Diferente do veterano Mille (antes Uno), a primeira geração do Palio não durou tanto tempo. Foram “apenas” 15 anos percorridos em três reestilizações até o ponto de se dizer chega. A segunda linha do compacto, que custou R$ 1 bilhão aos cofres da Fiat, finalmente foi lançada para dar continuidade a história do carro, que deve mudar de novo, quem sabe, daqui mais 15 anos. Ou menos, ou mais.
Visualmente o carro está bem melhor. A traseira cresceu, o que rendeu mais espaço para quem vai atrás (embora o porta-malas seja idêntico ao do antigo) além de entregar uma estética mais esportiva. Na frente o veículo carrega o friso cromado, característica da identidade visual mundial da marca italiana, que ultimamente está caprichando em seus projetos.
A traseira é outra parte totalmente revista com linhas mais suaves e as lanternas que se estendem até o teto, formando um conjunto parecido com o do Punto. Esse, aliás, vai ter vida dura ao concorrer ao lado do modelo estreante. A fabricante, entretanto, nega qualquer possibilidade de canibalização interna.
O interior também mudou bastante, e para melhor. Não há nenhuma evidência de plástico barato na cabine, que pode ter diferentes opções de personalização. O mesmo vale para a parte externa, que pode ser adesivada.
Acelerando o novo Palio
O novo Palio que mais gostei foi a versão Attractive 1.4. Não é tão fraco como o 1.0, nem tão agressivo quanto o 1.6. Ele é justo. Esse motor flex rende até 88 cv e o consumo médio fica na casa dos 15,6 km/l com gasolina e 10,5 km/l com etanol. Mas a melhor parte é o câmbio, que melhorou demais. Antes conhecida pela moleza nos movimentos, a alavanca agora tem manejo muito mais preciso. Dá gosto andar no Palio, finalmente.
O cuidado no acabamento pode ser notado na boa vedação acústica da cabine, que filtra muito bem o barulho do motor e demais ruídos de fora do carro. A suspensão do Palio também deixou de ser muito mole para ser apenas mole, o que ajuda também na dirigibilidade. Em curvas, por exemplo, ele demonstra mais firmeza e estabilidade.
No entanto, o Palio cobra mais por todos esses avanços ponto de colocá-lo em outro patamar dentro da gama de veículos Fiat. O cara que antes tinha dinheiro somente para comprar a primeira geração do carro, agora terá de optar pelo Uno, que assume de vez o posto do primeiro Palio. Agora o Punto que se cuide.
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gostou mais da 1.4??? O que está acontecendo? Quanto mais potência, melhor!!! POWERRR!!! rsrsrsrs. Brincadeiras a parte, o relato que me impressiona mesmo é a ausência de plástico barato no interior. Sendo essa a minha grande decepção com o Uno (que era simpático no design, mas sofrível na qualidade de absoultamente tudo, que carrinho vagabundo), passo a crer que o Palio vai realmente agitar o mercado com a nova versão.
vamos ver se a fiat vai conseguir desbancar o gol com esse novo modelo, a missao do palio sempre foi essa mas nunca teve exito, finalmente o novo uno conseguiu, mas ficou instavel veremos se esse se manterá firme e forte na primeira colocaçao.
agora que mania que a fiat tem de colocar esses adesivos nada a ver estraga o desenho do carro
Vou comprar o novo palio só por ele já vem tunadooooo!!!!!! kkkk
realmente a fiat esta com algumas manias esquisitas!!!
O novo palio me surpreendeu, quero dar uma volta nele pra ver se ele também é um bom carro fora das fotos
Esse Palio tem tudo para tomar a liderança do Gol G5 (G3 de fato). É mais bonito externa e internamente, tem espaço interno similar, tem motor mais moderno e "esportivo" (o 1.6 16V que gosta de girar), sem contar que o departamento de marketing da Fiat talvez seja o mais competente dos departamentos de marketing dos fabricantes aqui instalados.
O que ainda pesa a favor do Gol é a credibilidade que adquiriu ou que atribuíram a ele no passado: Gol não quebra nunca; Gol tem a manutenção mais barata; Gol, qualquer mecânico mexe…
Exatamente.
pessoas, recentemente fui trocar uns carros da empresa e tive a missão (indigesta) de ver um por um todos os compactos: Celta, Fiesta, Uno, Palio, Gol e Sandero. Uma coisa é verdade: o Gol G5 está num patamar muitíssimo superior a todos em termos de dirigibilidade e qualidade geral, é impressionante a diferença quando vc compara todos (ainda mais sem interesse emotivo, como era o meu caso). A questão de ultrapassar o Gol em vendas será justamente essa, pois o Palio tb goza da boa fama em termos de manutenção.
Como será que o novo Palio anda no LaNCAP? Uma vez que a fabricante insiste em entregar veículos sem airbags? O antigo ELX recebeu uma (!) estrela, não equipado com airbags.
Concordo com o billy, esses adesivos estragam o carro, por sorte eles não vem originais de fábrica 🙂
Missao do Palio em tomar lugar do Gol eh qse impossivel! Mas vamos ver se ele tem folego!
A missão do Palio será manter a Fiat na liderança , visto que a montadora persegue a liderança geral ( ser a primeira ) e não por modelos…
@ Guilherme
Neste ponto concordo com vc, Fiat lider sim, mas o palio desbancar o Gol???? Eh mto dificil!!
