Em entrevista a um jornal canadense, o presidente da Fiat disse que a chance de união com a Chrysler “é de 50%-50%”. Sergio Marchionne reclamou dos altos salários e benefícios dos funcionários da empresa americana: “nós não podemos nos comprometer com essa organização a não ser que vejamos uma luz no fim do túnel”.
Marchionne diz que os sindicatos estão relutantes em reduzir os ganhos dos funcionários para níveis parecidos com os dos empregados das marcas japonesas em território norte-americano. Ele citou ainda que o sindicato canadense é mais irredutível ainda.
Caso a Fiat não enxergue possibilidade de tornar a Chrysler lucrativa, o presidente da fabricante italiana garantiu que desistirão da fusão. Marchionne também disse que mesmo que a união não saia lançará os modelos da Fiat nos Estados Unidos em breve.
o Grupo FIAT cresceu 14% em março na Europa sendo que o MERCADO caiu 9% e TODOS os outros grupos cairam!!!! Em 2009 deixou a GM e a Renault para trás e está colada na Ford!! IMPRESSIONANTE!! Marchionne é o cara, se ele não salvar a Chrysler ninguém mais salva.
Porém espero que não se esqueça do BRASIL que tem ajudado muito a FIAT e está com uma linha DEFASA: faltam câmcios automáticos, onovíssimo cãmbio de dupla embreagem não está previsto aqui, nem os novos motores multiair, sem falar no Bravo que é de 2007 e só chega em 2010…
Por fim não temos Alfa nem Lancia……
O BRASIL TAMBÉM MERCE MAIS ATENÇÃO!!!
Como fica a situação da van Routan que é comercializada pela VW, mas nada mais é que a Chrysler/Dodge Journey? A Fiat se associaria a sua arqui-rival pra continuar comercializando este carro?
A Chrysler não tem nada a ganhar com essa associação. Não vai aumentar sua presença na Europa e será envenenada nos Estados Unidos. Lá, ninguém comprará esses kinder-ovo que desmancham sem bater. Carro de terceiro mundo é para terceiro-mundo.
Caro Lorenzo, a FIAT fabrica carro para terceiro mundo no terceiro mundo… na Europa fabrica o 500, o Bravo além das Alfa, Lancia, Ferrari e Maserati.
Falta nós brasileiros exigirmos a melhor tecnologia do grupo FIAT como os motores multiair, o novo câmbio com dupla embreagem além dos controles de tração e estabilidade e suspensão adaptitiva… eles tem tudo isto mas aqui só oferecem tecnologia de segunda: motores readaptados (1.9 do Linea), câmbio dualogic… o Brasil tem mercado para isto lógico, MAS TAMBÉM TEM MERCADO PARA TECNOLOGIA DE PONTA que está ficando com a Honda principalmente (entre os fabricantes locais).
VW, GM, Ford, peugeot/citroen todas oferecem tecnologia de segunda (ou terceira) aqui, TEMOS QUE EXIGIR MAIS, INCLUSIVE GARANTIA DE 3 ANOS NO MÍNIMO PARA TODOS OS VEÍCULOS.