… mas talvez seja tarde demais. O sedã da Chevrolet corrigiu várias deficiências, no entanto, a idade do projeto não permite ir muito além disso. Talvez por isso, a General Motors tenha alterado seu posicionamento no mercado. Ou seja, nada de enfrentar de igual para igual o Civic e o Corolla. Agora, o Vectra enfrenta o Civic LXS e o Corolla XEi, intermediários e versões mais vendidas, com a versão Elite.
Basta ver o preço: por R$ 70 664 você leva o Vectra Elite contra R$ 68 616 do Corolla XEi e R$ 66 800 do Civic XLs, ambos automáticos. Antes, o preço do Elite era de R$ 72 814. As outras versões tiveram pequenos descontos – o Elegance caiu de R$ 64 692 para R$ 63 704 com câmbio automático, e de R$ 60 868 para R$ 60 718, com manual. Já o Expression, de entrada, custa R$ 54 098, R$ 250 a menos que antes.
E vale a pena? Provavelmente, não nas versões top, mas os compradores do Elegance podem até se dar bem. O motor Flexpower está mais potente, ou diríamos, com a potência que merecia. São 140 cv com etanol e 133 cv com gasolina comparados aos 128 cv e 121 cv anteriormente. O torque mudou pouco – era de 19,6 kgfm com álcool e passou a 19,7 kgfm. Mas a GM garante que está mais econômico, o que não era tarefa de gênio (os valores ainda não foram divulgados).
O visual nem é o grande apelo, apenas uma atualização normal para um projeto de 2005. Pontos para os repetidores das setas nos retrovisores, para os novos bancos, mais largos e com materiais melhores e para o rádio com entrada para equipamentos mais modernos, como iPod, SD Card e Bluetooth.
Mas a GM, embora não admita nunca, já desistiu do Vectra como sedã de imagem. Por isso, importará o Malibu para brigar com os sedãs tops como o Fusion e o Jetta, fará o Cruze, este sim, tão ou mais atual que o Civic. Restará ao Vectra a função de sedã médio de entrada, no lugar do Astra que, aliás, é seu parente direto.
Esse lançamento é trocar seis por meia dúzia, não vai vingar. É impressão minha ou na foto oficial o capô está amassado!? Tempos de crise…..
Se poderiam ter aplicado "melhorias" no Vectra, reduzindo os seus preços, por quê não o fizeram antes???
Isto demonstra o quanto os preços dos carros no Brasil são abusivos e as montadoras super lucram com os produtos aqui vendidos (e falam que é pelos impostos!!!)!!!
Acordem!!!
A GM com esse Vectra aprendeu 2 coisas: 1º Astra não é Vectra, por isso não fez sucesso como esperado pois o carro não tem o refinamento para estar um degrau acima. 2º Nem James Bond consegue salvar um mico desses !!!!
Este novo velho Vectra, não deveria nem ser lançado. A GM peca em insistir num carro desatualizado visualmente, uma mistura de vários modelos fabricados lá fora. Ainda bem que temos Corolla e Civic, ambos com tecnologia de primeiro mundo.
GM Brasil, por favor parem de enganar o comsumidor brasileiro com coisas velhas e ultrapassadas.
O preço baixou pouco. Talvez se ele fosse mas barato que a concorrência…
Seria interessante se fosse um Astra, e um pouco mais barato ainda. Acho que a GM está buscando alternativas com o que tem em "casa", tentando melhorar seus produtos e recolocá-los, mas não sei se é a melhor alternativa. Vamos ver o que eles vão lançar nesse ano, vamos ver o que o Viva vai nos mostrar.
Para quem quer espaço, potência, solidez e durabilidade, e aceita abrir mão da atualidade tecnológica, ainda vale a pena. Mas o nome "Vectra" ficou queimado no Brasil.
É interessante notar que quem reclama tanto da "defasagem tecnológica" de marcas como GM e VW, ao adquirir um modelo com tecnologia de ponta, acabam vendendo o carro porque não conseguem manter. Basta ver a quantidade de anúncios de Honda Civic, Toyota Corolla (pra citar os "modernos" aqui comentados) usados que se encontra nos jornais e sites de venda. Aí vem um cidadão e fala: ah, mas carro japonês não dá problema. Mas não me refiro à problemas graves em motor e câmbio (que atualmente dificilmente qualquer marca conceituada dá – inclusive no Monzatech, como dito), estou me referindo a itens de manutenção normal, como pastilha, disco, correias, velas,… Compare o valor destes itens em um Honda Civic versus um Vectra. É no mínimo o dobro. Tomemos como exemplo o Mercedez classe A que foi fabricado aqui: é notório que era um modelo de alta tecnologia embarcada, mas com peças caras e mecânica altamente especializada, levando ao proprietário depender da concessionária em muitos casos. O que aconteceu? Saiu de linha…
Voce tem um Toyota ou um honada pra falar mal deles?????? Entao nao fale mau dos carros que voce nao conhece
E vida longa ao Monzão 2010 com o seu motor que foi bom na decada de 80
Escrevi HONDA errado
Já li em site/blogs europeus que haveria a possibilidade da "separação" entre a Opel e a GM!
