A Kia anunciou nesta semana no Brasil a linha 2013 do Bongo, que como os demais utilitários à venda em nosso mercado, recebeu mudanças na mecânica para atender as normas de emissões do Proncove L6. Além disso, o uruguaiano ganhou alterações na estética, além de novos equipamentos. Há novos faróis e uma grade no estilo “nariz de tigre”, remetendo os modelos de passeio da marca, além de novas rodas de 15 polegadas.
Debaixo do (pequeno) capô, o Kia Bongo 2013 traz um novo propulsor 2.5 litros 16V turbodiesel capaz de entregar 130,5 cv de potência a 3,8 mil rpm, que substitui o antigo 2.5 8V de 94 cv. Junto a ele está uma transmissão manual de seis velocidades, ante as cinco marchas da caixa do modelo anterior. Além disso, o interior ganhou um novo volante, novos tecidos para os bancos e novo grafismo para o painel de instrumentos. O conta-giros agora é de série, assim como o sistema imobilizador de ignição, até então não disponível.
O Bongo estará disponível em duas versões: K.182 e K.183, com preço sugerido de R$ 67,9 mil e R$ 70,9 mil, respectivamente.
acho o texto acima muito interessante tecnicamente falando mas, no item conforto ainda falta para montadora.
tenho 2 um 2011 e o novo 2013 acho muito caro. falta conforto só serve para trabalho por que sem ar condicionado fica difícil para ficar melhor a KIA poderia rever este item.
quanto a segurança viajo o Brasil quase todo em um BONGO e digo é perigoso no item FRENAGEM poderia ser melhor.
sistema de amortecimento se pegar um quebra mola a mais de 80 quilômetros por hora pode perder o controle.
esta é a minha opinião.