Para a produção da nova família de compactos conhecida como HB, sigla referente a Hyundai Brasil, – que inicialmente terá a versão hatch, mas logo depois virá o sedã e um crossover compacto, aos moldes do novo EcoSport –, a Hyundai está prestes a inaugurar uma nova fábrica em Piracicaba (SP).
No entanto, para escapar do IPI, a Kia Motors – marca no mercado brasileiro que mais sofreu com o aumento do imposto – estuda a produção de alguns de seus modelos na planta paulista da Hyundai, segundo informou o site da Folha. Ambas as marcas, de origem sul-coreana, pertencem ao mesmo grupo.
“Não há nenhuma linha de montagem Hyundai-Kia no mundo, mas com as medidas protecionistas do governo, isso passa a ser uma tendência por aqui”, disse Ary Jorge Ribeiro, executivo da Kia Motors do Brasil.
A Hyundai investe US$ 150 milhões (cerca de R$ 260 milhões) em sua unidade fabril, que a partir de 2013 irá produzir cerca de 150 mil unidades anualmente do compacto popular. A planta é prevista para entrar em operação em meados de novembro.
Excelente alternativa!
Na realidade existe uma fábrica da Kia na Georgia, EUA, que fabrica tanto o Sportage da Kia como o Santa Fe da Hyundai desde setembro de 2010.
Não seria a primeira fábrica compartilhada, seria talvez a primeira da Hyundai fabricando Kias.
Sem duvida, seria uma ótima notícia se a Kia produzisse por aqui seus carros menores: Picanto, Rio hatch e sedan.
Pode ser a luz do fim do túnel para eles.
A Kia errou na estratégia e agora esta na saia justa.
Mas esta solução, se confirmada também é de curto prazo.
Muito bom
Gostei de saber. A kia é uma ótima montadora e, aqui no Brasil, precisamos de concorrência, que só beneficia o consumidor.