Companheiros, certa vez comentei que meu Gol Power 1.6 com 13000 Km , já havia quebrado em dois anos de uso: ar-condicionado , alternador ,trava elétrica e seta do pisca.Pois agora a surpresa máster,o motor fundiu com 13545 KM, vou repetir FUNDIU.Como as revisões estavam em dia a VW PELOS MENOS vais trocar o motor,ainda que tudo isso faça eu ficar sem carro por 3 semanas.Da próxima vez vou de Fiat , tinha um Palio que foi roubado , que coisa viu.
@Luiz, seu carro fez parte daqueles que saíram da fábrica com o óleo do motor fora de especificação ?
Será a derrota do Gol?
@ Luiz
em 2009 comprei GOL 1.0 novo e depois de 6 meses na troca de oleo autorizada o mecanico me disse q alem de trocar oleo deveria trocar motor tbem! Foram 15 dias sem carro!
em 2010 troquei o Gol 1.0 por Gol 1.6 novo, e novamente na primeira revisao mecanico me disse q deveria trocar motor! Mais uma vz 15 dias sem carro! Claro q tudo feito sem custo pela VW, mas soh a dor cabeca de alterar documentacao e na hora da venda, carro eh desvalorizado! Em resumo, VW GOL nunca mais!!! Luiz trocar motor para a VW eh normal, tah virando rotina!!!
ta bonito pro carnaval com esse adesivo
Comprei um… 1.4. Motor macio e carrim muito gostoso de guiar. Projeto maduro. Mas so recebo semana que vem.
@Daniel @Luiz
Provavelmente a causa dos problemas do Gol seja mesmo borra e má lubrificação, que causam desgaste prematuro e sobre-aquecimento até mesmo no sistema de ignição – vejam isso, apesar do texto ser sobre motores turbo, dá a entender que o motor do Gol tem o mesmo problema, o que indica má qualidade de projeto. De qualquer maneira, a Vw tem a obrigação de esclarecer o problema aos proprietários.
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VW / Audi sludge problems
While the the 1.8T engines in Audi A4's, Audi TT, VW Passat, Jetta, Golf, New Bettle, are all very prone to sludge build-up, Audi/VW does not have an extended warranty for them from the factory. The factory warranty is 4 year/50,000 miles but it can be extended if purchased.
Although Audi/VW now has 10,000 mile service intervals, oil changes can be done between "services", and should be done if the vehicle is driven in heavy traffic, offroad, and non-highway use. Also, Audi/ VW will only warrant an engine if the customer has proof of all their oil changes. As of 2004 I belive all 1.8T engines must use synthetic oil.
So if you own one of these sludge-prone engines, what can you do? Obviously, Volkswagen Audi Group (VAG) recommends that you use only VW/Audi recommended oil. You should also keep up on your oil changes, making them more frequent if you drive hard or haul a lot of cargo. The most important thing for the VW or Audi owner is this: if the oil light comes on and beeps the high pitch beep that almost everyone ignores, pull over and shut the engine down immediately. Many VAG engines can be saved by this procedure. Have the vehicled towed to a VAG dealer. Their standard procedure is to inspect the cam bearings; if they're not scored, the oil pan will be removed and cleaned out and all the crankcase breather hoses and the oil pickup tube will be replaced. They'll do an oil pressure test with a mechanical gauge, and hopefully will also replace the turbo lines. Finally, the turbo will be checked for bearing free-play. The VAG turbos run really hot even with proper oil and coolant supply – that's why you need a good quality synthetic in them.
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@Brasileiro com vergonha na cara, esse caso dos motores 1.8 Turbo de 150 cv e 180 cv da VW e Audi é emblemático no Brasil, muitos motores e turbinas apresentaram problemas em veículos como Golf GTi e Audi A3 1.8T. Mas isso ocorreu essencialmente pelo fato dos proprietários desses carros não efetuarem a troca a cada 5 mil km, quem efetuou as trocas nesse intervalo de tempo, curtiu alegremente seu carro.
No caso dos motores do Gol, Voyage e talvez Fox que apresentaram problemas ou que quebraram, isso ocorreu porque algum inteligente lá na VW acabou mudando a especificação do motor, ou seja, os carros já saíram de fábrica com o óleo errado. O resultado foi a famosa "oficina ativa" para a troca de óleo e o aumento da garantia do motor.
Nossa, gostei dos pontos que vocês citaram. eu Comprei um… 1.4. Motor macio muito bom pra rodar por aí!
comprei um novo palio 2012 1.6.16 valvulas,o motor deste caro e muito fraco em subidas retonadas se ligar o ar ai a coisa fica pior ainda.o torque em baixa velocidade e horrivel estou arrependido de comprar este palio.
Paulo quando foi que você comprou?
Fiquei agora preocupado com esta sua historia do motor 1.6 não responder bem; comprei um dualogic e pra variar um pouco em nenhuma loja tinha para teste drive, fiz a compra de certa forma no escuro; estou pensando seriamente em cancelar a compra muita demora para darem um sinal de vida. alias aviso a qm esta interessado neste carro sentem pois a coisa ta feia a fiat não esta dando conta ao ponto deles não darem nem prazo para entrega
muita demora na entrega comprei a 80 dias ate agora nada!!!
fiat não e mais carro e carroça o preço e acessorios nem chega perto por exemplo de honda