A Porsche anunciou nesta segunda-feira, 27, a nova geração do esportivo 911 Carrera 4, e também o Carrera 4S, que traz um sistema avançado de tração integral. Ambos os modelos serão apresentados pela montadora germânica durante o Salão de Paris, que acontece no final de setembro. O novo automóvel estará disponível nas carrocerias cupê e conversível, com motores de 350 cv para o Carrera 4 e 400 cv para o Carrera 4S. De acordo com a marca, a linha Carrera 4 do novo 911 é “mais leve, mais rápida e mais ágil” que o modelo antigo.
Veja também: Porsche lança, enfim, a nova geração do 911 Carrera S no Brasil
No visual, as alterações foram pequenas. As versões equipadas com tração nas quatro rodas se diferem das demais pelas rodas 22 milímetros maiores – os para-lamas também foram alargados em vinte e dois milímetros –, calçadas em pneus 10 mm maiores, e pelo novo conjunto de lanternas traseiras, que ganhou um filete vermelho que liga os grupos ópticos. Além disso, a carroceria do carro passa a utilizar alumínio, diminuindo o peso final em 65 quilos.
Debaixo do capô traseiro, os novos Porsche arrancam suspiros até dos mais experientes no ramo. A versão mais “básica”, a Carrera 4, traz um propulsor capaz de render 350 cavalos de potência. A Carrera 4S, por sua vez, impressiona ainda mais pelo seu motor de 400 cv. Junto a eles está sempre uma transmissão de sete velocidades, seja manual ou automatizada de dupla embreagem. De acordo com o fabricante, a redução de consumo de combustível é de 16% em relação à versão anterior.
O novo 911 Carrera 4 vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e tem velocidade limitada a 285 km/h. O Cabriolet, levemente mais lento, sai da inércia e atinge os cem quilômetros por hora em 4,7s, enquanto a velocidade máxima é de 282 km/l. O consumo de combustível é de 11,6 km/l e 11,4 km/l, e as emissões de CO2, de 203 e 205 g/km, respectivamente.
Já o 911 Carrera 4S, na versão cupê, completa a mesma prova em 4,1 segundos, com uma velocidade limitada a 300 km/h. O conversível vai de 0 a 100 em 3,9s e tem velocidade máxima de 296 km/h. O consumo é de 10,9 km/h e 10,8 km/l e as emissões de CO2, 215 e 217 g/km, respectivamente.
No mercado alemão, onde o modelo deverá fazer sua estreia até o final deste ano, o Carrera 4 Coupé custará a partir de 97.560 euros, enquanto o Cabriolet será comercializado por a partir de 110.290 euros. O 4S Coupé tem preço de 112.315 euros, ao passo que o Cabriolet poderá ser encontrado por 125.046 euros.