Como já havíamos publicado na última semana, o Bravo chega ao mercado na sua linha 2013, segundo informou a Fiat em uma nota enviada à imprensa nesta segunda-feira, 14. O modelo topo de linha da gama nacional da empresa italiana traz como principais novidades na nova linha uma nova lista de equipamentos e uma renovação no câmbio Dualogic, que recebeu a designação Plus.
O Fiat Bravo Essence 1.8 16V e Essence Dualogic 1.8 16V trazem, de série, volante revestido em couro com comandos do sistema de som, apóia- braço central dos bancos dianteiros com vão refrigerado, guarnições abaixo dos vidros e maçanetas cromadas e parafuso antifurto, este agora presente em todas as versões do modelo. O T-Jet traz ainda na linha 2013 o teto solar elétrico Skydome.
Câmbio Dualogic Plus
Presente na gama Fiat desde 2008, quando passou a fazer parte dos opcionais do Stilo, o câmbio Dualogic vem recebendo frequentemente aprimoramentos para se tornar uma transmissão com características semelhantes à de um automático de verdade, já que o Dualogic nada mais é do que um câmbio manual com um robô. Agora, com a denominação Plus, o carro traz novas tecnologias: “Creeping” e “Auto-Up Shift Abort” – que se somam as já conhecidas funções Manual, Auto Down, Kick Down e Sport.
Além do aprimoramento nas trocas de marchas, que estão agora bem mais harmoniosas com as rotações do motor e com o nível de exigência de potência imposta pelo cliente naquele momento, a nova função “Creeping” proporciona manobras mais confortáveis e seguras, já que o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo, sem que o motorista aperte o acelerador, como em qualquer modelo automático convencional. Assim que o motorista retirar o pé do freio, o sistema Creeping do Dualogic Plus vai movimentar o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio.
Outra melhoria do sistema é a função Auto-Up Shift Abort. O sistema é capaz de identificar o exato momento de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência.
Preços
Mesmo com todos esses acrescimentos, as versões Essence e Absolute mantiveram os preços. Veja abaixo a gama do novo Fiat Bravo 2013, que acaba de chegar ao mercado:
Bravo Essence 1.8 16V – R$ 57.150
Bravo Essence Dualogic 1.8 16V – R$ 59.790
Bravo Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 66.830
Bravo T-Jet – R$ 71.950.
O modelo Absolute agora só vem equipado com o novo câmbio, deixando o manual de lado. A garantia do carro é de dois anos.
[nggallery id=145]
A única forma que entendo para este carro vender mais, seria se o preço fosse menor. Uma categoria com muitas opções melhores e mais "chamativas", além da Fiat ser uma marca que o último carro médio que fez sucesso de vendas foi o Tempra, isto a quase 20 anos atrás.
Concordo. A estratégia da Fiat é ruim para seus compradores.
Não vende a contento e aí então para piorar, muda as configurações do carro a cada ano.
Desagrada os antigos compradores, que agora possuem modelos menos equipados e menos valorizados e não conseguem atrair novos compradores, pois quem quer um médio tem outras opções disponíveis mais interessantes e mais baratas. É um tiro no pé!
Enquanto a Fiat não colocar na cabeça que sua imagem é de fabricante de "pés de boi" e não trabalhar os seus modelos "superiores" com o "custo x benefício" e não com o status (que ela não proporciona nessa categoria), vai amargar fracassos atras de fracassos…