Antes de lançar o sedã 408, a Peugeot deve ter pensado: “com um visual atraente, mais itens e um preço razoável dá para emplacar esse carro”. Mas não deu. O modelo foi o pior lançamento do segmento de sedãs médios do ano passado. Vendeu em média 700 unidades por mês se contarmos a partir de março, quando o carro efetivamente chegou às concessionárias. O Elantra, por exemplo, teve média de 820 unidades, o Fluence, 1023, o Jetta, 1.561, e o Cruze, a novidade mais bem sucedida, 2.324 exemplares.
Falta de tradição da marca? Más avaliações da mídia especializada? Despreparo da rede? Difícil dizer um motivo apenas para isso, afinal até o 307 Sedan fazia parecido sem, no entanto, contar com a colaboração do apelo visual. O duro é saber que a Peugeot tinha uma carta na manga que resolveu não usar, a dupla motor THP e câmbio automático de seis marchas.
Agora, quase um ano depois, o 408 Sport está pronto para chegar ao mercado, em fevereiro. Mas, como ela mesmo adiantou no lançamento do 408 no ano passado, a versão com motor turbo de 163 cv será a versão “top top” do sedã ou, para usar o jargão da CAOA, o modelo “completíssimo”. Ou seja, vai custar muito, eu diria que em torno de R$ 90 mil (a versão Griffe, atualmente a mais cara, sai por R$ 81.490 na tabela).
Com esse valor vai brigar com um Jetta TSi e aí o 408 volta a ficar em desvantagem, afinal, o VW tem motor igualmente turbo com injeção direta mas 2.0, sem falar no câmbio de dupla embreagem. Se existe alguém sensato na Peugeot, já deve estar pensando em estender essa motorização paulatinamente para o Griffe, depois o Feline e, por fim, o Allure. Quem sabe ao aposentar o 2.0 16V e o horrendo câmbio automático de 4 marchas a Peugeot ainda tenha tempo de salvar o 408.
Atualizado dia 25/01 08h36 – Como observou o leitor, a Peugeot colocou nesta terça-feira, 24, a versão com motor THP no site. Para nossa surpresa, nada de versão Sport como na Argentina e sim uma Griffe com o novo motor e câmbio. O preço? Apenas R$ 2 mil a mais. Ou seja, ela matou a Griffe antiga, certamente. Quem vai querer comprá-la se por R$ 2 mil leva muito mais tecnologia? Sinal que as vendas do 408 não tem agradado mesmo a Peugeot.
Peugeot precisa rever suas estrategias, e claro seus carros!!!
Estava esperando este modelo, possuo o 407 e é perfeito o carro, os carros da peugeot são muito completos e bons de dirigir, quem não tem um, deveria procurar mais a respeito.
Eu tive um. Excelente carro. Mas, não foram feitos para andar nas ruas lisas do Brasil. Um outro ponto é a manutenção cara.
O grupo PSA está mal no mundo inteiro, logo será comprado por alguém, provavelmente a FIAT.
A análise do último parágrafo do texto do blog foi perfeita!
Com motor 1.6turbo esse carro se transforma, mas não bate o Jetta 2.0TSI nem em sonho. Ou seja, se o preço do 408 sport for esse mesmo, só mesmo funcionário da peugeot ou um Francês muito bairrista para comprar….
O engraçado é que , no Brasil, as marcas que estão atrás nas vendas são muito pouco agressivas. (exceto a Nissan). Parecem que dão tiro a conta gotas. Se tem um tiro de canhão (408 turbo a R$ 75000 por exemplo), atira logo!!!
A Peugeot parece que não aprende. Na época do lançamento, um repórter de determinada revista questionou um executivo da Peugeot se o câmbio de 4 marchas não seria um problema… a resposta: mas o Corolla também tem 4 marchas! Aí eu pergunto: como eles querem convencer o tradicional e cosnervador comprador de Corolla a mudar de marca oferecendo um novo produto com os mesmos pontos fracos? É necessário oferecer mais e preferencialmente por menos, exemplo da Renault com o Fluence.
Agora, eles forem cair na ASNEIRA de lançar esse novo (e excelente) 408 por R$ 90 mil, mesma faixa do Jetta TSI, vão novamente tomar na cara!!!! Não há a menor sombra de dúvidas disso! Então, o produto vai ficar com aquela fama de mico e aí, não tem mais jeito, igual ao Renault Mégane…
Última Forma: já saiu no site da Peugeot o preço da versão turbo. O Peugeot 408 Griffe THP (esse é o nome da nova versão) está sendo oferecido por R$ 83.490.
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Minha opinião? Que é caro, é, mas até que ficou a uma distância segura do Jetta TSI e ainda de quebra coloca em xeque o Civic EXS, que custa R$ 86.000 e não tem nada que justifique esse preço absurdo!
Além de muito caro, a Peugeot tem problema de desvalorização que é levado muito em consideração na hora da compra. Se o comprador compra carro caro aqui no Brasil, ao menos tenta perder o mínimo possível no momento da venda.
Já ta no site da Peugeot. O 408 Griffe THP custará R$ 83.490, 2.000 a mais que a Griffe 2.0.
E a suspensão traseira, será que é o mesmo EIXO DE TORÇÃO da versão aspirada? Pelo visto sim, já que a Peugeot não fez propaganda sobre um possível upgrade para multilink. Uma pena… além de mais caro que o 3008, vem com menos tecnologia.
Por esse preço (83mil) fica competitivo, podendo "matar" o civic exs e o corolla altis pelo motor e pela dirigibilidade que este pode proporcionar.
Ficam 2 questões:
1. a marca: de igual para igual, peugeot perde de honda e toyota no Brasil
2. Por esse preço, será que o 3008 não é mais vantagem?(inclusive sobre civic e corolla tops de linha?)
Excelente carro, o preço ficou compatível com a realidade brasileira, pela lista de itens que oferece e seu motor, nem se compara aos caríssimos Civic exs e Corolla altis.
Acredito que irá roubar vendas do Jetta Tsi.
Ao Luís, quanto ao comentário sobre o 3008, andei olhando no site da Peugeot, e eles reposicionaram o preço. Versão Allure 92 mil, Griffe 100 mil!! Só podem estar de brincadeira!
http://carros.peugeot.com.br/configurador/3008/cr…
Luís, minha opinião:
1- O 3008 foi reposicionado pela Peugeot. A versão top que custava R 86 mil no lançamento, está por R$ 100 mil!!! Com isso, não é opção ao 408 THP.
2- Tenho muitas ressalvas quanto ao design do 3008. É do tipo "ame-o ou deixe-o". A Peugeot o apresenta como um crossover. Já eu chamo de monovolume mesmo.
Tem é que mudar a equipe que cuida das estratégias de mercado.
Tudo bem que é um bom carro com um bom motor 1.6 turbo e um competente câmbio de seis marchas, mas por esse preço ele ainda perde em custo benefício do Jetta 2.0 turbo, que anda muito mais.
Se colocassem esse motor com esse câmbio desde o Allure esse carro seria o melhor carro do segmento.
Infelizmente eles estão matando o seu próprio produto.
Já tive problemas com carros turbo de fabrica ainda mais com a Peugeot que tem a manutenção absurdamente alta.