O aumento do IPI em 30 pontos percentuais no preço dos automóveis importados gerou grandes consequências para o mercado brasileiro. Além da Chery e da JAC Motors – que se revoltaram contra o governo após ter tomado esta medida –, a Great Wall se “integrou ao grupo” e foi além. A marca chinesa desistiu de vender seus automóveis no Brasil, ao menos por enquanto.
A informação foi divulgada pelo diretor-geral da CN Auto, Ricardo Strunz. No comunicado, Strunz ainda comentou que o final de 2011 para o mercado automobilístico brasileiro deverá ser ruim, com quedas nas vendas devido à elevação do IPI.
Antes do aumento no valor dos automóveis não fabricados no Brasil, a importadora CN Auto visava aumentar sua participação no mercado com os modelos Topic e Towner.
E assim estamos perdendo a chance de ter um mercado diversificado com preços competitivos.É lamentável.
Acho uma postura correta.
Se desistiu, é porque, muito provavelemtne, não tinha intenção de fabricar no Brasil. Abra o olho KIa. Se é por falta de adeus.
E aih Dilma???? Nao entendo mesmo esta questao do IPI, ou melhor entendo sim as pessoas, empresarios, montadoras q estao por tras, mas bem q Dilma poderia ter tomado mesma atitude qdo baixou IPI, como em anos anteriores! Espero q no fim do ano, nossas montadoras nao deem desculpas e mandem funcionarios embora!
apenas 3% dos carros importados que competem com nacionais serão afetados pelo aumento do IPI. Isso mesmo: ínfimos 3%!!!! (sendo que quase tudo deve ser dividido entre i30 e QQ). Isso porque o restante do que é importado vem da Argentina, México e Uruguai (e portanto não sofrem com o aumento) ou é carro de luxo (carros acima de 60 paus, que sempre virão de fora e não tiram emprego de ninguém por aqui). Alguém afinal acredita que esses 3% seriam capazes de afetar os postos de trabalho brasileiros. Piada! E de mal gosto….
Importados pra quê?? Afinal, temos o Logan Adventage!! @Leandro Pi, veja:
1- O tal imposto não serve para afastar os importados, pois irão continuar chegando – agora com preços liberados para o cartel!
2- Tampouco serve para manter empregos, pois veremos várias fábricas indo embora até para o Uruguai. E os preços já aumentaram.
Só resta um motivo: proteger o cartel de bebês chorões, que move a quadrilha da Dilma-la-la terrorista e do pilantra do Mantega, que deve ter embolsado uma bolada. Sabe o que vai acontecer? O castelo de cartas vai cair: quando as vendas diminuirem, todos os picaretas irão quebrar a cara. Vamos mostrar para esses bandidos que o Brasil não é um país de bananas.
Piada mesmo é ver o brasileiro engolir mais um aumento de imposto para um Estado sucateado por desvios de dinheiro, mensalões, obras superfaturadas e outros escândalos que vemos todos os dias nos jornais.
Ninguém fala nada. Nossos honestos deputados e senadores ficam caladinhos, não pedem explicações, fica tudo como estava…Ninguém sabe de nada. Tal qual o Lula "honoris causa".
O que falar de um país onde se muda as regras todos os dias. Qual o empresário que terá interesse em investir num mercado onde todo dia os juros mudam, os impostos mudam, as restrições e reservas de mercado mudam, o humor do governo federal muda.
Será que se eu for vender um carro usado e hoje peço 20mil, amanhã quando o comprador que dispensou outro carro que ele tinha em vista vier com o dinheiro que estava aplicado a meses rendendo mais devido a menor alíquota do IRenda por aplicações de longo prazo que ao retirar o dinheiro para me pagar eu digo que agora não vendo mais por 20, agora quero 22mil e vou retirar o som que havia combinado de ir junto com a venda.
Será que esse comprador achará minha atitude correta e eu uma pessoa séria de negócios ou um tratante?
Esse é o Brasil, por isso faltam produtos, falta álcool, falta produtos industrializados e etc. Quem vai investir na produção e correr riscos e especulação financeira por mais arriscado que seja é muito menos do que ficar a mercê do governo esquerdista que mal conhece a diferença entre privado e público.
Sou brasileiro e já desisti faz tempo.
Enquanto isto a Nissan irá anunciar fábrica para 200.000 carros /ano e 4.000 empregos diretos , provavelmente no Rio.