Deve ser devido à esta possibilidade que a GM do Brasil está adotando veículos com características mais norteamericanas (até agora as gradinhas!!!) do que de seus pares europeus.
Se isto se concretizar, perderemos muito, pois o Brasileiro gosta mais de produtos europeus de que estadosunidenses, por serem mais belos e se encaixarem melhor no gosto local (tamanho, afinidade etc…).
Vamos ficar de olho!!!
@Eduardo
Eu não tenho e nem pretendo ter um carro japonês. Minha irmã tinha uma Toyota Fielder e tomou um baita prejuízo, só pra trocar uma correia dentada gastou quase R$1.000,00. Prefiro ficar com um "Astrão – Monzatech" que não se gasta mais de R$300,00 pelo mesmo serviço.
Sem contar que quando foi vendê-la, perdeu quase 30% do valor de compra.
Os carros da Toyota e Honda são muito bons de fato, não estou desmerecendo a qualidade deles, mas a manutenção é cara e tem gente que prefere mesmo pegar um GM por conta da manutenção mais barata, abrindo mão de alguns recursos como motor com VVT-i, 16 válvulas, etc…
Caro @Eduardo, não querendo polemizar, mas o Corolla e a Fielder não utilizam correia dentada, o motor desses carros utiliza corrente (igual a de bicicleta ou moto) e a vida útil desse componente é indefinida, no manual apenas pede que a peça seja verificada lá pelos 150.000 km. Pode ser que tenham enganado a sua irmã ou que você tenha se atrapalhado ao descrever o caso. No mais, realmente a mão de obra de Honda e da Toyota são mais caras que a da Chevrolet, porém as vezes é o preço que se tem que pagar por um pouco mais de tranqüilidade e respeito.
O motor 2.0 da GM é um dos motores nacionais (se não for o principal) que apresenta o maior torque em baixa rotação, no entanto, muitos são os problemas de Vectras com embreagens desgastadas antes do tempo. Pode ser que o lote de peças tenha saído de fábrica com problemas, pode ser que não foi refeito cálculo para a peça aguentar o torque do motor depois que ele tornou-se flexível, etc. O resultado é que a GM coloca essas peças nos carros e depois quando elas acabam antes do tempo, o pessoal da concessionária e da montadora dizem que o desgaste se deu por mau uso do proprietário. Se o cidadão já dirige há muito tempo, e já teve diversos veículos em sua vida e nunca aconteceu algo similar, vão querer dizer que o mesmo não sabe dirigir ? Aí é fazer pouco caso da situação.
Na internet os relatos sobre esses casos das embreagens que se desgastam antes do tempo são vários, talvez isso seja mais um item que conte a favor das montadoras japonesas.
A favor do Vectra, existe um motor de concepção simples, com um bom torque (embora compense no consumo), peças relativamente baratas e que a maioria dos mecânicos sabem consertar. A escolha é de cada um.
Meu querido pai tem um Corolla da garaçao anterior ( IX ) e ele ja ta com mais de 100.000 km rodados em um ano e nao deu nenhum defeito, entao ele nao precisou da manutençao cara da Toyota, e isso é uma vantagem
Eduardo desculpe qualquer mal entendido, meu post anterior era destinado ao Rodrigo que comentou que o Toyota Filder da irmã dele teve a correia dentada trocada.
Meu querido pai teve um vectra e minha tia tem um. Ambos nunca tiveram problema com os carros. Meu pai passou 1,5 anos com o carro, pois uma pessoa ofereceu bastande dinheiro em um, já minha tia está com o dela fazem 2 anos e nenhum problema..
Porém um outro tio meu tem um vectra que já teve muiiitto problema. Mas ele não é um consumidor de ótima qualidade. Ele só anda pisado (rotação altissima), a mulher dele bate em todo canto e não sabe desviar dos buracos e o filho também só anda pisado. E olhe que o vectra dele é automático. O da minha tia nunca deu problema nem de disco de freio. Devido a alta rotação do motor, o própio já deu vários problemas.
Também por naum desviarem de buracos fora suspensão milhares de outros pro já deu.
Na minha opnião, varia de consumidor para consumidor. Mas infelizmente ninguém é perfeito.
Ola,esse novo vectra vai mexer com os honda e os toyotas,porque na hora de vender se vende 8 vectra e 2 outros modelos,porque a defasagem é muito desses modelos.o civic abaixou de preço e nao vende porque?
Meus caros colegas!
Fiz na última semana uma análise do mercado de carros SEDAN's e cheguei a conclusão que o VECTRA 2.0 NEXT EDITION foi o melhor. Tirando os problemas que pode ocorrer em qualquer montadora, Japonesa; Americana; Coreana ou até a Chinesa, as condições como Ergonomia, Conforto e Espaço interno / Porta-mala fiquei como VECTRÃO. CIVIC – Não tem porta-malas e Porta bolsas. o Corolla está com um desenho cheios de curvas e saliências que realmente não apreciei e para finalizar o preço do ELEGANCE TOP completaço por $59.000,00(fora o seguro mais barato que todos).
