Mais uma vez o jornalista Pedro Kutney toca num ponto delicado para as montadoras instaladas no Brasil. No ano passado, ele havia divulgado que essas empresas enviaram US$ 4,1 bilhões para suas matrizes como remessa de lucros e dividendos. Uma quantidade monstruosa que serviria para construir quatro fábricas como a Fiat fará em Goiana, PE.
Pois em 2011 o volume foi 36% maior: nada menos que US$ 5,58 bilhões, segundo o Banco Central. Pena que o governo não diga claramente quem envia quanto. Seria interessante ver montadora que chora sempre que pode pelas “mazelas” do mercado brasileiro e ainda tem dinheiro em caixa para ajudar sua matriz.
O mais interessante é que, como disse Kutney, essas montadoras ainda estão planejando investimentos pesados nos próximos anos. Vai ver já estão calculando quanto vão ganhar com a proibição de importação de veículos em 2012, geralmente melhores ou bem mais baratos que os produzidos aqui por elas.
O pro n é o lucro abusivo somente das montadoras.. e sim o lucro Brasil… Pagamos caros por impostos absurdos e não vemos nossa vida mudar em "P" Nenhuma.
Governo nao divulga quais sao as montadoras pq o governo tbem eh interessado nestes numeros, na arrecadação de impostos!
o governo não divulga esses dados porque é comandado(à frente e por trás das cortinas) pelos empresários deste e de outros setores da economia… é triste, mas o que fazemos a cada ano de eleição é escolher qual membro da elite irá espoliar a população pelos anos seguintes…
Concordo com o Thiago. A política é suja em qq. país, contudo no nosso a interferência de setores bem estruturados e com lobby forte, como o automobilístico, é bem maior. DESCARADA.
O povo que se …….. ! LAMENTÁVEL.
E o pior não acaba por aqui. E o lucro que as fabricas no México e na Argentina ganham com tantos carros sendo importados para o Brasil sem pagar nada de impostos!!!
Segundo estes dados, para cada carro vendido no Brasil, é enviado para o exterior cerca de R$4000,00 líquidos para a matriz. E isto que custa caro mandar esta grana toda!!!
O brasil não muda mesmo! Isso acontece a décadas e nada se faz. Um absurdo!!!
Enquanto isso a Bmw, já esta ficando cancada de esperar o governo adequar sua política automotiva para o pais, pois produzir 65 por cento de nacionalização e impossível em apenas um ano, segundo a mesma. Inclusive a Bmw já utilizou de matéria jornalística do jornal Folha de Sao Paulo de hoje,para tornar publico que já esta ficando cancada de esperar resposta a sua proposta de instalação de fabrica no Brasil. O governo esta enrolando a Bm por aproximadamente 4 meses, sem qualquer resposta ou decisão, o que poderá fazer a Bmw acabar indo para o México. Tal fato demonstra que o governo nao esta preocupado com a capitação de novas fabricas, já que a Bmw nao e a única montadora a esperar a resposta do governo, mas demonstra estar apenas preocupado em proteger as 4 aqui instaladas.
Pelo valor aqui apresentado, observa-se que o aumento do IPI realmente foi para ajudar mais ainda as "nossas nacionais", pois demonstra-se que a situação é inversa.
só isso?!! é claro que é muito mais, portanto essa montanha de bilhoes de dolares são de lixos como agile,classic,s-10,kombi, golf 4,5, polo morto, gol, mille, ka, 206,5,sandero,logan, symbol entre outras carniças caras que o brasileiro infelizmente compra!
É difícil acreditar que uma coisas dessas possa acontecer. Eles vem aqui vendem muito com isenção de impostos e mandam o dinheiro para a matriz em outros países.
Brasil está cada vez mais difícil viu…
Só pode ser piada. Até na foto do cidadão acima se vê vários feixes de capim. O consumidor brasileiro merece !!!
As montadoras enviam dinheiro para as matrizes por que matam seus fornecedores em reduções absurdas de preços de até 5% ao ano nos ameaçando se não conceder importaram peças da China. Outro registro é a ameaça da Argentina em peças exportadas pelo Brasil enquanto compramos 80% da produção de veículos deles e sem impostos. Brasil da Vergonha………
Viva o aumento dos impostos (IPI). Viva o governo.