Saiu nesta terça-feira, dia 31, a publicação no Diário Oficial que concede a algumas fabricantes de automóveis a redução do IPI por provarem ter um mínimo de 65% de conteúdo nacional em seus veículos. Veja bem, “redução do IPI”, o governo federal diz e não aumento de até 30 pontos percentuais, uma evidente manobra para não parecer que foi uma atitude pensada especificamente em prejudicar as marcas importadoras.
Coincidentemente, as 18 empresas “beneficiadas” são as sócias da Anfavea, o sindicato das montadoras com fábrica no Brasil. Até mesmo a CAOA – sim, a CAOA e não a Hyundai – se qualificou a ter o benefício. Portanto, na visão dela e do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, as instalações de Anápolis efetivamente “fabricam” modelos nacionais – o Tucson e os caminhões HR e HD78. Como ocorreu esse processo, ninguém sabe, ninguém viu.
A medida vale até 31 de dezembro deste ano, depois disso, é esperado a divulgação de um novo regime automotivo, com regras mais claras sobre a atuação das fabricantes de veículos. Com isso, a “turminha da alegria” tem mais um ano cheio para juntar dinheiro e mandar bilhões de dólares para suas matrizes. Veja quem foram os agraciados:
Nome da empresa CNPJ Número do processo Agrale S.A. 88.610.324/0001-92 52000.033999/2011-38 CAOA Montadora de Veículos S.A. 03.471.344/0001-77 52000.032944/2011-19 Fiat Automóveis S.A. 16.701.716/0001-56 52000.033957/2011-05 Ford Motor Company Brasil Ltda. 03.470.727/0001-20 52000.032939/2011-06 General Motors do Brasil Ltda. 59.275.792/0001-50 52000.033989/2011-01 Honda Automóveis do Brasil Ltda. 01.192.333/0001-22 52000.033949/2011-51 International Indústria Automotiva da América do Sul Ltda. 02.162.259/0001-64 52000.033067/2011-95 Iveco Latin América Ltda. 01.844.555/0001-82 52000.033958/2011-41 MAN Latin América Indústria e Comércio de Veículos Ltda. 06.020.318/0001-10 52000.033888/2011-21 Mercedes-Benz do Brasil Ltda. 59.104.273/0001-29 52000.033084/2011-22 MMC Automotores do Brasil S.A. 54.305.743/0001-07 52000.033986/2011-69 Nissan do Brasil Automóveis Ltda. 0 4 . 1 0 4 . 11 7 / 0 0 0 1 - 7 6 52000.033064/2011-51 Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda. 67.405.936/0001-73 52000.032079/2011-01 Renault do Brasil S.A. 00.913.443/0001-73 52000.033063/2011-15 Scania Latin América Ltda. 59.104.901/0001-76 52000.033074/2011-97
Toyota do Brasil Ltda. 59.104.760/0001-91 52000.033968/2011-87 Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda. 59.104.422/0001-50 52000.033947/2011-61 Volvo do Brasil Veículos Ltda. 43.999.424/0001-14 52000.033066/2011-41
A resposta a este abuso é muito simples:
1) BOICOTAR essas marcas ao comprar um novo carro, em 2012. Ainda que, para tal, opte em investir mais dinheiro pagando o "IPI Normal" e não o "reduzido";
2) Esperar até 2013 para comprar carro;
3) Comprar um carro usado.
RIDÍCULO!! É uma proteção à ineficiência e um monumento à estupidez deste governo sindical. Em vista do montante dos lucros das montadoras divulgados semanas passadas, só sendo idiota completo, ou dirigente sindical, daqueles que adoram um barranco para encostar, para apoiar esta estupidez. De mais a mais, continuam a "esquecer" que o grosso dos carros importados, e portanto, o grosso dos que aumentaram as importações, são os fabricantes já instalados aqui, ajudando a salvar plantas no México e na Argentina. E PIOR: Nada de regra de transição. Achar que algum "newcomer" vai chegar já com 65% de conteúdo nacional é estupidez, pois cada uma tem suas particularidades. Parece mesmo que estão querendo empurrar as newcomers para outros países (já que a gente é tão rico que não precisa de novos investimentos…).
Os outros países deveriam fazer o mesmo com o Brasil, deveriam taxar a soja o milho e tudo o que ele exporta em 30 pontos, ai queria ver se o brasil nao voltaria atras.
Brasil, eterna colônia !
Concordo com o Indignado, o Brasil sempre foi e sempre será uma colônia. Não tem estirpe de independente.
Direitos iguais para todos, e chega desses impostos que enchem bolso de politico bandido.
Vejam só isso: A Fiat fabrica a Strada nas versões Working, Trekking e Adventure em Betim/MG e exporta parte da produção para a Europa. Até aí, tudo bem, mas vejam quanto custa a picape " Made in Brasil" lá fora:
Strada Working cabine simples 1.3 TJet : 12.000 euros, ou R$ 27.534,40
Strada Adventure Locker completa: 16.000 euros, ou R$ 36.712,50
Detalhe: todas com ABS, Airbag, etc, etc, etc.
Vale a pena viajar para a Itália, comprar o carro lá e trazer de volta, economizando quase 30%, do que comprar aqui no feirão da fábrica.
"parabéns" ao governo brasileiro, protegendo empregos e lucros das empresas norte-americanas; enquanto isso, lá, eles começão a se proteger da laranja vinda do brasil… por sinal, como essas mercadorias tem valor adicionado "parecido", devem gerar lucros "quase" iguais: laranjas X carros. Como disseram acima: BRASIL ETERNA COLÔNIA.
*começam
fechar nossas fronteiras para a tecnologia dos veiculos eh um absurdo!!! vamos continuar comprando carros caros e de baixa tecnologia, acabamento e principalmente seguranca!!
Deveriam acabar com esta farsa de indústria nacional. Se fosse tudo importado, pelo menos estaríamos rodando nos mesmos modelos de carros do Zimbabwe ou do Haiti, por exemplo.
Com certeza essas marcas não vão divulgar isto e vão manter os preços para o brasileiro pagar o pato 🙁
Tenho uma idéia: Vamos todo mundo voltar ao tempo das charretes. Retrocesso.
Eternamente condenados a comprar gol, uno e celta. Quanto será que o Mantega está levando desse cartel. Governo manipulado que elimina qualquer concorrência que ofereça carros mais seguros e confortáveis do que essas carroças "nacionais"
Simples: Cartel defendido pelo (des) governo. Cartão vermelho para o consumidor que não tem proteção.