A Chevrolet divulgou hoje os preços do Chevrolet Cruze, seu lançamento mais aguardado do ano. Por R$ 67.900, o cliente leva para casa a versão LT, com câmbio manual. Quem optar por essa configuração, mas com câmbio automático e sensor de chuva, pagará R$ 69.900 – preço que sobe para R$ 71.900 com bancos de couro.
Acima dessa versão há a LTZ, topo de linha, que sai por R$ 78.900. Entre seus equipamentos exclusivos, estão o sensor crepuscular, os airbags laterais do tipo cortina, a central multimídia com tela de LCD de 7, entre outros. O motor é sempre 1.8 16V flex, de 144 cv (no etanol), enquanto o câmbio pode ser automático ou manual, com seis marchas nos dois casos.
Com meta de emplacar 3.000 Cruze por mês, a Chevrolet começa a entregar as primeiras unidades do sedã já na próxima semana.
Nota do editor – Tomei um susto aqui na Alemanha quando soube o preço do Cruze mais barato. Talvez o sedã até tenha equipamentos para justificar esse preço perante alguns concorrentes – e não incluam aí Peugeot e Renault porque seus sedãs têm mais a provar que os da VW e Chevrolet e por isso oferecem mais por menos -, mas é uma cacetada começar com R$ 68 mil numa versão manual básica.
Sei lá, psicologicamente, é um valor alto para dizer ao público que seu produto é superior, a mesma estratégia que a Volks usou com o Jetta, mesmo o sedã sendo inferior em vários aspectos técnicos – motor, suspensão e equipamentos, isso na versão “Bora”, de entrada.
Ou seja, por quase R$ 70 mil você leva um Fusion automático bem equipado, por exemplo. Mas como dizem alguns colegas, a velha teoria do “se pegar pegou” é que manda. Se houver demanda, maravilha. De qualquer maneira, vou dar uma olhada com calma no que a GM oferece no novo sedã antes de ter uma opinião final.
Ricardo Meier
O loteamento do mercado automobilistico nacional continua funcionando normalmente a despeito da "invasão chinesa".
Os chineses – por enquanto – atuando na faixa popular inicial (Chery QQ), popular intermediária (JAC) e médio-premium (MG), reservando a lucrativa faixa dos médios-compactos (Corolla, Civic, CRUZE, Elantra) para as montadoras "tradicionais". Ou seria mera coincidência não haver chineses nessa faixa de preço ?
Felizmente para seus consumidores,a GMB não quis aproveitar os velhos motores monzaflex 1.8 e 2.0 no Cruze.
As concessionárias estão cobrando ágio que varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil dependendo da versão desse carro.
Mesmo trazendo um novo motor e câmbio, uma nova plataforma e um painel/console ao menos aperentemente de visual e qualidade superior aos demais concorrentes no Brasil, o Cruze é um carro que nasce velho para mim em termos de design.
– Visual frontal que agora é padrão da GM, entretanto é sem expressão alguma.
– Farol de parábola única.
– Lanternas traseiras cujo desenho não combina com o carro.
– Moldura preta após o vidro da 2ª porta, que mais parece um enxerto ou uma gambiarra.
Mesmo enquadrado como sedã médio no Brasil, o Cruze é um carro que não transmite sofisticação em termos de design, visualmente é um carro bastante simplório, digno de ser carro de entrada em países desenvolvido. Muito provavelmente será adquirido no Brasil apenas por fatores como:
– Ser novidade.
– Novo motor e câmbio, em um segmento que não tem muita evolução nesse aspecto.
– Fãs da Chevrolet que ficarão/ficaram órfãos de Astra e Vectra.
Não diria que será fiasco, o Agile é a prova que o cidadão comum não sabe comprar carro, mas não incomodará o líder de mercado que é o Corolla, sem contar que tem o Elantra e que certamente conquistará muitos clientes devido as campanhas agressivas de marketing da CAOA.
Aham Chevrolet… Quer emplacar 3.000/mês cobrando quase 68.000 mil na versão de entrada. O preço do Cruze deveria ser o mesmo do Jetta, sem discutir a questão dos motores, afinal motores moderno a Peugeot e a Renault também tem no 408 e no Fluence e não cobram nada mais por isso. Quem vai realmente fazer um estrago é o Elantra. A CAOA sabe conquistar o consumidor comum brasileiro, visto que colocou a marca em outra aura, fugindo das marcas comuns e até das japonesas. O Cruze, se emplacar 1500/2000 por mês a Chevrolet deveria comemorar.
