Isso que é um poço sem fundo: a GM fechou o primeiro trimestre com um prejuízo recorde: US$ 6 bilhões. É quase o dobro do mesmo período do ano passado e a ajuda do governo não serviu para estancar as perdas. As receitas caíram pela metade – foram de US$ 42,4 bilhões em 2008 e atingiram apenas US$ 22,4 bilhões este ano.
O curioso que a empresa segue líder do mercado norte-americano – em abril, ela vendeu 172 mil veículos, uma queda de 33%, ou seja, a margem de lucro dos seus produtos caiu, aparentemente.
Mesmo assim, analistas disseram que esperavam coisa pior, algo acima de US$ 7 bilhões. Com esse resultado, fica cada vez mais difícil evitar a concordata, como ocorreu com a Chrysler.
Já a situação na região chamada pela GM de LAAM, que engloba o Oriente Médio, África e América Latina, o fautramento caiu de US$ 4,8 bilhões para US$ 3,4 bilhões. Houve uma queda de 24% nas vendas desses mercados e o lucro praticamente sumiu: havia sido de US$ 500 milhões no ano passado e caiu para apenas US$ 16 milhões agora. Uma das causas apontadas foi a desvalorização da moeda brasileira, que tirou margem da GM do Brasil, a mais importante da LAAM.
Totalmente previsível. Aliás, os analistas econômicos norteamericanos esperavam um resultado ainda pior …
Por que será que o Brasil é o país mais importante no contexto dos países citados? Porque a GM (e todas as outras montadoras) gosta do povo e da paisagem? Nããããão…
Porque é aqui onde elas auferem os maiores lucros da região e talvez até do planeta!
Depois vêm com este papinho de não dar lucro, de promoção, preço de fábrica, redução do IPI e o escambau…
Concordo com o Rodrigo mas a GM e a Ford so lucram aqui porque vendem carroças com preço de carro,a GM por exemplo até hoje usa motor de monza em seus carros,já a Ford inventou esse tal de Ka Tupiniquim so pra não fechar sua fábrica em São Paulo e como brasileiro não entende nada de carro continua comprando essas porcarias.Alguém conhece carro mais feio e ruim do que Celta e Ford Ka? Veja se na europa e japão um carro desses venderia e pergunte pra Ford porque o Ecasport não pode ser vendido nos EUA…
Talvez seja bom lembrar que, no próprio manual do proprietário do ECOSPORT tem uma advertência a respeito da precária estabilidade do veículo. Segundo alguns proprietários e mecânicos conhecidos, a estabilidade deste veículo é igual a da …. VERANEIO ! Entrem no You tube e vejam as manobras das viaturas policiais Veraneio, muito bom saber realizar a manobra da "capotagem controlada". Uma verdadeira escola para os donos de ECOSPORT.
A gm e a maior montadora do mundo e é a minha paixao gm e a melhor