Nós criticamos o governo com frequência e, geralmente, com razão, mas a iniciativa do Inmetro e do Conpet tem que ser elogiada. Colocar os veículos vendidos no país em teste para determinar sua eficiência energética e classificá-los com aquelas notas já conhecidas de geladeiras e fogões é algo promissor para um país que ainda engatinha em matéria de proteção ao consumidor. A mais recente edição do programa foi divulgada na semana passada e traz novamente o Mille como o modelo mais eficiente do mercado, mas há outros veículos classificados com a letra “A”, que identificam os melhores.
Os sedãs Civic, Corolla e Fluence, por exemplo, foram os únicos médios a ganharem a nota máxima. Houve até um híbrido, o Fusion, um resultado um pouco óbvio. O Polo, por outro lado, foi do céu ao inferno: ganhou A na versão Bluemotion e E nas versões normais. Outra decepção da lista foi o Soul, da Kia. Com motor 1.6, o modelo foi mal tanto com câmbio manual quanto automático. Outros “reprovados” são carros grandes como o Camry, Sorento e Ranger.
Como tem ocorrido todos anos, algumas marcas fazem de conta que não existe o programa. Hyundai, Nissan e Mitsubishi, por exemplo, ignoraram o Inmetro. A PSA mandou a Peugeot e “esqueceu” da Citroën. Já a Chevrolet, que participou em outras edições, fugiu da raia novamente. Uma pena. Seria interessante ver como o motor Ecotec 1.8 do Cruze se sairia, entre outros carros.
Marca | Modelo | Versões | Motor | Câmbio | Cons. urb. (E) | Cons. urb. (G) | Cons. rod. (E) | Cons. rod. (G) | Classificação |
Fiat | Uno | Mille Fire Economy |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8,9
|
12,7
|
10,7
|
15,6
|
A
|
Fiat | Novo Uno | Economy Evo 2 portas |
1.4 litro 8V
|
manual
|
8,7
|
12,5
|
10,4
|
15,2
|
A
|
Fiat | Novo Uno | Economy Evo 4 portas |
1.4 litro 8V
|
manual
|
8,7
|
12,5
|
10,4
|
15,2
|
A
|
Fiat | Siena | Fire |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8,2
|
12
|
9,8
|
14,1
|
A
|
Ford | Fusion | Hybrid |
2.5 litros 16V
|
CVT
|
–
|
13,8
|
–
|
13,1
|
A
|
Honda | Fit | DX, LX e LXL |
1.4 litro 16V
|
manual
|
8,1
|
11,8
|
9,2
|
13,3
|
A
|
Honda | Civic | LXS, LXL e EXS |
1.8 litro 16V
|
automático
|
7,3
|
10,5
|
10
|
13,4
|
A
|
Renault | Sandero | Authentique e Expression |
1.0 litro 16V
|
manual
|
8
|
12,1
|
8,8
|
13
|
A
|
Renault | Logan | Authentique e Expression |
1.0 litro 16V
|
manual
|
8
|
12,1
|
8,8
|
13
|
A
|
Renault | Fluence | Dynamique |
2.0 litro 16V
|
manual
|
6,8
|
10,2
|
9,2
|
14,1
|
A
|
Renault | Kangoo | Express |
1.6 litro16V
|
manual
|
6,1
|
9
|
7,4
|
10,9
|
A
|
Renault | Duster | Dynamique 4×4 |
2.0 litros 16V
|
manual
|
6,1
|
8,9
|
7,2
|
10,2
|
A
|
Toyota | Corolla | Gli e XLi |
1.8 litro 16V
|
manual
|
7
|
10,2
|
9,6
|
13,5
|
A
|
Toyota | Corolla | Gli e XLi |
1.8 litro 16V
|
automático
|
7,1
|
10,5
|
9,1
|
13,3
|
A
|
