A Peugeot revelou nesta quinta-feira o 301, sedã compacto voltado para mercados “mundiais” – leia-se países emergentes. Sim, podem apostar que ele é o sucessor natural do 207 Passion. A montadora francesa, a exemplo de Nissan, Chevrolet e a pioneira Dacia, resolveu projetar um modelo familiar que une um bom porta-malas (506 litros) e espaço interno generoso. Diferente dessas marcas, no entanto, a Peugeot conseguiu um ótimo compromisso entre estilo e funcionalidade.
O Peugeot 301 é um belo sedã, como mostram as fotos, já incorporando os traços do novo DNA da marca. Os franceses também aproveitaram para pensar nele com novos motores como o 1.2 litro de 72 cv e três cilindros. O espaço interno é garantido pelo entre-eixos de 2,65 m e o painel traz itens bastante procurados pelos consumidores como ar-condicionado digital e câmbio automático sequencial, mas vendo a imagem do interior nota-se uma certa dose de simplicidade nas soluções – os comandos dos vidros elétricos, por exemplo, estão no meio do console.
A maior prova que o 301 nasceu para mercados como o do Brasil é justamente seu interior, aliás. Se usa a mesma plataforma do 208 – o que é provável – o 301 economiza na falta de detalhes modernos como os do hatch.
A Peugeot não forneceu mais detalhes do modelo, apenas que ele estará no Salão de Paris e que será fabricado inicialmente na Espanha. As vendas começarão em novembro na Turquia, depois Leste Europeu e outras regiões próximas. Por fim, ela deixa no ar a chegada do sedã por aqui: “…assim como certos mercados da América Latina”. Perguntamos à assessoria no Brasil, mas eles fizeram de conta que não sabem de nada.
Basta um pouco de raciocínio lógico para chegar à conclusão que o 301 é um tipo de automóvel que encaixa com uma luva em nosso mercado. O sucesso de Versa e Cobalt provam isso. A Peugeot, assim como ocorreu com a dupla 308/408, usou do bom senso ao evitar fazer uma adaptação grosseira semelhante ao 207 Passion. Como o 208 será produzido no Brasil em 2013 é óbvio que será necessário um modelo sedã para ocupar a faixa logo acima do 207 Passion, que pode continuar em linha aqui numa faixa de preço mais acessível e até que o primeiro produto da união com a GM comece a ser produzido.
Ah, sim, já ia quase esquecendo. A Peugeot, já no limite das nomenclaturas de seus carros, decidiu mudar a regra. Agora seus modelos manterão seus atuais nomes. Exemplo: o sucessor do 308 continuará sendo chamado de 308. O final “1” e os próximos não usados ficarão reservados para produtos de segmentos inéditos como é o caso do 301.
MUITO MELHOR QUE O 207 PASSION.
De fato… muito melhor q o Passion e será o mais bonito da categoria… resta saber a mecânica.
até que enfim!!! um sedan compacto decente… vai deixar versa e cobalt no chinelo (se tiver a qualidade mostrada nas fotos e preço competitivo)… único problema é que só veremos este carro por aqui após junho de 2013 (acredito)…
Achei muito interessante a frente, mas a traseira… que coisa horrível!!!
Mas se este aí vai concorrer no segmento Econômico, mai ser o mais bonito, sem dúvida, e consequentemente, o mais caro, ou Versa/Cobalt terão que reduzir preços…
Ficou muito bonito. A frente do carro está linda. A traseira está um pouco diferente, porém elegante. Só o painel, no interior, que não ficou muito lagel.
Mais bonito que o atual 207 sedan.
VEjamos como será aqui no país…
Na verdade o 301 será concorrente de modelos um pouco acima dos citados, Versa, Cobalt e Grand Siena. A Peugeot tem como alvo neste lançamento New Fiesta sedan, Chevrolet Sonic e Honda City, por isso mesmo a mudança na grafia (de 207 pra 301): Era um nicho até então inexplorado pela francesa! Abraço.
Os Carros da Peugeot…sâo bonitos economicos e comfortaveis o probema e que para Regiao Norte e Nordeste causa muito a deseja. eles nao estao preparados para trafegar nessa Regiao sâo muito Baixos e logo apresentam probemas de suspençao por causa das Estradas super esboracadas por isso deveriam ser mais Autos….
o que ocorre e que em pouco tempo comerçam os probemas
e isso faz com que as vendas diminuam.
OBS. probemas nas Bieletas.Bandejas amortecedores isso tudo faz com que o carro fique totalmente desalinhado e as Rodas empenam com mais Facilidade.
E necessario que os Engenheiros produzam esses carros com no minimo ums 20centimetros de altura.
tenho Certeza que causará um Bom Impacto.