A briga pelo primeiro lugar do mercado brasileiro de automóveis entre Fiat e Volkswagen pode ser definida pelas vendas do Siena e do Voyage. Em março a diferença entre os dois foi de apenas 11 unidades, favoráveis ao Fiat (7 413 vs 7 402). Quase o reflexo do resultado das duas marcas, que ficaram separadas por 330 carros (deu Fiat, aliás).
O mercado reagiu, provavelmente por causa da possibilidade do fim do IPI, e mais de 260 mil carros foram emplacados, volume inferior apenas a julho do ano passado, com 274 mil unidades. É muito e pode significar muito carro sendo comprado antes da hora. Esperemos que sim, mas é difícil acreditar que abril será tão bom.
O Gol voltou aos céus, com quase 28 mil unidades, mas a Fiat fez o Palio e o Mille acompanharem a “decolagem”, emplacando 20 mil e 15 mil carros, respectivamente.
Vejam a lista dos modelos mais vendidos
Até a Chevrolet acordou – Celta, Prisma e Corsa Sedan subiram bastante, mas os médios estão devendo: o Vectra e o Astra melhoraram mas já tiveram dias melhores.
Mesmo com o Civic perdendo para o Corolla, a Honda ainda sobrou na 5ª colocação, com mais 11 200 carros. A Toyota foi a 6ª mais vendida, mas está atrás da Renault e da Peugeot no acumulado.
Podem ver que nas consecionárias, devem ter muitos sedans emplacados, aguardando seus donos!
Após verificar os dados da Fenabrave, pude ver onde a Fiat venceu em março a VW no confronto dos sedans. Vejam:
Vendas para pessoas físicas
– Voyage: 4976unid. – Siena:3884 unid.
Vendas para pessoas jurídicas (frotas/empresas)
– Voyage: 2426 unid. – Siena: 3529 unid.
Estes números dizem que as vendas para "nós consumidores normais", foram muito maiores de Voyages que de Sienas.
Para as empresas, que compram com incentivos e descontos de fábrica, a Fiat se dá melhor, possívelmente por concedê-los (descontos) com maior quantidade que seus concorrentes.