A Hyundai revelou nesta quarta-feira (4) no Salão de Nova York, nos Estados Unidos, a tão aguardada nova geração do utilitário-esportivo Santa Fe. O modelo chega em duas versões diferentes, uma com cinco lugares (a Sport) e outra com sete bancos, esta última voltada mais para as grandes famílias. No visual, o modelo meio que revoluciona dentro da gama da montadora sul-coreana, já que apresenta ao mundo a nova identidade visual da Hyundai, nomeada de “Storm Edge”.
Na dianteira, o modelo exibe seus faróis com recortes modernos e sua ampla grade com três filetes cromados, destacando o logotipo em “H” da empresa no meio. Os para-choques tem desenho imponente com tomada de ar que contorna os faróis de neblina, e uma espécie de protetor com pintura em grafite logo abaixo. Visto de lateral, dá para notar as três janelas com formato semelhante ao do irmão menor ix35, mas com linhas mais retas. Diferente de seus irmãos menores, o carro apresenta uma menor quantidade de vincos e detalhes, deixando um visual mais limpo e bonito de se ver.
Na traseira, o destaque fica a cargo das lanternas, que acompanha um forte vinco que percorre a tampa do porta-malas, que tem 353 litros de capacidade. O para-choque não inova e revela um aplique em preto, que abriga os defletores e uma peça em grafite, destacando a dupla ponteira de escape no lado direito do automóvel. Por dentro, o modelo também agrada, tanto pelo desenho do painel como nos materiais, com bom encaixe, sem rebarbas aparentes, e de boa qualidade.
O painel se destaca principalmente pelo console central, bem moderno, que concentra a central multimídia, os controles do ar-condicionado e as saídas de ar. O volante tem quatro pontas, e logo atrás dele há o painel de instrumentos, com duas espécies de “copinhos” abrigando o conta-giros e o velocímetro, dentre outras informações. Há pequenos apliques de madeira entre a parte superior e inferior do painel. A iluminação ambiente é azul.
Além do visual e do requinte do interior, o Hyundai Santa Fe também cresceu em dimensões. O carro tem 2.700 mm de entre-eixos e 4.690 mm de comprimento. Na versão com sete lugares (que traz visual mais comportado, com grade, faróis, para-choques, lanternas e rodas diferenciadas), são 2.800 mm de entre-eixos e 4.905 mm de comprimento, mantendo quase inalteradas as dimensões de largura e altura entre as versões.
Nos Estados Unidos, o Santa Fe será oferecido somente com motorizações a gasolina. Para o modelo Sport haverá um motor 2.4 litros com 190 cv e 25 kgfm de torque e outro 2.0 litros turbo de 264 cv e 37,1 kgfm, o mesmo motor do Veloster Turbo. O Santa Fe com sete lugares oferecido apenas o motor V6 de 3.3 litros com 290 cv, o mesmo oferecido no Azera lá fora. Os três motores são equipados com transmissão automática de seis velocidades. A tração integral é opcional.
[nggallery id=141]
Ficou bom o resultado do Santa Fé (ix 45 para os europeus), principalmente no seu interior.
Mas confesso que não me causou tanto impacto quanto quando ví pela primeira vez o primeiro Santa Fé. Ficou muito ix 35.
ficou uma show! pena q so vem motor a gasolina.. e como nao sou dono de posto…
Excelente.