Conforme um estudo realizado pelo Highway Loss Data Institute, os modelos híbridos possuem, além de maior economia de combustíveis e menores emissões de poluentes, maior segurança em relação aos veículos convencionais, movidos seja a gasolina, diesel ou etanol, por exemplo.
O instituto examinou um total de 25 automóveis de 2003 a 2011 que utilizavam motores híbridos ou blocos convencionais. Os dados obtidos pelo estudo revelaram que os ocupantes dos carros têm 27% menos possibilidade de se ferirem gravemente em acidentes quando habituados na versão híbrida do modelo.
O principal fator que contribui na maior segurança dos veículos híbrido é o peso, que geralmente é maior em veículos da categoria, já que a massa sobreposta no carro neutraliza a colisão. “O peso é um fator importante”, diz Matt Moore, vice-presidente do HLDI e um dos autores do estudo. “Os híbridos são, em média, 10 por cento mais pesados do que suas versões normais. Esta massa extra proporciona uma vantagem em acidente que os modelos convencionais não têm”, conclui.
No entanto, nem tudo é perfeito. Para a área de proteção de pedestres, o estatuto revelou que os automóveis movidos à energia e a gasolina tendem a se envolverem em 20% a mais em acidentes de pedestres do que os carros convencionais. O HDLI afirma que os pedestres tem maior possibilidade de se envolver em acidente por conta de não ouvirem o barulho dos carros no modo elétrico.
A baixa resistência ao rolamento dos pneus dos híbridos também colaboram para a menor distância de frenagem.
Mto curioso!!! carros sao feitos para proteger q estah dentro, mas claro q os pedrestres tbem devem ser preservados!!!
Sobre a proteção de pedestres, há dois fatores a serem considerados (e separados): primeiro, a proteção passiva, ou seja, as características construtivas do veículo que irão reduzir os ferimentos no caso de uma colisão, e mesmo evitar acidentes, como especificação de materiais, visibilidade, formas e cores.
O outro fator a considerar são as estatísticas – essas apontam que os híbridos e elétricos fazem pouco ruído, e são perigosos para alguns pedestres. Uma solução para isso é integrar tecnologias como o City Safety da Volvo.
Claro, no Brasil nada disso é necessário, não há porque se preocupar – híbridos, elétricos, motores mais eficientes – afinal, o petróleo "é nosso", além do que temos a Kombi.
Uma informação bacana, nunca tinha analisado por este lado.