O governo deverá anunciar na próxima semana mudança no regime automotivo, segundo afirmou o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, nesta quinta-feira, 13. Espera-se que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) chegue a 22%, ou seja, 2% a menos que o atual.
Veja também: Apenas carros populares manterão desconto atual do IPI
Para isso, o novo regime automotivo de 2013 a 2017 irá exigir que as montadoras diminuam o consumo dos veículos produzidos no Brasil em 11%. Caso contrário, não serão beneficiadas com a redução de 30 pontos percentuais do IPI, segundo fontes ligadas ao governo ouvidas pela Reuters no início desta semana.
Faria muito mais sentido se, além de diminuir essa faixa irrisória de imposto, o governo tb investisse em melhorias na malha viária e alternativas de transporte público.
Ainda mais pagando 50% de imposto no combustível vendido à beira das estradas privatizadas.
É uma tremenda falta de visão do mercado como um todo.Remenda-se daqui e dali e no final das contas essa colcha de retalhos só prejudica ainda mais essa já caótica economia.
E a adequação das normas de segurança das carroças nacionais aos carros vendidos no exterior??….O governo não fala nada!!!