Esta é a diferença entre a empresa que realmente quer investir e a que se aproveitaria de um momento favorável para vender seus carros rejeitados na Europa e EUA.
Como se diz é " separar o joio do trigo ."
Qual a confiabilidade de um governo,que de uma hora para outra,para atender á empresários cumpanheiros de montadoras"nacionais",muda as regras do jogo,contrariando a própia lei,que não permite aumento de impostos de maneira súbita,mas sim com pelo menos 90 dias de prazo?Se a China resolver retaliar essas medidas absurdas da D Dilma e seu Manteiga,não será nada bom para nosso comércio exterior.Lem bro que há pouco tempo o bebum aposentado Lula, fazia longas viagens no seu aero51,para dizer aos países estrangeiros:Invistam no Brasil!Podem vir que serão recebidos de braços abertos!O Brasil precisa do investimento de vcs!E outras mentiras desse nível.
xiru
só 4 mil empregos? A renúncia fiscal por fábrica no Brasil gira em torno de 2 bilhões de reais em 20 anos (podem pesquisar). Isso dá 500 mil reais por funcionário. Era mais barato para o estado pagar pro cara ficar em casa. Ou entar dar a grana para ele montar uma lojinha e empregar mais gente. Imaginem quantos empregos 4 mil novos micro-empresários gerariam em 20 anos? Esse é o tipo de conta que brasileiro não faz (ou não sabe fazer). Fica todo mundo histérico e exitado (como o sr. "Joio" Guilherme acima) com o anúncio de uma nova fábrica de carros no Brasil que nunca vê a conta.
e outra…quais carros foram rejeitado nos EUA? O VW Passat alemão a 95 mil reais? O Mini Cooper inglês a 70 mil? Podem trazer todo esse "lixo" de yankee para cá então! Muito melhor do que comprar um "top hit" brasileiro tipo Corolla a 90 mil reais ou Palio Adventure a 55 mil….
Fico imaginando essa ampla diversidade de marcas e modelos diferentes entrando no país: como essa concorrência seria benéfica para o consumidor. Mas como em banânia o consumidor (povo) é sempre o último a ser levado em conta…
O Hover (da foto) é um dos melhores veículos chineses – inclusive o motor diesel foi desenvolvido pela própria GWM em parceria com a Bosch – é um dos utilitários mais vendidos da categoria da Austrália. Mas aqui não precisamos – temos Gol e Logan pelo mesmo preço, pra quê mais? A lógica do IPI maior é bem simples, na realidade: esqueçam empregos, e toda essa mentira: o fato é que, se há crise, lá fora estarão vendendo menos – para as montadoras antigomobilistas do Brasil-sil-sil fica impossível, então, exportar carroças – eis que surge um imposto milagroso, mantendo o gordo faturamento e exportação de lucros das montadoras picaretas multinacionais no país tupiniquim.
Se é por falta de adeus….bye bye. Não vai fazer falta nenhuma.
Vamos lá gente… Tá dando certo! Boicote às montadoras "donas" da ANFAVEA, até o final do ano ou até cair essa medida ou os preços dos carros fabricados no Brasil.
Acho que ninguém acha justo pagarmos o preço mais caro do mundo por um veículo, sem os mesmos níveis de tecnologia e segurança que os equivalentes estrangeiros pra sustentarmos executivos de multinacionais estrangeiras, banqueiros e financeiras. Todo mundo aqui deve trabalhar duro para poder conquistar suas coisas, portanto façamos campanha em todos os meios e formas possíveis para atingirmos este objetivo:
Se eles não vendem, serão forçados a baixar o preço. O governo a reduzir impostos (e também pra não perderem a popularidade com desemprego e recessão) e só os consumidores é que poderão se beneficiar.
Não vamos baixar a guarda agora! Estamos com a faca e o queijo na mão, agora é só cortar. Boicote ao carro zero das montadoras da ANFAVEA até o final ou até a lei imbecil do IPI cair ou o preço do carro baixar para patamares anteriores a 2008. Se já conseguimos o impeachment de um presidente, isso certamente não será tão difícil. Avisem seus familiares, amigos e colegas para aderirem ao boicote.
Tem algumas montadoras q vao fazer falta, pois seus produtos sao mto bons, mas outras temos q agradecer e dizer tchau!
IPI nas alturas é coisa de Brasil mesmo, quando sera que vamos ter uma politica justa e poder comprar carros no preço honesto como acontece em outros paises.