Devido à queda do IPI (Imposto para Produtos Industrializados) anunciada pelo governo no início da semana passada, a Jeep reduziu o preço do utilitário-esportivo Compass. O modelo lançado em nosso mercado em março, que antes era oferecido por R$ 99.900, agora pode ser encontrado nas revendas a um preço de R$ 94.990.
Apesar da redução no valor, o Jeep Compass não teve sua lista de equipamentos diminuída. O SUV vem equipado com teto solar elétrico, seis airbags, freios ABS com EBD, controle eletrônico para subidas e descidas, controle de estabilidade, ar-condicionado automático, controle de tração, sistema de som com CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth e disqueteira para seis CDs, piloto automático, rodas de alumínio aro 17, faróis de neblina, volante multi-funcional, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, banco traseiro bi-partido, entre outros itens.
Debaixo do capô o carro traz um motor 2.0 litros 16V, quatro cilindros, a gasolina, que é capaz de desenvolver 156 cv de potência e um torque máximo de 19.4 kgfm. A transmissão é automática tipo CVT, com marchas continuamente variável, com a opção de realizar as trocas de forma manual sequencial através de toques na alavanca. O câmbio simula 6 marchas. E ao contrário dos demais modelos da Jeep, o Compass conta com tração 4×2.
Pode ser fabricado pela Jeep,mas não é um jipe. Sem 4×4 e reduzida, a maior aventura com ele é ir ao shoping.
O objetivo é enquadrar o preço dentro do mercado. Com a vinda do Compass, ele passou a dividir a mesma faixa de preço do Cherokee Sport (99.990), sendo este muito mais "Jeep", com tração 4×4, além de motor 3.7 V6 de 211 cv. Sei não, ainda pede mais uma redução…