Evidentemente vocês não devem se lembrar do ano de 1976, data que marcou os carros de passeio movidos a diesel no Brasil. Contudo, a crise do petróleo proibiu a venda de carros a diesel no país naquele ano, e o governo brasileiro colocou em circulação somente utilitários movidos a esse tipo de combustível.
Mas os velhos tempos estão prestes a voltar. A Petrobrás inclusive, pressiona o governo para o retorno do diesel em automóveis. No último Fórum Diesel, organizado pela SAE Brasil, diversas empresas acederam à volta do diesel nos automóveis de passeio. Porém, o combustível não deverá “ressurgir” de imediato. As empresas querem que os veículos a diesel voltem em 2014.
Sendo assim, uma longa empreitada em Brasília será realizada para persuadir o congresso nacional para liberar o diesel para os automóveis.
Já começou….
1º Mercedes ML350 CDi;
2º Land Rover Freelander SD4;
3º SsangYong Korando 2.0 E-XDi200;
Estão liberando primeiro para os SUV´s pequenos… mesmo eles não tendo "caixa reduzida" nem "carga de 1ton". Pra depois chegar nos carros pequenos.
Só resta saber quanto tempo a Petrobrás vai demorar pra produzir um Diesel de qualidade…. Euro 5 (10ppm)
Só espero que a liberação, seja seguida de uma norma rigorosa de emissão de poluentes, exigindo assim das montadoras que tragam para cá os modernos motores a diesel usados na Europa
Tomara que volte, pois esse etanol é a maior furada que temos, pois apesar de ser país de 8 milhoes de km2, o governo petista tem que importar etanol dos eua, pq aqui não compensa produzir! essa é a verdadeira herança maldita que o fdp do lulla nos deixou!
Que vergonha esse etanol e nosso governo… sem vergonha. Que venha o diesel, mas tem que ser o limpo, e não essa "coisa" que a Petrossauro nos empurra hoje.
Acho muito difícil o lobby dos usineiros permitir que se tenha automóveis a diesel no Brasil.É esperar para ver.De qualquer maneira,como disse o brasileiro acima,o diesel no Brasil é um lixo cheio de enxofre,e a Petrolula deveria refiná-lo de maneira decente para que ficasse no padrão do primeiro mundo.
Será que vem mesmo???
tomara que tudo dê certo a volta do carro a diesel no Brasil. Esse sim é o combustível mais eficiente. Um motor a diesel bem moderno e com combustível de primeira emite menos co2 por km rodado que um a gasolina e consome menos por litro que um híbrido. Não é a toa que europeu compra mais carro a diesel que a gasolina.
E agora usineiros???? Gostaram da noticia?? Vao continuar escondendo etanol ou controlando producao pra faturar mais???
Com tal diesel ruim, é melhor deixar como está. A pior gasolina, o pior diesel são os nossos!
O pior é que ninguém fala mais do preço do Etanol, já desandou.
carro flex + GNV + proalcool = FIASCO
pois é Jonathan; eu continuo firme forte na gasolina, com meu 2.0 que faz 12 Km/l. Pra que vou me importar com um flex gastão que consome o dobro? Ou um GNV não original de fábrica? Seria legal se houvesse um programa sério para ter carros eficientes movidos só a alcool, mas como não tem nem em sonho, melhor torcer para chegar aqui o diesel limpo e a liberação para automóveis…
O que deveríamos estar recebendo no mercado eram carros à etanol de alta compressão e híbridos à etanol. Mas como nosso governo é formado por um bando de pilantras, o que recebemos é mais impostos, etanol caro, e reserva de mercado para poder comprar kombi. Se preparem para a nova cpmf…
Nem aquela continha simples não faço mais, só abasteço com gasolina. Não perco nem tempo de olhar mais para a bomba, pois me sinto um perfeito idiota. Meu carro é flex, paguei mais caro por isso. Qual a recompensa que tive?
Prezado Avila, o pior é que um carro flex não tem o mesmo desempenho ou consumo de um veículo à gasolina. Faz tempo que meu carro não recebe álcool. Etanol comigo nunca mais, infelizmente.
O Foda é que a diferença não existe, gasosa ou Etanol dói no bolso da mesma forma, Flexibilidade é o caralh….
Em 2014 o governo deixará de dar "subsídios" para o diesel e, assim, liberarão a utilização de diesel por veículos de passeio? Daí o preço do diesel será equivalente (ou mais caro)que o da gasolina, os carros a diesel serão mais caros que os a gasolina ou flex, inviabilizando ou tornando-se impopular a medida. Querem apostar?