VW | Gol Ecomotion | 2 Portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8,4
|
12
|
9,8
|
14,1
|
A
|
VW | Gol Ecomotion | 4 Portas |
1.0 litro 8V
|
8,4
|
12
|
9,8
|
14,1
|
A
|
|
VW | Polo | BlueMotion |
1.6 litro 8V
|
manual
|
7,4
|
10,8
|
10,5
|
15
|
A
|
VW | Saveiro | Cabine simples e estendida |
1.6 litro 8V
|
manual
|
7,3
|
10,7
|
8,5
|
12,3
|
A
|
Fiat | Novo Uno | Vivace Evo 2 portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8,3
|
12,3
|
9,4
|
14,5
|
B
|
Fiat | Novo Uno | Vivace Evo 4 portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8,3
|
12,3
|
9,4
|
14,5
|
B
|
Fiat | Palio | Fire Economy 2 Portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8
|
12,2
|
10,1
|
15,4
|
B
|
Fiat | Palio | Fire Economy 4 Portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8
|
12,2
|
10,1
|
15,4
|
B
|
Fiat | Novo Palio | Attractive |
1.0 litro 8V
|
manual
|
7,3
|
10,8
|
9,4
|
13,6
|
B
|
Fiat | Novo Palio | Attractive |
1.4 litro 8V
|
manual
|
7,4
|
10,8
|
9,3
|
13,5
|
B
|
Fiat | Fiorino | Furgão |
1.3 litro 8V
|
manual
|
7,2
|
10,6
|
8,1
|
11,8
|
B
|
Fiat | Strada | Fire |
1.4 litro 8V
|
manual
|
7,3
|
10,6
|
8,2
|
12
|
B
|
Fiat | Doblo | Cargo |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5,9
|
8,6
|
6,4
|
9,5
|
B
|
Fiat | Palio | Adventure Dualogic |
1.8 litro 16V
|
automatizado
|
6,4
|
9,9
|
7,3
|
10,9
|
B
|
Ford | Fiesta Sedan | SE |
1.6 litro16V
|
manual
|
7,5
|
11
|
9,3
|
13,9
|
B
|
Ford | Fiesta Hatch | SE HA |
1.6 litro16V
|
manual
|
7,5
|
11
|
9,3
|
13,9
|
B
|
Ford | Focus Hatch | HC |
1.6 litro 16V
|
manual
|
6,5
|
9,7
|
8,7
|
12,9
|
B
|
Ford | Focus Sedan | FC |
1.6 litro 16V
|
manual
|
6,5
|
9,7
|
8,7
|
12,9
|
B
|
Honda | City | DX, LX, EX e EXL |
1.5 litro 16V
|
automático
|
7,5
|
11,2
|
8,3
|
14
|
B
|
Honda | Civic | LXS e LXL |
1.8 litro 16V
|
manual
|
6,8
|
10,2
|
9
|
12,2
|
B
|
Kia | Cerato | EX, LX e SX |
1.6 litro 16V
|
manual
|
–
|
9,9
|
–
|
12,7
|
B
|
Kia | Cerato | EX, LX e SX |
1.6 litro 16V
|
automático
|
–
|
9,9
|
–
|
12,3
|
B
|
Renault | Duster | Dynamique 4×2 |
2.0 litros 16V
|
manual
|
6,7
|
9,9
|
7,8
|
11,2
|
B
|
VW | Gol G4 | 2 Portas |
1.0 litro 8V
|
manual
|
7,6
|
11,1
|
9
|
13,2
|
B
|
VW | Gol G4 | 4 Portas |
1.0 litro 8V
|
7,6
|
11,1
|
9
|
13,2
|
B
|
|
VW | Gol | 1.0 |
1.0 litro 8V
|
manual
|
7,4
|
10,8
|
9,5
|
14,1
|
B
|
VW | Gol | 1.6 |
1.6 litro 8V
|
7,3
|
10,7
|
9,4
|
13,7
|
B
|
|
VW | Gol | I-Motion |
1.6 litro 8V
|
automatizado
|
7,3
|
10,7
|
9,5
|
13,6
|
B
|
VW | Voyage | 1.0 |
1.0 litro 8V
|
manual
|
7,4
|
10,8
|
9,5
|
14,1
|
B
|
VW | Voyage | 1.6 |
1.6 litro 8V
|
manual
|
7,3
|
10,7
|
9,4
|
13,7
|
B
|
VW | Voyage | I-Motion |
1.6 litro 8V
|
automatizado
|
7,3
|
10,7
|
9,5
|
13,6
|
B
|
Fiat | Uno | Mille Way Economy |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8,4
|
12,1
|
9,5
|
13,6
|
C
|
Fiat | Siena | EL |
