O segmento de compactos Premium vem apresentando novos modelos a cada semestre. No primeiro do ano passado, a Volkswagen deu um leve tapa no visual do avelhantado Polo, enquanto no segundo a Ford apresentou o tão esperado New Fiesta hatch, um ano após o lançamento da versão sedã. Já neste ano, no primeiro semestre, a Chevrolet lançou o também global Sonic, nas versões de dois-volumes e três-volumes. E a Fiat, com o Punto liderando na categoria, não poderia ficar parada, a ponto de perder suas vendas, e lançou nesta sexta-feira (20) a linha 2013 do hatch, que tem previsão de chegada às lojas para agosto.
O automóvel, que permanecia sem nenhuma mudança no visual desde seu lançamento, foi reestilizado e de cara trouxe um interior todo renovado, com direito a materiais de melhor aparência e qualidade, além de novos preços e um novo motor para a versão Attractive, de entrada, que representou 50% das vendas do Punto no ano passado. O estilo do Punto 2013 é exatamente o mesmo do modelo vendido na Europa, que já mudou de visual. A frente foi o ponto do carro que mais mudou, com faróis levemente alterados, para-choque marcado pela enorme entrada de ar, cortada por uma peça preta que abriga os indicadores de direção, e o bigodinho cromado, característico nos últimos lançamentos da Fiat.
A lateral não mudou. A traseira seguiu as mesmas mudanças da dianteira e agora conta com lanternas com iluminação em LEDs e um para-choque com um novo suporte de placa, semelhante ao do Uno e do Palio, além do sistema de abertura do porta-malas Logo-Push e nova sigla Punto. O interior, ah, o interior… Nesse quesito, a Fiat acertou em cheio e corrigiu diversos pontos não tão elogiáveis da cabine do carro como, principalmente, o acabamento. O painel recebeu um novo desenho e se destaca na parte central, onde foi aplicado um revestimento emborrachado, a exemplo do irmão maior Bravo, com cores que caracteriza cada versão: Attractive 1.4 (Azul Folkstone), Essence 1.6 (Cinza Stell), Essence 1.6 com Kit Emotion (Bege Silver Birch), Sporting 1.8 (Nero Carbon) e T-Jet (varia conforme a cor externa).
Nos quadros de instrumentos as novas serigrafias variam de acordo com as versões, e são exclusivas para cada uma. O check de ponteiros dos marcadores (velocidade e conta-giros) também é novidade. Ao girar a chave de ignição os ponteiros procedem a um movimento que verifica se estão com funcionamento adequado e, também, para dar a saudação “Welcome Moving” ao motorista. A iluminação do quadro de instrumentos acende e se apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.
Agora o Novo Punto conta com uma nova iluminação branca para o quadro de instrumentos, comandos elétricos de acionamento dos vidros, rádio, entre outros. Ele também traz uma guia de luz no painel e nas maçanetas das portas: a iluminação com efeito Night Design (exceto para versão Attractive). Também há nova alavanca para o câmbio Dualogic Plus, rede porta-objeto no console central e o novo rádio CD/MP3 com porta USB.
As versões Attractive e Essence receberam calotas com novo desenho para as rodas de aro de 15 polegadas. Opcionalmente, a Attractive pode vir com rodas de liga-leve de 15’’, enquanto a Essence de 16’’. A versão Sporting 1.8 e a T-Jet vêm com rodas de liga-leve de série, com aros de 16’’ e 17’’, respectivamente.
De série, desde a versão Attractive, o Fiat Punto 2013 vem equipado com o kit HSD (High Safety Drive), que conta com duplo airbag e freios ABS com EBD. Na lista de equipamentos a novidade fica por conta do sistema de segurança ESS (sinalizador de frenagem de emergência), iluminação de luzes de posição na lanterna por LEDs, sensor de estacionamento com gráfico visual e do Blue&Me com eco:Drive. A versão T-Jet vem com o Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia). O câmbio automatizado Dualogic agora é o Dualogic Plus, estreado no Bravo 2013 e já presente no Linea 2013.
