E o último integrante da linha A5 chega ao mercado brasileiro. Após o lançamento dos modelos A5 Coupé, o A5 Cabriolet e os S5 Sportback, Coupé e Cabriolet, a Audi apresentou nesta quinta-feira, 6, o novo Audi RS5 Coupé, que traz as mesmas modificações da última versão da família de automóveis médio-grandes da montadora alemã. O novo modelo tem preço sugerido de R$ 441.100, sem opcionais.
Veja também: Audi lança duas novas versões para o TT no Brasil
A montadora oferece 8 opções de cores externas: Branco Ibis, Prata Prisma, Cinza Suzuka, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Preto Fantasma, Azul Sepang e Preto Pantera. O interior estará disponível somente na cor preta.
Equipado com um motor aspirado 4.2 FSI, 8 cilindros em V e 4.163 cm³, que desenvolve 450 cv a 8.250 rpm de potência e torque máximo de 43,8 kgfm entre 4.000 e 6.000 rpm, o novo Audi RS5 Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. O consumo, na média da cidade e estrada, é de 9,2 km/l.
A transmissão é a S tronic de sete velocidades que, de acordo com o fabricante, “contribui para a alta eficiência do veículo e o condutor pode optar pelas trocas rápidas automáticas no câmbio de dupla embreagem ou selecionar as marchas na alavanca seletora ou shift-paddles no volante”.
Como todos os modelos RS, o Audi RS 5 Coupé possui tração permanente Quattro de série, de última geração, com diferencial esportivo Quattro (que ativamente distribui a força entre as rodas dianteira e traseiras) e ESP (programa de estabilização eletrônica, que pode ser desligado no Modo Esportivo).
Outro destaque é a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica, já que atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape.
Por dentro, o acabamento traz detalhes em fibra de carbono. Bancos esportivos da linha S, em couro Napa Fina, com ajustes elétricos e memória (para o motorista), estão disponíveis para o condutor e passageiro da frente, além de apoio lombar com ajuste elétrico. O banco traseiro é bipartido e o modelo vem equipado com teto solar e ski bag. Como opcional, são oferecidos bancos estilo “concha”, tapetes com logotipo RS 5 Audi Exclusive e elementos de comando em camurça Audi Exclusive.
Entre os itens de conforto e conveniência de série, destaque para alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift-paddles.
No quesito de segurança, o Audi RS5 Coupé traz itens como o Audi Drive Select, que permite modificar o comportamento de módulos do veículo, como o diferencial esportivo quattro, direção dinâmica e suspensão esportiva com regulagem de amortecedores DRC (Dynamic Ride Control) com um simples comando, optando pelos modos Comfort, Auto, Dynamic e Individual – este último oferece configuração de acordo com as preferências do motorista.
O Audi RS5 Coupé possui ainda indicador de pressão dos pneus, além de kit de conserto, e assistente de freio. Airbags frontais, laterais e de cabeça completam o pacote de segurança, assim como o sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico e o sistema Keyless-Go (que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem a chave).
Os sistemas de informação e entretenimento do esportivo incluem Audi Music Interface, DVD Player, Rádio com MMI (Multi Media Interface), sistema de som Bang & Olufsen, com Bluetooth e microfones espalhados pela cabine, para que o motorista possa efetuar ligações sem pegar o celular, além de sistema de navegação. Esse equipamento será ofertado como opcional.
Porque essa mania de quererem vender apenas para milioários sendo que lá fora eles se gabam por ver seus produtos indo para a classe média?