1.0 litro 8V
|
manual
|
7,4
|
10,4
|
8,8
|
12,8
|
C
|
Fiat | Siena | EL |
1.4 litro 8V
|
manual
|
7,1
|
10,6
|
8,8
|
13,2
|
C
|
Fiat | Strada | Fire Cabine Estendida |
1.4 litro 8V
|
manual
|
7,1
|
10,6
|
7,7
|
11,5
|
C
|
Fiat | Strada | Trekking |
1.4 litro 8V
|
manual
|
7
|
10,3
|
7,6
|
11,2
|
C
|
Fiat | Strada | Trekking Cabine Estendida |
1.4 litro 8V
|
manual
|
7
|
10,3
|
7,6
|
11,2
|
C
|
Fiat | Palio | Adventure |
1.8 litro 16V
|
manual
|
6,3
|
9,4
|
7,4
|
11
|
C
|
Fiat | Strada | Adventure |
1.8 litro 16V
|
manual
|
6,5
|
9,3
|
7,3
|
10,6
|
C
|
Fiat | Strada | Adventure Cabine Dupla |
1.8 litro 16V
|
manual
|
6,5
|
9,3
|
7,3
|
10,6
|
C
|
Fiat | Strada | Adventure C Dupla Dualogic |
1.8 litro 16V
|
automatizado
|
6,6
|
9,9
|
7
|
10,4
|
C
|
Fiat | Doblo | Essence |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5,7
|
8,2
|
6,4
|
9,4
|
C
|
Ford | Ka | Base |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8,1
|
11,6
|
9,2
|
13,5
|
C
|
Ford | Ka | Pulse e Class |
1.0 litro 8V
|
manual
|
8,1
|
11,6
|
9,2
|
13,5
|
C
|
Ford | Courrier | L e LX |
1.6 litro 8V
|
manual
|
7
|
9,7
|
8,4
|
12,1
|
C
|
Ford | Ecosport | 4WD |
2.0 litro 16V
|
manual
|
5,3
|
7,9
|
6,3
|
9,2
|
C
|
Ford | Ecosport | XL, XLS, XLT e Freestyle |
1.6 litro 8V
|
manual
|
6,4
|
9,1
|
7,5
|
11,2
|
C
|
Honda | Fit | EX e EXL |
1.5 litro 16V
|
manual
|
7,6
|
11,3
|
8,5
|
12,2
|
C
|
Honda | City | DX, LX, EX e EXL |
1.5 litro 16V
|
manual
|
7,6
|
10,9
|
8,7
|
12,5
|
C
|
Kia | Picanto | LX e EX |
1.0 litro 12V
|
manual
|
8,3
|
12
|
9,1
|
13,4
|
C
|
Kia | Picanto | LX e EX |
1.0 litro 12V
|
automático
|
8,3
|
11,4
|
9,4
|
13,1
|
C
|
Kia | Sportage | LX e EX |
2.0 litros 16V
|
automático
|
6
|
8,9
|
7,4
|
11,2
|
C
|
Peugeot | 207 HB | XR e XR S |
1.4 litro 8V
|
manual
|
6,8
|
10,6
|
8,7
|
13,7
|
C
|
Peugeot | 207 Passion | XR e XR S |
1.4 litro 8V
|
manual
|
6,8
|
10,6
|
8,7
|
13,7
|
C
|
Peugeot | 207 SW | XR e XR S |
1.4 litro 8V
|
manual
|
6,8
|
10,6
|
8,7
|
13,7
|
C
|
Renault | Clio | Campus |
1.0 litro 16V
|
manual
|
8,6
|
11,5
|
9,2
|
14,5
|
C
|
Renault | Symbol | Expression e Privilege |
1.6 litro 16V
|
manual
|
7,5
|
10,8
|
8,4
|
12,8
|
C
|
Renault | Megane Grand Tour | Expression e Dynamique |
1.6 litro 16V
|
manual
|
6,3
|
9,7
|
8,2
|
12,8
|
C
|
Toyota | RAV4 | – |
2.4 litros 16V
|
automático
|
–
|
7,7
|
–
|
9,7
|
C
|
VW | Kombi | – |
1.4 litro 8V
|
manual
|
5,7
|
8,4
|
6,1
|
9
|
C
|
Fiat | Novo Uno | Attractive Evo |
1.4 litro 8V
|
manual
|
7,3
|
10,6
|
9,1
|
13,3
|
D
|
Fiat | 500 | Cult |
1.4 litro 8V
|
manual
|
7,2
|
11
|
8,4
|
12,8
|
D
|
Fiat | 500 | Cult Dualogic |
1.4 litro 8V
|
automatizado
|
7,5
|
11,3
|
8,5
|
13
|
D
|
Fiat | Idea | Adventure |
1.8 litro 16V
|
manual
|
5,9
|
8,8
|
6,7
|
9,9
|
D
|
Ford | Ecosport | XLT e Freestyle |
2.0 litros 16V
|
manual
|
5,5
|
8,6
|
7,2
|
10,7
|
D
