodas de 18 polegadas. Nas acelerações, infelizmente, sente-se certa demora para o motor “acordar” até a entrada do turbo, mas a partir daí é só alegria. As trocas de marchas são rápidas, e infelizmente, na opção manual as marchas trocam sozinhas no limite das rotações, dificultando o maior controle por parte do condutor.
Na estrada é que o Volvo V60 encontra seu verdadeiro habitat, com estabilidade irrepreensível, contornando as curvas de forma neutra e precisa. A 120 km/h nota-se somente o barulho do vento.
Tecnologias de segurança
A Volvo sempre foi uma das líderes em segurança automotiva, e para você que pôde ter ficado confuso com as sopas de letras do sistemas, explicamos abaixo os principais
- ASC (Advanced Stability Control – Controle Avançado de Estabilidade). Por meio de seus sensores, é possível identificar qualquer tendência de derrapagem desde o estágio inicial. Isso significa que o DSTC (Dynamic Stability and Traction Control – Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração) pode ser acionado antes e com mais precisão, facilitando manobras mais rápidas e bruscas.
- CTS (Corner Traction Control – Controle de tração nas curvas). Essa tecnologia representa um aperfeiçoamento do sistema DSTC. Quando faz uma curva, as rodas internas são freadas ao mesmo tempo em que maior força é transmitida para as rodas externas. Isso permite ao motorista realizar curvas mais fechadas com precisão, reduzindo a tendência de perder o controle.
- ACC (Adaptive Cruise Control – Piloto Automático Adaptativo). Trata-se de um sistema que mantém, automaticamente, distância do veículo da frente, podendo ser usado tanto em estradas como na cidade.
- Pedestrian Detection with Full Autobrake (Detector de Pedestres com Frenagem Automática Completa). É um sistema que permite detectar a presença de pedestres nas ruas e evitar impactos até 35 km/h, mesmo que não haja nenhuma reação por parte do motorista. O dispositivo é capaz de verificar, por meio de um sistema que inclui câmera e radar, a presença de pessoas que atravessam a rua na frente do carro. Ele emite alerta visual e sonoro e, automaticamente, aplica a capacidade total de frenagem caso não haja reação do motorista.
- City Safety. Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente – ou quando o motorista está dirigindo muito depressa em direção a um objeto parado. Agora, o sistema pode reduzir ou mesmo evitar completamente impactos a uma velocidade de até 50 Km/h.
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