A Audi anunciou nesta semana no Brasil duas novas versões para o esportivo TT. A primeira é a RS Coupé, que chega ao nosso mercado a um preço sugerido de R$ 399 mil, enquanto a segunda é a RS Roadster, que será vendida por R$ 419 mil. Ambos os modelos vêm equipados com o motor 2.5 litros TFSI de 340 cv de potência e 45,92 kgfm, equipado com injeção direta de combustível, câmbio automatizado S tronic de sete marchas e dupla embreagem e tração integral quattro.
O motor tem potência específica de 137,1 cv por litro (340 cv no total) e o torque máximo já está disponível em baixas rotações – 1.600 rpm – e mantém-se constante até 5.300 rotações. A “trilha sonora” do propulsor é intensificada por um flap na saída esquerda do escape. Quando o motorista aperta a tecla Sport, o som da unidade de cinco cilindros torna-se ainda mais intenso e a capacidade de resposta é ainda maior.
O TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e na versão RS Roadster faz em 4,4 segundos. A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 250 km/h e o consumo, graças a um sistema de recuperação de energia que contribui para maior eficiência, é de apenas 11,75 km/litro na média combinada entre cidade e estrada.
O novo Audi TT RS vem equipado para o Brasil com rodas de 19 polegadas e pneus 255/35. A suspensão esportiva rebaixa a carroceria do veículo em 10 milímetros e o Audi Magnetic Ride modifica os amortecedores de acordo com a necessidade. Neste sistema de amortecimento de alta tecnologia, minúsculas partículas magnéticas circulam no óleo dos amortecedores. Quando é aplicada uma voltagem, estas partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundo. Esta regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem ou dirigibilidade esportiva.
O Audi TT RS Coupé possui aerofólio traseiro fixo e de dimensões ampliadas em relação ao modelo convencional. Outro destaque externo são os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis com capa em alumínio.
A versão RS Roadster vem ainda com capota elétrica e defletor de vento. A capota, desenvolvida com uma mistura de aço e alumínio para ficar ainda mais leve, possui sistema de acionamento automático por meio de um botão localizado no console central do veículo. A capota se abre em 12 segundos, graças ao sistema de dobras Z, que além de tornar o processo mais rápido, ocupa também menos espaço. O fechamento completo é feito em 14 segundos. A capota do Audi TT RS Roadster é composta por um material especial que funciona como isolante acústico e térmico.
Em termos de segurança para os ocupantes do veículo, o novo Audi TT RS vem equipado com air bags frontais e laterais dianteiros, cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista, sistema eletrônico de estabilização (ESP) e faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, limpadores e sensores de luz e chuva com assistente para luz alta.
O modelo vem ainda com bancos dianteiros esportivos e com ajustes elétricos (também oferecido no apoio lombar na dianteira), com revestimento em couro; volante esportivo em couro, multifuncional e com shift paddles; e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.
O acabamento interno é oferecido em alumínio escovado fosco e o modelo vem com ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura e controle de cruzeiro. Entre os sistemas de áudio e comunicação, o novo Audi TT RS possui sistema de som Bose, bluetooth e entrada para iPod.
De opcional, a montadora disponibiliza o Audi Entertainment System com sistema de navegação.