|
Honda | Fit | DX, LXL e EX |
1.4 litro 16V
|
automático
|
6,6
|
11
|
8,5
|
12,5
|
D
|
Honda | Fit | EX e EXL |
1.5 litro 16V
|
automático
|
6,8
|
10,5
|
8,2
|
12,2
|
D
|
Kia | Sportage | LX e EX |
2.0 litros 16V
|
manual
|
5,8
|
8,5
|
6,9
|
10,3
|
D
|
Peugeot | 3008 | Allure e Griffe |
1.6 litro 16V
|
automático
|
–
|
8,8
|
–
|
11,1
|
D
|
Peugeot | RCZ | – |
1.6 litro 16V
|
automático
|
–
|
8,4
|
–
|
12
|
D
|
Peugeot | 308 | – |
1.6 litro 16V
|
automático
|
–
|
8,2
|
–
|
12
|
D
|
Ford | Ranger | Cabine Simples |
2.3 litros 16V
|
manual
|
–
|
7,3
|
–
|
9
|
E
|
Ford | Ranger | Cabine Dupla |
2.3 litros 16V
|
manual
|
–
|
7,3
|
–
|
9
|
E
|
Ford | Ecosport | XLT e Freestyle |
2.0 litros 16V
|
automático
|
5,2
|
8
|
7
|
10
|
E
|
Kia | Soul | LX e EX |
1.6 litro 16V
|
manual
|
7
|
10,3
|
8
|
11,8
|
E
|
Kia | Soul | LX e EX |
1.6 litro 16V
|
automático
|
6,5
|
9,6
|
7,6
|
11,1
|
E
|
Kia | Sorento | LX e EX |
2.4 litros 16V
|
automático
|
–
|
6,9
|
–
|
7,9
|
E
|
Toyota | Camry | XLE |
3.5 litro 24V
|
automático
|
–
|
7,5
|
–
|
10,2
|
E
|
VW | Polo | 1.6 |
1.6 litro 8V
|
manual
|
6,2
|
9,4
|
8,1
|
12,1
|
E
|
VW | Polo Sedan | Comfortline |
1.6 litro 8V
|
manual
|
6,2
|
9,4
|
8,1
|
12,1
|
E
|
Fonte: Inmetro
A iniciativa é boa, pois é mais uma ferramenta para o consumidor pesquisar e saber o que está comprando. Mas que o Mille tem uma aparência de geladeira, ninguém duvida.
O bom disso é que demonstra, oficialmente, o quanto um carro flex, é menos eficiente (consequentemente consumindo mais), que um carro com motorização apenas a gasolina (ou a álcool).
Pena que nenhum dos que se auto intitulam ambientalistas só aparecem em questões de grande monta e que envolvam um bom dinheiro (provavelmente porque o “cala a boca” pode ser maior).
Do que adianta se flex, consumir um combustível teoricamente menos poluente como o álcool, mas consumir muito mais combustivel que um veículo mono combustível? Continuo preferindo carros apenas a gasolina, até pela falta de seriedade no Brazil onde o álcool nunca foi e nunca será levado a sério.
Basta comparar o mesmo documento emitido pelo INMETRO ano passado com este e verá alguns veículos que se tornaram FLEX, como o KIA Soul e verá essa diferença de consumo. (desculpem o português, texto digitado rapidamente e em tela touch).
Tb com 300 quilos tem que ser economico mesmo rsrsrs…….
Gostei da tabela….
temos q analisar estes numeros mto bem, pois ajudam mto a escolher o proximo carro a se comprar!!
o que eu gostaria de saber é qual velocidade foi andada em cada um deles para se obter a média….
Com certeza em ambos os perímetros na velocidade permitida.
ROD 100 /120
CID 40 / 60
Ótima tabela para a escolha do próximo carro.
tenho um uno 2012 2013 já consegui que ele desse 19 km por litro só que a gasolina de hoje esta muito adulterada nao ta fazendo isto mais