Fazia já um tempo que eu não tinha um Chevrolet. Vamos ver agora, acho que não terei problemas. Já que os mesmos forma resolvidos nas versões anteriores.
Caro amigos, defender vectra,civic ou corolla, cada um compra o carro que bem entender de seu gosto, podem dizer que os concorrentes são mais tecnologicos, pode até ser mas a chevrolet tem um diferencial enorme tem mais do dobro de concessionárias no brasil que a honda e a toyota juntas.
A chevrolet vende carros no brasil a mais de 50 anos e por isso tem uma vasta clientela, e é dificil achar alguem que nao admire a marca.
Não quero desmerecer nenhum carro, mas o desing do vectra novo é extremamente bonito.Um ponto forte do vectra é seu porta-malas que é o maior da categoria, eu preferiria viajar em um vectra com as malas no lugar correto do que no meio dos bancos de um civic.
E quanto ao Corolla compre,descubra e se divirta!
Prezados,
Depois de pesquisar muito optei pela compra de um Vectra Elite em detrimento dos concorrentes Japoneses. Os atributos de preço, custo de manutenção e depreciação e seguro certamente pesaram a favor deste modelo todavia não foram as razões determinantes. O motor tem a mesma potência dos concorrentes e em rotações mais baixas, mais torque em menos RPM, além de espaço interno e conforto.
Quanto a alegada tecnologia e técnica automotiva dos rivais japoneses isso é fato. Contudo a vantagem em termos de consumo de combustível e durabilidade é mito. Isso depende mesmo é do "pé"(uso)do motorista, que se for pesado faz o carro gastar mais gasolina, freios, óleo, velas e demais peças do motor. Aliás, o próprio transito urbano se encarrega de reduzir a vida útil de qualquer carro. Vale lembrar que em medições de laboratório as diferenças de consumo de combustível tendem não ser tão relevantes, pois se elimina as variáveis climáticas, o peso (atrito)sobre o eixo traseiro, etc.
Quanto ao "desing" isso é questão de estilo e moda, portanto, marketing. Lembro que objetivo primário do Marketing é induzir o consumo de qualquer produto fazendo o consumidor crer que este possui atributos especiais que conferem vantagem de qualquer ordem. Particularmente eu gosto mais do "desing" do Vectra pois eu acho que tem mais a ver comigo.
Quanto ao fato de o motor do Vectra ser antigo, isso é verdade em parte pois o bloco é o mesmo do Monza. Mas daí dizer que é defazado é forçar a barra. Várias melhorias foram feitas nesse motor, portanto ele está atualizado para o mercado e para as normas de meio ambiente. O fato de o bloco ser um projeto antigo não é demérito pois o processo de usinagem dessa peça é basicamente o mesmo para todas as marcas. O que muda são os matériais, formas e algumas etapas do processo produtivo. Os blocos mais novos usam mais o alúmínio, e na medida do possível, são mais compactos,portanto, reduzindo o peso logo o consumo.
Por fim, o Vectra é um carrão e não deixa a desejar a ninguém, talvez aos invejosos de plantão.
já tivi corolla,agora por não tre conssecionaria donde moro,comprei
vectra elite,2.0 con teto,,gente eu gostei mais de carro europeo.eu acho
vectra mais carro,mais grande,mais luxo,ele agora ta fazendo 10.1 x litro
no urbano,e 12.8 na estrada,ainda não ten 5.000kmts….eu gostei muito.
gostei mais que o carro japonés..valió
Bem é apenas uma modesta opinião de um comprador
Tenho um Polo e então estou procurando carro para minha família que aumentou, e com essa história de bebe conforto meu banco trás foi para o espaço. Pois bem, fui primeiramente à Toyota e lá fiz um TD em um Corolla carro muito bem alinha, porém acho que o motor mesmo 2.0 parece não ter potência suficiente para o peso do mesmo. Em seguida fui para a Honda e lá fui apresentado a 3 carros: City, Civic e CRV. No City me senti um pouco apertado (tenho 1,90m) e no banco de trás cabe no máximo 2 pessoas de porte grande. O Civic tem um excelente acabamento, porém motor e espaço interno muito ruim para um carro com categoria de sedan médio. O CRV é mexicano, sendo assim "credo cruz ave Maria" esperar 2 meses para uma peça é loucura. Então resolvi voltar para a minha origem, visto que, tinha comprado em 2000 um Vectra (Frente tubarão 2.2- um dos melhores carros que já tive). Fui a uma Chevrolet e fiquei muito feliz com o que vi. Não era um carro dos sonhos, porém tinha potência, bom acabamento e muiiito espaço interno, e melhor com um preço bem menor que qualquer outro da categoria. Finalmente, estou aguardando pelo retorno ao carro que nunca tive problema durante meus 5 anos de uso. Essa foi a minha opinião.
Olha, se o Vectra tivesse um interior mais bonito, principalmente painel e fosse mais barato pois 65 mil num Elegance…. pelamordedeus, né! Não dá! O certo seria o Elite brigar com os intermediários da Toyota e Honda; defasado mas com acabamento menos desprezível e mais equipado em relação aos concorrentes.