Ricardo Meier…
Aconselho-o a começar a tomar "antidepressivos" antes de seu retorno ao Brasil! Para minimizar o choque de realidades!!! KAKKK…
O "degrau" é bemmmmm grande! E não falo só de autos! Só quem conhece países como a Alemanha sabe o que falo!!!
Bom trabalho por aí!
Não é nenhum OPEL… É apenas um coreano "de segunda categoria", é o Daewoo Cruze. A Daewoo faliu e foi comprada pela GM. Concorre no máximo com o Renault Fluence (ou Samsung Fluence, outro coreano de segunda). Não dá para custar o mesmo que um coreano de primeira como o Hyundai Elantra, que apesar da CAOA, é a atual referência da classe. Mas vai ser o Carro do Ano do Brasil, assim como o Agile foi… Podem apostar…
Vi o carro e em alguns itens achei uma regressão em relação ao Vectra, sendo que o mesmo usava palhetas flat-blade e o Cruze tem as convencionais, e os repetidores de seta são nos paralamas, o Vectra os tinha no retrovisor. O material do painel do Vectra era emborrachado e macio, do Cruze é so emborrachado, Posso estar enganado, mas o espaço interno me pareceu tbem inferior ao Vectra.
Serah q tem gente q paga agio pra ter um carro deste!?????
Com tantas opcoes no mercado, q na maioria das vzs sao bem melhores, e ainda comecar com preco salgado de 68 mil?? O q GM quer com isto???
Já está no configurador online do site da Chevrolet.
O mais interessante é o preço do pacote R7D na versão LT (mais simples), nesse pacote a diferença para o R7C automático é o Couro, cujo valor é de R$2.000,00 a +. (DETALHE: O “couro” é napa de bicicleta, couro vegetal, couro “ecológico, hahaha” por nada menos do que 2mil), preço maior do que couro animal verdadeiro, até mesmo dos excelentes couros da Tapeçaria do Alemão em SP.
A napa é feita de borracha de seringueira é esquenta muito mais do que o couro animal, chegando a queimar e esquentar os testículos e podendo provocar esterilidade.
Na versão LTZ, o couro napa é de série.
No Vectra Sedan e Hatch, para subir ou descer os vidros elétricos o sistema “um toque” está presente em todas as 4 portas (tanto para subir ou descer), já no Cruze o sistema “um toque” é para as 2 dianteiras, na traseira somente para descer.
Parabéns Gmb, 2mil por um tecido de borracha “napa”.
Outro detalhe é a falta de pintura perolizada disponível.
A suspensão traseira é semi-independente.
As rodas nas duas versões são de alumínio e não de liga leve na Ltz, porém com desenhos diferentes.
Distância entre eixos é 2685mm e no Vectra Sedan é 2703mm
GM … nunca mais.
@Comanche
Acho que a questão de não ter o um toque para subir no vidro traseiro é uma questão de segurança, por causa de enforcamento em crianças.
Este carro deveria custar o preço do Cerato ou menos. Não tem como cogitar comprar um GM com a Hyundai e a Kia no mercado, principalmente pelos preços que estão pedindo…
@Leandro Dias,
A linha Vectra vem com o sistema anti-esmagamento em todos os vidros.
O anti-esmagamento é um dispositivo de segurança que detecta qualquer obstáculo que impeça o vidro fechar.
Exemplo: Ao encontrar o dedo, o pescoço, a cabeça… entre os trilhos do vidro quando o mesmo estiver sendo erguido, a parte do corpo é detectada e o vidro pára ou recua alguns centímetros.
Existe até uma resolução do Contran se não me engano que diz que todo vidro com acionamento elétrico, deve ter dispositivo anti-esmagamento.
Assim, o que fica claro é que a Gmb quis foi cortar custos retirando alguns ítens que até o Civic não tinha e não tem nas 4 pts, mesmo subindo o preço final do produto e aumentando o lucro brasil.
Com certeza por pouco a mais vc. leva um Fusion que é mais equipado e é de outra categoria, maior,mais “status”, muito mais carro. Porém estamos no brasil… então vai ter mané comprando com ágio…
O lançamento da Chevrolet já está ultrapassado. Serve para os saudosistas de Opala, Monza e outros já falecidos modelos da marca. Infelizmente para a Chevrolet, o que importa é lançar porcarias no Brasil, já que não somos exigentes como os Chilenos por exemplo.
alguém me responde uma coisa: quanto está custando um belo Malibu na concessionária????????
