Quando o Hyundai Veloster chegou ao Brasil, ele foi alvo de uma forte polêmica. E ao contrário dos outros países onde o cupê sul-coreano é comercializado, o principal ponto crítico do modelo “brasileiro” não era nem o visual (que no caso seria de críticas positivas) e nem as três portas do modelo, mas sim o motor. A CAOA, importadora oficial da Hyundai no Brasil, divulgava uma potência de 140 cv, 17 kgfm de torque e injeção direta de combustível.
Porém, muitos que adquiriram o Veloster logo após a sua chegada (há seis meses) começaram a notar que o modelo não tinha tais 140 cv de potência e 17 kgfm de força, além da injeção direta. Além disso, as especificações técnicas reais que comprovariam a real potência do motor não estavam presentes no documento do veículo. Estavam lá no documento os 140 cavalos.
Segundo a Hyundai-Caoa, o Veloster utilizaria um motor 1.6 litro GDI com as mesmas especificações citadas a cima. No entanto, ao abrir o capô do “esportivo”, dava para notar que não era tal motor, mas sim um DOHC, que inclusive tinha este nome identificado na tampa do bloco. Na verdade, o Veloster que é exportado ao Brasil tem propulsor 1.6 litro 16V, mas sem injeção direta, e com um preço de R$ 60 mil a 75 mil reais, podendo ultrapassar os R$ 5.000 com a pintura branca.
E para sanar a dúvida do público, o site UOL Carros levou o Veloster de um empresário – que também se questionava pelo baixo desempenho do modelo – para o dinamômetro da Nascar Chips, em São Bernardo do Campo (SP).
Lá, eles verificaram a tal potência do motor, e também equiparam o veículo com uma “receita” composta por chip de potência e filtro de ar esportivo. Após três medições, foi detectada a potência de 121 cavalos a 6.000 rpm e 15,9 kgfm de torque a 4.500 rpm, o que comprovam a calúnia da CAOA a ponto de atrair o consumidor. Com este aparato, o Veloster tem baixo desempenho. Em testes, o Hyundai foi de 0 a 100 km/h em cerca de 12,8 segundos. Com isso, o automóvel recebeu diversos apelidos. “Lentoster” era o principal deles.
“Quando peguei o carro, achei o desempenho estranho. Ele é bem fraco, mesmo se comparado ao Toyota Corolla blindado que eu tinha”, diz o proprietário. “Se ele tivesse um motor 2.0, com muito mais força, ele ficaria bom. Assim, infelizmente, a esportividade fica só no visual. Esperava mais do carro”, disse o proprietário do veículo.
o que me deixa triste, não é a potencia do queboster, e sim a ganacia desenfreada do otario do brasileiro que pagou até 90 mil num carro bem construido, mas com motor que toma pau até de 1.8 16v etorq da fiat!
Acho bacana fazer o teste. Dizem que, Veloster mas só no nome…rs
Esse pessoal acha que todos brasileiros são otários, sempre tem um que toma a inciativa. Quero ver agora como a CAOA vai explicar. Ademais é um carro lindo apenas à primeira vista, pois acaba tendo um visual cansativo. Me desculpem os que fascinam por ele; é um carro fadado ao fracasso! Caro, motor ruim e visual cansativo, não cheguei nem na manutenção!
Ninguem ACHA que brasileiro é otário. Todos TEM CERTEZA disso, tá no DNA. Brazuca é burro, otario, ignorante, e opior, depois de descobrir isso, nao usa os instrumentos legais para pedir todo o tipo de indenização cabível. Sim, brasileiro é otário sim ! Vide nos produtos que compra, nas reduções de pesos de produtos com concomitante aumento de preços, pelos politicos eleitos e não cobrados, pelos politicos notoriamente corruptos não assassinados e na maioria das vezes ,reeleitos. Sim, brasileiro é burro, otário, e não tem horizonte pra esse cenário mudar.
Ou seja, compra-se um carro com apelo esportivo e cara de VELOSTER, mas dirige-se uma lesma com coração de LENTOSTER. E o pior: com um preço na estratosfera.
A CAOA usou uma receita típica dela: mudança da configuração do carro, enfiando um motor fraco mas, aumentando descaradamente o preço por ser novidade. Tomara que entrem com um processo contra a CAOA e façam devolver o dinheiro devido a propaganda enganosa.
com todo respeito aos leitores tive um golf 2012 ele tinha apena 115 cav e paguei 65 mil o arrependimento foi grande um carro totalmento desconfortavel por esse motivo desejo atodos que tem o veloster bos ssorte ha e que conpra um carro 1.6 ja esta siente que o carro não e tam ponte p que e perfeccionista o veloste e corro sert o crro e uma locura em conforto e acabamento em m ais palavras
belo carro hein, inovando muito essa marca.
Mais um factóide da Caôa?
Eu havia ouvido falar que ao invés do motor 1.6 16V anunciado, ela estava fornecendo o carro com o 2.0 do i30, também de 140cv, então ficaria "elas por elas" (ou até melhor em termos de torque – acho).
Agora, fornecer um 1.6 simples (seria o mesmo da Kia que equipa Cerato e Soul?) com menor potência do que declarado no documento do carro (sic!) é brincar com a inteligência do consumidor… Os proprietários podem (e devem!) entrar na justiça contra esse absurdo.
VERGONHA.
Eu disse e repito, não dou 1 centavo para a Hyundai no Brasil até que a administração seja mais "correta". Essa é minha contribuição de cidadão para mudar esse país.
Essa é uma mentira grave (potência do veloster). E ninguém vai fazer nada?? Multar os caras em 100mil vai ficar no lucro para eles…
Brasil: o país onde ser mentiroso e desonesto é VANTAGEM competitiva.
Segundo o código de defesa do consumidor,
SEÇÃO III
Da Publicidade
Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
Art. 38. O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.
Eis tudo o que eu tenho a comentar…
Depois dessa só mudando de nome: Lentoster 171
propaganda enganosa!!!!
kakkk piada não?!
è afarra das montadoras no tupiniquim Brasil…. aliás
as autoridades estão dormindo ou coniventes……
porisso que já lançaram e vao tentar enfiar o " tubo " digo Turbo nos brasileiros…..rsrsrsrs..
oi c todo respeito aos critico do veloster pois em que posisão fica o golf.2.0 c 115 cavalos no medelo esportivo e que custa 64000 e é simplismente orivel e acabamento e o veloste alem de ter 128 cavalos e um luxo em coforte e acabamento por esse motivo não posso criticar o veloster e desjo boa sorte ao compradores.
eu concordo com a estrategia dos caras… brasileiro eh otario e gosta de status… gosta de pagar mais pra se exibir pros vizinhos… tem mais eh q se fuder mesmo. chuuuuupa Brasil
e agora o q irao fazer quem comprou e foram enganados??
VEGONHAAAA! É DESSA FORMA QUE SOMOS TRATADOS, COMO IDIOTAS…
E ainda tem o Elantra que estavam divulgando que tinha 160 cv no motor 1.8…com certeza náo passa dos 140cv
….e a Hyundai tem a pretensão de ser a montadora que fabrica 'os melhores carros do mundo'…kkkkkk…e por isso cobra um preço absurdo nos seus carros…e vende gato por lebre. Agora paga-se perto de R$ 90.000,00 em um Elantra, valor que se pagava em um Azera…piada né!! …
Aqui caberia medidas do Conar, para proteger o consumidor brasileiro
"disse o próprio otário do veículo "seria o correto nessa frase
Caros amigos' se tratando de potencia , concordo em tudo mas venhamos e covenhamos a no restante tecnologia etc… garanto !