O site Motor Authority publicou fotomontagens do novo Passat, já com visual introduzido pelo Golf. Segundo apurou o veículo, a Volkswagen quer elevar o padrão do sedã para aproximá-lo dos modelos premium alemães, como o Classe C, da Mercedes-Benz, e o Série 3, da BMW, além do primo A4, da Audi.
Apesar da ótima imagem do carro, no entanto, parece uma estratégia complicada visto que a Volks já quis mirar nesse público e não se deu bem – vide o Phaeton, sedã de luxo que não emplacou.
Seja como for, a VW está desenvolvendo um novo motor 3.0 litros com 300 cv de potência, certamente um TFSi, além de um híbrido e um diesel de alta performance.
Entretanto, ainda demorará um pouco para o novo Passat aparecer oficialmente. A expectativa é que Volks apresente o modelo em 2011, no Salão de Frankfurt, já como modelo 2012.
Talvez o erro da VW com o Phaeton tenha sido mirar nos modelos da "parte de cima" da MB e BMW. Com a mira nos sedans de entrada, por preços competitivos e pacotes de equipamentos idem, tenha mais sucesso.
o Passar é do porte de série 5, classe-E e A6…tanto que divide elementos com este último.
me revolto q o mundo tah perdendo esse puta designes de foto montegem!!!!
caraca mano!!. q dianteira tri-loca!!!
pq as chinesas nao contrata um cara desses em vez de desenhar carro q nem criança?
Aff, o Leandro ta loko
Passat compete (tanto em porte quanto em preço) no mercado que, na Europa, chama-se Sedans médios de luxo, e aqui, sedans grandes.
Exemplificando: Honda Accord, Toyota Camry, Mercedes C, BMW 3, Audi A4, Chrysler 300C, Citroen C5, Peugeot 407, GM Omega, etc etc.
quanto ao Phaeton, realmente, foi igualzinho a 4 Rodas disse no seu teste: quem paga por luxo de BMW e Mercedes e tem um simbolo da VW bem grande estampado na grade?? só louco mesmo!! se a estratégia da VW fosse fazer um carro baseado no Audi A8, com luxos deste, mas pra concorrer com BMW 5 e Mercedes E, com certeza teria feito um enrome sucesso! mas ela usou essa estrategia pra concorrer com BMW 7 e Mercedes S, e (como não é segredo pra ninguém) não deu certo.
Em mercados como o Europeu e o norte americano o Passat já concorre com Audis, BMWs e MBs de entrada, só aqui as marcas ditas "premium" tem como diferencial de marketing mirar no público A da sociedade.
Talvez a estratégia da VW seria mirar no Publico que compra série 5, classe E e A6 da vida, também.
Quanto ao Phaeton, pode não ter tido o sucesso esperado no Brasil e nos EUA, mas na Europa foi muito reconhecido, embora mesmo lá não seja tão "normal" ver veículos da série 7, classe S e Audi A8 rodando regularmente. Então não acho justo chamar o Phaeton de fracasso, simplesmente porque não vendeu o tanto que se esperava aqui…
mas aqui o Phaeton nunca veio oficialmente. só existem duas unidades, uma com o presidente da VW e a outra com o Luciano Huck.
Olá a todos,
O VW Passat é da mesma categoria que o Audi A4, BMW série 3 e Mercedes Classe C e não A6, série 5 e Classe E. Concordo com o rr09; o problema do Phaeton foi pretender estar ao nível de modelos de luxo das marcas premium. O problema não foi do produto em si (que era muito bom) mas da falta de status e de tradição da VW nesse tipo de segmento de mercado automóvel. Na verdade, na Europa as vendas do modelo nunca foram lá grande coisa, apesar de ser um carro com boa qualidade e tecnologia. Mas a tal falta de imagem da VW em segmentos de luxo tornou a vida do Phaeton difícil. Para todo e qualquer efeito, a VW é vista na Europa como uma marca generalista, mas com produtos muito bons e adaptados ao mercado. Acredito que este novo Passat vai ser um sucesso, assim como será o Polo.
Seria um trocadilho infame eu dizer que insucesso do Phaeton está para os mercados Europeu e Norte Americano, assim como o Linea (Marea/Tempra) esta para o nosso mercado?
Putz, quanta diferênça não? Mas ambos não possuem o carisma da "marca" para os nichos que eles focam.