Pronto, agora passamos a ter mais uma marca atuando no segmento compacto. A Nissan acaba de lançar a minivan Livina, fabricada no Brasil e com preço a partir de R$ 46 490. Terá quatro versões de acabamento, duas opções de motores, ambos 16V, e câmbio automático, como convém aos familiares atuais.
A Livina, não para negar, tem o dedo da Renault no Brasil. O motor 1.6 é dela, por exemplo, como também a ideia de oferecer 3 anos de garantia. Houve muita polêmica quanto ao design e a mecânica do monovolume aqui no blog, mas uma coisa é real: a Nissan está mais antenada com as exigências do cliente brasileiro que a própria Renault.
Na transmissão, por exemplo, nada de modelos “automatizados” e sim um verdadeiro automático, de 4 marchas, é verdade, mas mais na linha do que o líder do segmento oferece, o Fit. Os motores também não são tão raquíticos quanto os dos rivais 1.4 e 1.5 esguelados até passar de 100 cv. Por fim, as dimensões são bem generosas e nem falamos da versão de 7 lugares, que chegará em breve. A distância entreeixos é quase tão boa quanto a do Meriva e porta-malas é imenso – 449 litros, quase um sedã como o Symbol. Há ainda o acabamento honesto, longe da “plastiqueira” vista nessa faixa de preço (até o Fit se entregou a esse vício).
Mas nem tudo é lindo. Custava imitar o sistema ULT da Honda, que permite inúmeras configurações de bancos? Ou, então, ousar mais no design, como ela fez com o Sentra, hoje o modelo mais vendido da marca? São detalhes assim que tornam um veículo vencedor no mercado. O brasileiro não é bobo, sabe retribuir quando um fabricante corresponde com um produto superior, basta lembrar dos modelos sul-coreanos, que hoje fazem sucesso e eram ridicularizados não faz muito tempo.
Ao menos no preço, a Nissan foi coerente. A versão de entrada, por exemplo, está quase R$ 5 000 abaixo do Fit 1.4 LX. É mais cara que o Meriva e o Idea, mas tem motor mais forte, anda mais e até é econômica para quem tem um motor de maior cilindrada. A marca estima vender 800 unidades por mês, portanto, abaixo de todos os seus concorrentes.
Veja aqui um comparativo com Fit e Meriva e abaixo os preços das quatro versões.
Livina S 1.6 16V manual – R$ 46 690
Livina SL 1.6 16V manual – R$ 51 490
Livina S 1.8 16V automático – R$ 50 690
Livina SL 1.8 16V automático – R$ 56 690
Bonita ela não é, mas tem preço competitivo. Resta saber se tem boa qualidade.
É feia de DOER, isso sim! Medonha!
eu gostei dela com o pacote esportivo, essa vermelhinha da foto. acho que estou ficando velho.
Horrorosa, cara e com nome ridículo. Vai afundar ainda mais a Nissan em nosso mercado – justamente uma marca que possui produtos excelentes, mas a Renault está conseguindo estragar tudo.
Veio se juntar ao Sentra e Tiida para afundar a Nissan no Brasil…e olha que o presidente é um brasileiro. Dá-lhe Fit.
Eu achei mais bonita que sua par européia, a Note… Sem contar que aproveita muitas partes dela, a frente é praticamente a mesma.
Apesar de toda a plêmica com relação ao estilo, derivação etc…
Tenho que tirar o chapéu para a Nissan, pois ela é o única que está produzindo novos modelos de veículos "NO BRASIL"! As demais montadoras os traz de México, Argentina etc…
A Renault também está investindo "AQUI"! É certo que os Dacia Logan e Sandero não são originalmente produtos que recebem a logo Renault na Europa, mas é com pesar que constato que os demais veículos de sua faixa de preço/mercado, não se diferem em nada em modernidade, tecnologia, conforto e segurança.
Nós deveríamos dar mais valor à aqueles produtos que nós produzimos e que nos dá renda e empregos. Mas "nunca", devemos deixar de cobrar por paridade (com veículos europeus, americanos etc…), segurança, conforto e preços justos!!!
Quem sabe num futuro próximo, a Reanult-Nissan possam estar nos disponibilizando bons produtos com preço, manutenção e desvalorização condizente às nossas necessidades…
…plêmica não… POLÊMICA!
gostaria de comprar uma livina
com:
airbeg duplo
direção
ar
e automatica
qual o preço minimo
taxa de financiamento
e se voces pegam um fit 2004 tudo original sem batidas com 115000 km
e um gol 2003/2004 com 150000 km e qual o preços que voces pagam por
esses 2 carros
grato
doimo
O carro nao tem um estilo atraente, concordamos todos. O modelo X-gear nao veio adequado para um modelo adventure. Porem qual carro no preco do Livina oferece air bags, abs, consumo bom, porta malas bom????
O q vcs acham??? Comparem com o Palio W. Adventure!
Grato.
Não e um modelo cheio de frescuras como oque vc esta acostumado, creio ainda que vc prefira um gps que air bag… eu tenho quase certeza que vc comprou um fit por R$ 55,000 e hj vale menos de R$ 30.000… abraço@Lorenzo