Bom, de um governo que até nem avaliou uma forma de incentivar a venda de veículos híbridos ou elétricos, não espero mais nada. É daí pra pior…
Tem que liberar. Só assim o consumidor terá mais opções. O alcool , ou melhor, Etanol – novo nome deu azar? – foi para as cucuias graças a um governo incompetente e usineiros descomprometidos com a sociedade e o mercado interno.
Eu sou extremamente favorável à liberação do diesel, pois assim acaba dando espaço para a produção de biodiesel, que é menos dependente de uma única matéria-prima, possibilitando o uso de oleaginosas mais adaptadas às condições de cada região, garantindo a oferta do combustível ao longo das entressafras e ainda viabilizando a manutenção de estoques reguladores com mais facilidade.
Com a tendência do Euro 5 promete Reduzir em até 80% as emissões de poluentes,no Brasil os veiculos vão liberar teor de enxofre máximo de 50 ppm (partes por milhão), espero que o Brasil produza veículos de passeio a Diesel, com o preço e qualidade dos atuais combustiveis liberados, só nos resta esperar.
Chevrolet Cruz 2.0 16V Turbo Diesel mais forte Velocidade.
ESTAMOS 36 ANOS ATRAZADOS QUE LIBEREM O CARRO A DIESEL O MAIS RAPIDO POSSIVEL O BRASIL PRODUZ O CARRO A DIESEL PARA OS OUTROS E PARA NOS NADA
eu espero chega 2014, liberar o carro passeio motor diesel,, finalmente…
eu gostaria comprar um carro Chevrolet Cruze LTZ 2.0 VCDI 150 CV – turbo diesel, 2012 e 2013…
eu tenho uma camionete Sportage (curto) 2.0 Tdi, ano 2001/01, sou unico dono, comprei zero loja concessionaria kia, ate hoje eu nao vendo a mh camionete sportage diesel.
abraços
eu comprar SIM Chevrolet Cruze LTZ 2.0 VCDI 150 CV – turbo diesel, 2012 e 2013…
Aguardo liberar o carro passeio diesel daqui 2012 e 2013…
ACHEI MUITO INTELIGENTE A OPNIAO DE TODOS APOIANDO A EVOLUÇAO DO BRASIL NO DIESEL PARA CARROS DE PASSEIO QUE TAMBEM SAO PARA TRABALHO OS AUTOMOVEIS ,CHEGA DE BRASIL ATRAZADO ,TA LIVRE O DIESEL NO MUNDO TODO PARA AUTOMOVEIS ,A GM E TODAS AS FABRICAS DE AUTOMOVEIS NO BRASIL TEM QUE DAR APOIO PARA GOV,DILMA PARA LIBERAR URGENTE ÉSSA TECNOLOGIA DOS MOTORES DIESEL MODERNOS DE ULTIMA GERAÇAO DA EUROPA PARA NOSSO BRASIL FICAR COMPLETO E DEMOCRATICO ,E TEM GENTE QUE PENSA QUE O DIESEL NAO A IMPOSTO NELE,NAO MUITO ENGANADOS EM 1999 O DIESEL ÉRA 3 VESSES MAIS BARATO QUE A GASOLINA E AGORA TA PREÇO DO DIESEL TA PERTO DA GASOLINA ,E O DIESEL É UM COMBUSTIVEL QUE TEM UM CUSTO BEM INFERIOR AO DA GASOLINA PARA AS REFINARIAS É UM COMBUSTIVEL MAIS BRUTO ,A GASOLINA DA MAIS TRABALHO PARA AS REFINARIAS PASSA POR VARIOS PROCEDIMENTOS ALEM DE SER PIOR PARA NOS CONSUMIDORES GASTA MUITO NO CONSUMO ,E O DIESEL É POTENCIA E ECONOMIA AO MESMO TEMPO ,AINDA MAIS OS MOTORES MODERNOS QUE EU JA ANDEI NA EUROPA QUE PASSAM DOS 30 KM COM UM LITRO DE DIESEL E NA CIDADE NAO DA MUITA DIFERENÇA NA ECONOMIA ,É INCRIVEL DIESEL VENHA JAAAAAAAAAAAA
http://www.carroadiesel.blog.br. Tem que liberar mesmo, principalmente porque somos um país livre e nem os países ditadores existe essa proibição. Tem que liberar ainda, porque embora muitos não saibam, muitos daqueles motores modernos que poluem menos que a gasolina usados na Europa, são feitos aqui no Brasil para exportação. Essa proibição no cenário que o Brasil vive hoje, é um verdadeiro atentado ao livre arbítrio do consumidor de escolher o que é melhor para si, já que nos dias de hoje, não há nenhuma justificativa realmente necessária para sua sustentação. Acorda Brasil! liberdade não é somente "poder" votar.