@Leandro Pi,
O Malibu Ltz é vendido por R$75,000 a R$80,000 em SPaulo/Capital.
hum……se a GM conseguir vender então o Cruze LTZ pelo mesmo preço do Malibu então a situação intelectual do brasileiro estará pior do que eu pensava…
Vocês não entendem nada, estão criticando o futuro CARRO DO ANO, escolhido pelos melhores jornalistas especializados do Brasil!
@Leandro Pi,
O pior de tudo para a Gmb (que se lasque) é que ela está encurralada se a Dilma não impor aumento de tributos para os importados, pois se a Gmb aumentar o preço do Malibu na tabela sugerida para não competir com o Cruze quando há desconto para o Malibu, ela fatalmente entrará na faixa de preço das Mercedes Classe C que possuem motores Turbos e mesmo que as de entrada sejam 1800 cilindradas com turbo, ainda é uma Mercedes com baixa desvalorização, tecnologia…, e não uma m. de uma Gmb.
Na faixa de 112 a 116mil Mercedes e Bmw imperam, pois suas vendas estão explodindo, enquanto isso a Vw fica de braços cruzados pensando lentamente, se acha que talvez pode ser será que deve e se fosse diferente pois agora pode ir mas vamos pensar mais um pouco… se baixa o preço dos Audi.
A Vw sempre demora demasiadamente para tomar atitudes e com isso perder mercado. Ela se acha a rainha das montadoras, pois oferece no Brasil o Bora por preço estratosféricos quase R$80,000, quando todos queriam comprar mas não compravam por era muito caro e as vendas não tinham progresso e enquanto isso o Corolla/Vectra/Civic arrebentavam nas vendas. Ai ela vem com o Jetta dizendo uma baboseira de que o Jetta era superior “outra categoria” e baixou o preço do Bora que já estava superado e ai ninguém mais queria e o Jetta ninguém comprava pois era carro médio também que a Vw queria fazê-lo passar por carro grande e luxuoso com preços entre 75 e 100mil. Resultado: não vendia Bora e nem Jetta.
Depois de anos de cabeçada, surgiu uma luz do alto e disse nos ouvidos da diretoria da Vw, “ei, vocês não são a rainhas das montadoras não, seja eficiente, menos arrogante, desçam desse pedestal e retirem o Bora do mercado e baixem o preço do Jetta pois o consumidor que compra esses carros pode não ser tão esperto, mas também não babam.
Ai, Vw resolveu acordar e correr atrás de um mercado consolidado, e para não ficar chato sua demora e suas insistência de preços inadequados alegando superioridade de produtos, vieram com a desculpa de que agora o Jetta pode ser oferecido por preço menor, pois tem outra engenharia mais enxuta que permite menores preços de produção.
Pura desculpa, puro atestado de incompetência, se tem produto a preço inadequado, é clara demonstração de incompetência em produzir produtos adequados a preços competitivos como os Japoneses invadiram o mercado americano na década de 90 e por lá se fixaram.
Assim, aonde o Jetta atual é tão inferior ao Jetta anterior se temos um Jetta com câmbio de 6 marchas, injeção direta, suspa multi-link, turbo, e com preço menor?
É claro que é desculpa da Vw para baixar os preços e não ficar claro sua incompetência e arrogância no mercado.
Pois bem, ela está fazendo o mesmo com a Audi, demorando para responder a Mercedes e Bmw e os Audi que eram mais barato que Bmw e Mercedes na década passada, hoje são mais caros e não vendem quanto seus dois concorrentes.
Assim, Vw é igual a incompetência (cadê a Saveiro que está tomando lambada das grandes da Strada e ela não antecipa a nova Saveiro para roubar vendas da Strada)?
Quanto ao Cruze, veremos logo logo descontos para lá de convidativos e cartinhas de mala direta aos clientes Gmb para comprá-los com descontos vantajosos.
Não comprem este carro por um preço absurdo desse. Aqui no Canadá este carro custa na versão de entrada, equivalente ao quase completo no Brasil, R$ 28,6928 e aqui os impostos são muito altos. O brasileiro continua sendo roubado e ninguem reclama!!