E o visual controverso e o motor um tanto quanto fraco o sedã não está sendo barreiras para o Chevrolet Cobalt, o principal destaque nas vendas da primeira quinzena de janeiro, divulgada pela Fenabrave nesta semana. O período registrou 119.344 unidades emplacadas, entre automóveis de passeio e comerciais leves, e um crescimento de 4,5% em relação aos 15 primeiros dias de vendas de janeiro de 2011, onde foram registrados 114.015 emplacamentos.
Com isso, o Cobalt e as demais boas vendas da empresa norte-americana elevaram a Chevrolet para o primeiro lugar entre as marcas (incluindo automóveis de passeio e também comerciais leves), com 25.231 unidades vendidas e participação entre as montadoras de 21,14%. Na segunda colocação, a Volkswagen contabilizou 25.179 e participação de 21,10%. Em terceiro, a Fiat, que costumava a ficar no primeiro lugar, desceu e totalizou 24.354 unidades e 20,41% do market share.
Entre os automóveis, o Volkswagen Gol continua liderando, com 9.429, seguido novamente pelo Fiat Uno, que inteirou 8.432 unidades emplacadas. O Chevrolet Celta permanece em sua terceira colocação, com 6.398 e o Fiat Palio em seguida, no quarto lugar e 5.115 modelos comercializados. Fechando o pódio, o Volkswagen Fox e CrossFox continua na quinta colocação, somando 4.666 exemplares.
Nos sedãs, o Classic/Corsa Sedan continua liderando com folga, com 5.212 unidades, seguido pelo Voyage, que emplacou 4.231. Em terceiro, o Siena aparece com 3.229 unidades vendidas. Em seguida o veterano Corolla fechou com 3.104 e o Prisma em quinto, com 2.362 vendas. O Cobalt teve 2.762 unidades vendidas e ficou no primeiro lugar entre os sedãs compactos, a frente de New Fiesta (416) e Honda City (407).
Já do lado dos comerciais leves, as picapes continuam na ponta. A Strada lidera com uma vantagem de 457 unidades em relação a Saveiro, com vendas de 3.515 da Fiat e 2.694 da Volkswagen. Em terceiro, a Montana surge com 1.612 emplacamentos, enquanto na quarta colocação a Hilux fica a frente da envelhecida S10, com 1.535 da Toyota e 1.134 da Chevrolet.
O Ford EcoSport segue logo abaixo, superando o arquirrival Renault Duster, com 1.027 e 1.016 modelos vendidos, respectivamente. E a Honda CR-V, apesar de estar prestes a ser substituída pela nova geração, continua no topo entre os SUVs médios com 937 emplacamentos.
febre do Duster ta passando!!! Jah era de se esperar!! jah imaginou qdo vier o novo Eco!!!! Adeus Duster!!!
Brasileiro tem medo de investir em carro que ele pensa (erroneamente) ser difícil de manter ou de passar para frente no futuro. As montadoras tem que pensar nisso e investir no pós-venda e em aumentar a garantia de fábrica.
A VW, Fiat e Gm vendem bem só por que tem mais concessionárias e fama de boa de revenda, pois em qualidade dos produtos elas estão equiparadas, se não bem ultrapassadas pelas japonesas, francesas e korenas.
Pena é ver nosso Governo favorecendo as grandes em detrimento de outras marcas que estavam trazendo novidades ao mercado, com o aumento de impostos sobre os importados.
E só abrir o site de marcas que vendem na Argentina, por exemplo, e vcs verão que lá eles tem um mercado com muito mais opções do que aqui, além de preços mais justos.
A todos aqueles que compraram um Duster ontem:
"Sorria meu bem, sorriaaa
da infelicidade que vc procurou…"
Deixa a nova Eco chegar, vai vender nada.
As grandes marcas precisam entender que o brasileiro precisa ter uma garantia que vai no futuro, poder trocar de carro ou ter uma boa assistência técnica, é nisso que as menores teriam que investir, pra ter sucesso e alavancar suas vendas em solo nacional.
Não acredito que o Kia Cerato, Kia Soul, não estejam nessa lista…