A tecnologia do Seletor DNA permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro, garantindo uma maior interatividade entre condutor e veículo. A primeira delas é o modo “Dinâmico”, que privilegia o desempenho. Nesse caso, a proporção entre o curso do pedal do acelerador e a abertura da borboleta é aumentada. Ou seja, uma menor pressão no pedal gera maior abertura da borboleta e, consequentemente, respostas mais rápidas do motor. No quadro de instrumentos são indicados os momentos de troca para marcha superior, além da indicação em barras do desempenho da turbina.
No modo “Normal” ficam mantidas as características usuais de respostas do motor, sem nenhuma alteração no seu mapeamento.
Quando a opção de condução for “Autonomia” aparecem indicações no display do quadro de instrumentos para os momentos exatos de troca de marchas, tanto para subir quanto para reduzir marchas. Essa alternativa também permite a visualização da uma escala progressiva do Econômetro no display, que indica o quanto se está consumindo de combustível naquele exato momento. O modo de dirigir “Autonomia” pode ser considerado quase que um “professor” para o motorista, no sentido de proporcionar maior economia de combustível.
No quesito motorização, a novidade está na versão de entrada, a Attractive, que ganhou o motor Fire Evo 1.4 litro, que rende 85 cv de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4 kgfm a 3.500 rpm, quando abastecido com gasolina, e 88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm, quando abastecido com etanol. Seu projeto incorpora o comando de válvulas CVCP – Continuously Variable Cam Phaser, ou comando com fase continuamente variável.
Equipamentos de série e opcionais de cada versão
O novo Punto Attractive 1.4 vem com HSD (Air bag duplo + ABS), ESS (Emergency Stop Signaling), vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira a LED, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro, limpador traseiro, My Car Fiat, porta-objeto móvel (copinho), porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, Logo-Push, entre outros itens.
Como opcional esta versão pode ser equipado ainda com ar condicionado, vidros traseiros e retrovisores elétricos, farol de neblina, alarme antifurto, roda em liga 15”, chave canivete com telecomando, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me e aquecedor.
O Novo Punto Essence 1.6 vem com os conteúdos de série da versão Attractive mais: ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, entre outros. A Essence Dualogic vem com câmbio Dualogic e piloto automático.
Os opcionais da Essence são: teto solar, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, banco em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central no banco do motorista, alarme antifurto, parafuso de segurança, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me, spoiler, roda em liga 16”, sensores de chuva e crepuscular, além de comando do câmbio tipo borboleta para a versão Dualogic.
Além dos conteúdos de série da versão Essence, o Novo Punto Sporting 1.8 traz também rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio 6 teclas, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, friso lateral na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais e apóia-pé, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Mais câmbio Dualogic e piloto automático para a Sporting Dualogic.
Entre os opcionais: vidros traseiros elétricos, ar-condicionado automático, alarme antifurto, banco traseiro bipartido, teto solar, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, piloto automático, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta (só para o Dualogic).
O Punto T-Jet 1.4 vem com conteúdos de série da versão Sporting mais: vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, bancos esportivos, protetor de cárter, roda de liga 17” (incluindo estepe), piloto automático, Blue&Me, rádio CD/MP3, volante em couro com comando de rádio 8 teclas, sensor de estacionamento, Seletor DNA, volante com base quadrada, faixas laterais com escrita T-Jet e som Hi-fi com subwoofer. Seus opcionais são: ar-condicionado automático, alarme antifurto, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sidebag + window bag, Blue&me NAV.
Preços e cores
Punto Attractive 1.4 EVO: R$ 38.570
Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Punto Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 44.140
Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
Punto Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 48.770
Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740
O Novo Punto está disponível em 12 cores. Três delas novas: Branco Kalahari, Azul Maserati e Vermelho Oppulence. Nove já existentes na gama: Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine, Prata Bari, Cinza Scandium, Vermelho Modena, Cinza Cromo, Preto Vesuvio e Amarelo Indianápolis.
[nggallery id=161]
Essa frente de seu "Joaquim da padaria" ficou horrível.
frente de peixe bagre
bom, pelo menos ficou atual e bem melhor do que aquela bizarrice que a vw fez no falecido polo