Una – Bahia – Finalmente todo o mistério sobre um dos carros mais esperados do ano, o Hyundai HB20, terminou depois de uma excelente estratégia de lançamento em doses homeopáticas. Nesta quinta-feira, 13, finalmente andamos no carro. As versões que escolhemos foram a 1.0 Comfort Plus, que deverá ser a mais vendida, e a topo de linha, a 1.6 Premium Automático.
Veja também: Tudo sobre o Hyundai HB20 2013
A primeira impressão que temos quando olhamos pela primeira vez o Hyundai HB20 na rua é muito boa, o design “Fluid Sculpture” impressiona, com linhas rebuscadas, algo raro no segmento. O conjunto é muito harmônico, agradando por qualquer ângulo, com o tamanho muito aproximado ao de um Volkswagen Gol.
Hyundai HB20 Comfort 1.0
Entrando no Hyundai HB20 Comfort 1.0, a primeira impressão é muito positiva, o banco é confortável, facilmente encontra-se uma boa posição para a condução. O painel de instrumentos impressiona. Mesmo utilizando plástico duro, o desenho e o acabamento transmitem a impressão de materiais nobres (as fabricantes tradicionais têm aqui que aprender muito), os mostradores do painel, que ficam acesos sempre, são de extremo bom gosto, em uma combinação tradicional com dois grandes círculos (conta-giros e velocímetro) e na parte central o display digital com as demais informações. Nem supérfluo nem carente.
O test-drive de 120 quilômetros aconteceu pela estrada de mão dupla que liga Comandatuba a Ilhéus, passando por grandes retas, subidas e por pequenas cidades. A temperatura ambiente era de mais de 30 graus e muito sol, com a praia ao nosso lado o tempo todo.
A expectativa do desempenho do motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas e comando variável era grande, já que o mesmo equipa o Kia Picanto e que se mostrou muito barulhento e de funcionamento áspero. Podemos dizer que fizeram a lição de casa: o nível de ruído e vibração é muito baixo mesmo em altas rotações – a 120 km/h em quinta marcha a rotação gira em torno de 4.100 rpm.
Os engates do câmbio são curtos e precisos exigindo pouca força, assim como o acionamento da embreagem, que merecia apenas uma alavanca com um acabamento melhor como o do painel.
O comportamento da suspensão desapontou, com uma calibragem muito mole, que faz com que o Hyundai HB20 incline muito em curvas. A traseira tem uma grande tendência em tentar “passar” a frente, não é nada perigoso, mas incomoda. Outro ponto são as lombadas, uma praga brasileira, que com a ausência de stop hidráulico nos amortecedores, basta passar um pouco, mas um pouco mesmo mais rápido, para bater muito forte.
Hyundai HB20 Premium 1.6 Automático
A versão mais cara da linhagem, com um caríssimo preço de R$ 47.995 com pintura sólida, tem um interior mais claro, com a parte inferior do painel na cor cinza, mesma cor dos tecidos dos bancos.
O desempenho do motor 1.6 16v VVT, mesmo que equipa o Kia Soul e Hyundai Veloster, não decepciona, mesmo com a transmissão automática de quatro velocidades. O torque é muito bom desde as rotações mais baixas, mas infelizmente o ruído que entra para a cabine, assim como a vibração são grandes, a 120 km/h em drive a rotação é em torno de 3.200 rpm. Mesmo com a menor potência, o 1.0 ganha com maior silêncio e menor vibração.
A suspensão apresenta os mesmos problemas de calibração, muito mole, e a ausência do stop hidráulico nos amortecedores, e como utiliza rodas maiores e pneus de perfil mais baixo, o ruído de rodagem é ainda maior.
Vale comprar?
A resposta é com outra pergunta: vai encontrar? Com uma previsão de produção de 7.500 carros por mês, número que deverá facilmente ser vendido. Agora se perguntar qual versão, diria que a 1.0 Comfort é a ideal tanto pelo custo/benefício, quanto pelo prazer da rodagem. Ficou faltando conhecer a versão de entrada da linha 1.6, mas isso é para outro teste…
A chegada de novos concorrentes para o segmento de entrada é muito boa para o consumidor que passa a ter mais opções e que faz com que a concorrência se mexa com mais frequência oferecendo produtos melhores. Mas, mesmo precisando de alguns ajustes, o Hyundai HB20, sem dúvida, elevou o nível desta disputa.
[nggallery id=187]
Pessoal, pra quem curtiu o HB20, acessem: http://www.hb20clube.com.br
Vamos curtir juntos!
Valeu. Abraço.
Fabianno, Ricardo, ou quem estiver por aí…
Tiveram a chance de verificar o consumo do modelo, ainda que pelo computador de bordo?
Caro Rodrigo,
Andamos com etanol, na estrada e o 1.6 automático, ar condicionado ligado, uns 11,5 km/l, mas estes números não foram checados e a amostragem foi muito curta.
Valeu!
Pra um primeiro contato é um consumo bastante positivo…
Estou pensando em pegar um carro mais econômico (1.0 ou 1.4) pra rodar na cidade e estou bastante inclinado em pegar o HB20… Vamos esperar uma avaliação mais aprofundada para ver como se sai o 1.0.
Abraço
Apesar de lindo e de acabamento superior, tem condição de reduzir o preço.
Veja este video do youtube e entenda como somos feitos de otarios pelas montadoras.
http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4
Engraçado… O blog Carplace fez o mesmo teste, mas disseram o contrario em relação ao nível de ruido do motor 1.6 e da suspensão "perigosa". Elogiaram muito o carro. Sei não, mas prefiro andar no carro eu mesmo e tirar minhas proprias conclusões.
O HB20 não pode ser considerado como um carro que veio para mudar o seguimento, pois ele causta caro. O carro realmente vem bem equipado, porém os concorrentes custam praticamente a mesma coisa quando estão com os mesmos acessórios. É possivel dizer que o carro traz um design diferente para os modelos montados no Brasil, agora que é o salvador da pátria… Passou longe!
Não estou desmerecendo o carro, que é lindo e bem equipado. Só estou dizendo que o HB20 só é mais um carrinho pequeno e caro, como os demais vendidos no Brasil. Até agora, somente a Nissan veio com carros com preços menos injustos com o March e, principalmente com o Versa. O HB20 mais básico custa 32.000,00, o Nissan Versa mais básico (sedan e 1.6 além de ser bem completo) custa 33.000,00.
O carro é lindo e os acessórios de série p/ o Plus já são bem estigantes. Estou c/ intenções de pegar um Comfort Plus 1.6 pois viajo bastante e curto carros compactos, são bons pra dirigir na cidade tbém. Qro fazer um Test Drive e tbém saber o valor do seguro…
Galera, para quem gostou do Hyundai HB20, vale a pena conferir este fórum com bastante dicas: http://www.hb20forum.com.br
Vamos participar! Abraços.
GOSTARIA D SABER ONDE TEM O HB 20 DISPONIVEL E SE OS PREÇOS VARIA DE CADA ESTADO