De acordo com um levantamento realizado pela Jato Dynamics, o Brasil se posiciona abaixo da Índia no ranking de vendas de veículos no mercado global no mês de abril. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve uma diminuição de 10,3% nas vendas no mercado automotivo brasileiro, totalizando 244.840 unidades vendidas contra 272.887 comercializadas no ano passado.
De janeiro a abril deste ano, a queda foi de 3,2%, quando foram comercializados 1.017.461 automóveis e utilitários, enquanto no mesmo período do ano passado 1.050.566 exemplares foram emplacados. Com isso, o Brasil se posicionou na sétima colocação no ranking, atrás de China (1.284.943), Estados Unidos (1.184.478), Japão (356.749), Alemanha (291.291), Rússia (266.267) e Índia (249.413), respectivamente, ficando na última colocação entre os países emergentes que compõem o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).
No acumulado do ano, porém, o mercado brasileiro superou o russo, que vendeu 880.540 unidades.
Entre as principais marcas mundiais, a Toyota se posiciona em primeiro lugar, apresentando um crescimento de 35,4%, com 2,13 milhões de automóveis e utilitários comercializados só em abril. Em segundo lugar aparece a Volkswagen, registrando alta de 7,6% no acumulado e 1,74 milhões de unidades emplacadas. A Ford teve uma queda de 1,7%, mas fica na terceira posição.