Antes previsto para ser lançado ao mercado brasileiro somente em janeiro de 2012 – devido às enchentes que devastaram a Tailândia, onde parte das instalações das fábricas de componentes eletrônicos da marca japonesa no país foram inundadas – o novo Honda Civic chegará ainda este ano.
A fabricante japonesa definiu, finalmente, a data de lançamento da nova geração do sedã médio no País: o modelo será apresentado à imprensa no próximo dia 24.
Porém, a vida do novo Honda Civic não será nada fácil por aqui. Com a chegada dos novos Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra, e com o bom custo-benefício do Renault Fluence, além do prestígio de compradores do veterano Toyota Corolla, o Civic terá de se esforçar, e muito, para conseguir atingir, pelo menos, o segundo lugar em vendas de alguns meses atrás.
Há três anos, o Honda Civic correspondia a 40% das vendas dos sedãs médios no País.
Não gostei do que vi, será que fará sucesso?
Lixoo,parece a versao anterior !
Impressionante como a Honda mudou para pior. Algumas marcas evoluindo e a ela ladeira abaixo.
O apelo da Honda está se esgotando, ao mesmo tempo em que o consumidor brasileiro aos poucos vai se mostrando mais consciente, comprando mais Fluence, e menos Civic.
Até a Toyota que é tão mão de vaca quanto a Honda, recheou o Corolla de equipamentos (não chega ao nível do Fluence, mas…) se comparado ao Civic.
Enfim, o carro é mais do mesmo, assim como as mudanças de 7 para 8 na Peugeot, o apelo já se foi, chegaram outros modelos, e até a Renault (quem diria) tem um modelo com forte apelo no seguimento.
Acho melhor a Honda começar a rever a sua estratégia, pois seu best-seller Fit não consegue vender mais do que o Idea, o City vende menos do que o Peugeot 207 Passion, e o Civic tá disputando com o Fluence, quando o antigo Megane não conseguia nem chegar perto.
Alguma coisa tá errada, e só a Honda não percebe isso.
Comparar os carros da Honda com Fiat, Peugeot e, principalmente, Renault é meio demais, não é Alvaro. Honda compara-se com Toyota e poucos outros, isso dentro do mesmo seguimento. A única coisa que concordo, é que o Civic mudou para pior, e bem pior. O modelo anterior é bem superior.
Fora os concorrentes citados, ainda tem o Lancer, que é excelente.
O curioso é a Honda antecipar o lançamento aqui dias depois de anunciar uma revisão do novo modelo, que é nitidamente inferior ao antigo, e não está agradando lá fora. O que mais criticam lá fora sobre o novo Honda é a dirigibilidade e o acabamento interno. Será que a Honda irá deixar esse modelo para os países "subdesenvolvidos" e lançar um modelo reformulado nos Eua e Europa?
Não é de fato uma nova geração mas sim uma reestilização profunda da anterior. E piorada. O carro, que sempre encantou a todos pelo design extremamente esportivo, deu uma guinada conservadora, talvez para agradar ao consumidor americano que compra Corolla. Só que hoje a concorrência está muito mais feroz que em 2006. No mínimo a Honda terá que rechear mais o Civic e não poderá mais cobrar tanto ágio. Vamos ver.
MUITOS TEM A IDEIA DE QUE VW E FIAT SÓ TEM CARROS POPULARES. A GM SO SEDANS (de todo tamanho). Honda e TOYOTA, carros de alto padrão, respeitadissimos e executivos. Hyudai e Kia so os carros caros e ousados.
Realmente a HONDA quebrou isso com esse Novo CIVIC. SOU MAIS O FLUENCE, 408, CRUZE E O TODO PODEROSO LANCER 2.0
O Brasil está entrando para o cenário dos lançamentos mundiais, ainda que tardiamente. Mas para o mal.
Vejam que a fábrica do Cruze nos EUA vai entrar em férias coletivas pq o carro não está vendendo a contento.
Este novo Honda que, em tese foi concebido para agradar o público norte-americano, saiu pela culatra e lá vende menos até que Subaro Impreza.
Então qual a saída que essas empresas encontram?
