Assim como as versões convencionais da terceira geração do Ford Focus, o esportivo ST também será um modelo destinado ao mercado global. De acordo com a montadora norte-americana, o automóvel será comercializado em quarenta países e se consagrará como o primeiro automóvel global de performance da Ford. O primeiro mercado a receber o carro será o europeu, a partir de julho. No Brasil, ao que tudo indica, o novo Focus ST não será vendido pela Ford.
O novo modelo será comercializado nas carrocerias duas portas, quatro portas e perua. A antiga geração do esportivo era oferecida apenas na versão hatch de duas portas. O motor, principal atrativo da variante, é um 2.0 litros Ecoboost com duplo comando variável de válvulas, turbocompressor e injeção direta de combustível, capaz de render 250 cv de potência. A transmissão é manual de seis velocidades.
Além disso, o esportivo conta com suspensão rebaixada em 10 mm com molas e amortecedores especiais, rodas de 18 polegadas calçadas em pneus 235/40, direção Sport de assistente variável em função da velocidade, entre outros. Com esse aparato mecânico, o Ford Focus ST acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos (6,6s na perua), com velocidade máxima de 248 km/h. O consumo do veículo, incluindo trajeto na cidade e na estrada, é de 13,8 km/l, emitindo 169 g/km de CO2.
Na Alemanha, onde o Focus ST é produzido na fábrica de Saarlouis, o carro será vendido com preços entre 27.950 euros e 31.450 euros para o hatch e 28.900 euros e 32.400 euros para a perua.