A Fiat anunciou nesta terça-feira (7) a versão com tração integral do Freemont, que chega às revendas da marca na Itália entre os dias 25 e 26 deste mês. O crossover AWD será equipado com duas motorizações: a MultiJet turbodiesel 2.0 litros de 170 cavalos e a Pentastar V6 3.6 litros que entrega 280 cv – a mesma do novo Journey vendido no Brasil. Em ambos os propulsores, há uma transmissão automática de seis velocidades.
O sistema de tração do Fiat Freemont AWD é do tipo “on demand”, que vem equipado com uma unidade de controle eletrônico que detecta, através de sensores, as condições de aderência das quatro rodas do carro, e determina de modo automático o momento em que as rodas traseiras devem entrar em ação. Esse sistema ajudará percorrer por trechos escorregadios (como lama, neve, gelo), além de fornecer tração adicional e maior segurança em curvas no asfalto.
Em comparação com os outros veículos equipados com a tração integral tradicional, o sistema do Freemont 4×4 contribui para menor consumo de combustível. A versão do Fiat não foi confirmada para o mercado brasileiro, mas seria uma bela de uma opção (junto com os dois motores e o câmbio de seis marchas) para alavancar as vendas do crossover por aqui, que teve apenas 2.247 unidades entre agosto, quando foi lançado, e dezembro do ano passado, enquanto no mercado italiano foram 9.983 emplacamentos em 2011.
Bom, com a europa atolada de neve por todos os cantos, até que demorou um modelo AWD no portfólio.
No Brasil, não sei se pegaria, pois incrementaria bastante o valor do carro e não agregaria tanto por não ser um modelo off-road e nem temos tanta neve que justificaria. Lama? Talvez… Mas quem enfia um carro familiar de quase R$100 mil na lama?
Brasil como sempre soh nas possibilidades!!!!
Se você pra mim comprar um crossover hoje em dia pode ter certeza que o Freemont estaria em primeiro na lista, pelo preço e espaço interno, agora se visse uma versão dele a Diesel para o Brasil ai sim, seria meu futuro crossover.
Se fosse*
Cuidado com os números! O volume baixo de vendas é só porque não tem para entregar. Já ouvi relatos de pessoas que estão a mais de 120 dias esperando a versão Precision (7 lugares) encomendada. Parece que a Fiat derrapou na lojística de importação (do méxico) e deixou muita gente na mão. Informações das css dão como março o mes para normalizar a demanda, não fosse por isso estaria emplacando bons números nas vendas pois é a melhor opção de SUV até 100mil pelos equipamentos, segurança e espaço que oferece. Só não é tão bom quanto o Journey porque não conta com o motor Pentastar e o cambio automatico de 6v, mas daí já estamos falando de quase 30mil a mais a diferença, sendo que o restante é o mesmo (e bom) carro.