"Ah, manda tudo lá para os macaquinhos da América Latina! Eles compram tudo por 3 x o preço, em dezenas de vezes, e a gente ainda ganha uns trocados cobrando ágio no lançamento"
PS.: também fico indignado com a desfaçatez da Honda em adiar seus lançamentos. Quando não é tsunami no Japão e ameaça nuclear em Fukushima, é enchente em Taiwan… Mas, ué, a Honda não é "nacional"?! Dilma e Mantega, viram isso?! Estão vendendo um produto que não é 65% nacionalizado… Tem que ver isso aí, óh… Montar carro em regime de semi-CKD no Brasil e bater no peito depois que o carro é nacional é muita cara-de-pau, né?! Cadê o IPI dos importados que não aborda isso. Pra ser honesto, se esse IPI fosse em cima das peças importadas, acho que toda a frota brasileira seria tributada…
@Rodrigo, essa é a mesma dúvida que eu tinha há uns dias: será que a Honda tem os tais 65% de itens nacionais como quer o governo para dar desconto no IPI??? Sei não….daqui a pouco o derretimento da calota polar vai afetar o fornecimento de gelo nas máquinas de bebida da Honda e vai faltar Civic no mercado!
O Rodrigo esqueceu apenas de dizer, que além dos ganhos até com o ágio, quando a venda é realizada em dezenas de parcelas, as concessionárias trabalham com o Banco Honda. Assim, ganha mais um pouco mais. Disse pouco, mas na verdade é muito, pois trata-se do mercado financeiro, melhor que vender até carros.
O Honda felizmente nao tera o mesmo sucesso.
@Leandro Pi:
Se tu for analisar a fundo, a Honda pratica na totalidade de seus veículos montados aqui, uma política de importação de peças chamada drawback. Falo isso com a propriedade de ter um grande amigo meu que trabalha em um agente alfandegário que presta serviço não só à Honda como a outras montadoras "nacionais". Não sou expert em comércio exterior, mas pela explicação deste meu amigo, funciona mais ou menos assim: eles importam as peças para montar o veículo aqui. Se esse veículo for vendido no mercado interno, os tributos (não sei se todos ou só os de importação) incidem sobre cada uma das peças importadas. Se for exportado, aí a montadora não paga os impostos. Fácil, né?! Isso explica, em partes, o porque de um Honda Fit ou City custar no México, menos da metade do que custa aqui, ainda assim com o dobro de equipamentos e motor melhor.
Some-se a isso o que o ávila getúlio dos reis disse e está mais do que claro porque o Brasil é o 5º maior mercado de veículos do mundo mas ainda patina tanto em termos de produção quanto de parque tecnológico e idade da frota.
Mas isso irrelevante, pois para elas (montadoras estrangeiras aqui instaladas) o que impera é a mais valia, a exploração não só do capital humano (seus funcionários) quanto do lucro exorbitante que já estamos cansados de citar e especular. Some-se a isso a cultura terceiro-mundista que condiciona o consumidor a acreditar que seu carro mais caro o torna "superior" diante de seu vizinho menos favorecido economicamente, à completa desinformação (ou prefiro dizer comodismo, já que a informação está aí acessível a todos) e a um governo que visa acima de tudo a arrecadação tributária para os fins que todos nós já sabemos… Está montado o circo perfeito para a perpetuação do colonialismo.
Esta é minha análise dos fatos.
espero que a honda tenha resolvido o problema do consumo, que no civic flex, e muiito alto para um motor pequeno!
"A Honda anuncia que estará adiando o lançamento de seu novo Civic revisado no Brasil, em virtude dos últimos acontecimentos no Japão, com a chegada do AKIRA"
@Rodrigo, sua análise é irretocável, concordo 100%
Mas temos de fazer alguma coisa – vivemos nesse país largado, em cidades subdesenvolvidas, sem calçamento adequado, com vias horríveis, e sem segurança.
Como mudar isso? Revolução? Militares? Pelo visto, como você mesmo disse, vai demorar – nossos cidadãos, infelizmente, são carentes de educação e informação de qualidade.
Todas estas marcas (honda, toyota, GM) já tiveram no topo de vendas no segmento sedã, e hoje são responsáveis pela onda de carros caros e "depenados" na praça. Por isto, viva a competição pela qualidade e recursos oferecidos, tá ai , a Renault com o FLUENCE , um modelo bem equipado e preço mais em conta.