Coitada da Dodge no Brasil. Eles têm apenas um modelo na linha, o Journey, e a Fiat acaba de lançar o Freemont, justamente o “clone” do modelo. E o pior (para a Dodge), o carro da marca de Betim (MG) é bem mais barato e as diferenças não são tão grandes. E tem mais. A rede de lojas da fabricante norte-americana não chega a 20 pontos. A Fiat possui mais de 560 concessionárias. “O plano é vender entre 1.000 a 1.500 unidades por mês”, apostou alto Lélio Ramos, diretor comercial da marca, durante o lançamento do veículo. O Journey, em um mês muito bom, tem mais de 200 emplacamentos.
E o Journey é um carro bem legal. A cabine tem mais de 20 porta-objetos, incluindo alguns bem interessantes, como no assoalho e outro debaixo do banco do passageiro, e os assentos flexíveis, que permitem mais de 32 configurações de interior. O Freemont manteve alguns desses detalhes e conta até com opção para 7 ocupantes na série Precision, top de linha por R$ 86.000. Com cinco bancos, na versão Emotion, o modelo saí por R$ 81.900. O Dodge é bem mais caro: a opção de entrada é o SXT por R$ 99.000. Coitado…
A Fiat também entendeu que o motor V6 do Journey não cairia bem em seu “novo” carro, por isso optou pelo bloco 2.4 16V a gasolina de 174 cv. Esse motor, aliás, é o mesmo do “finado” Chrysler PT Cruiser. Claro que a comparação com o Dodge é inevitável, mas a diferença não é tão surpreendente. O modelo americano, apesar de ser um “seis canecos” gera parcos 184 cv, o que é pouco de para empurrar uma estrutura de mais de 1.800 kg. Os 174 cv do Freemont então é menos ainda.
Assim como o Journey, o Freemont não emociona ao volante em questão de desempenho. Anda um pouco menos apenas e por ter apenas quatro cilindros é mais econômico quando bebe combustível. Já o câmbio é somente automático e conta com 4 marchas em modo sequencial – Dodge tem 6 velocidades -, que funciona de forma suave e sincronizada, apesar da concepção ultrapassada.
Apesar dessas diferenças, o Fiat me passou a sensação de ser mais confortável que o Journey, principalmente pelo ajuste da suspensão. O Dodge me pareceu balançar mais. O isolamento acústico do carro também merece elogios. Quase não se ouve o motor com o carro em movimento, mesmo na estrada acima dos 100 km/h. Por conta desses atributos, o Freemont é um carro agradável de dirigir. Quem tem uma família grande certamente vai gostar, assim como também pode gostar de outros modelos desse ramo.
Por ser um Fiat, até que o Freemont vem muito bem equipado de fábrica – a propósito, ele é feito no México, na mesma linha do Journey. A série Emotion já vem com ar-condicionado dual zone, airbag duplo frontal, ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema de som, e por aí vai. O Precision vem com isso tudo mais 4 airbags e ar-condicionado tri-zona. Como opcionais, interessados ainda podem inclui bancos de couro e teto solar.
Para quem não sabe o Journey virou Freemont por conta da união da Fiat com o Grupo Chrysler, que está se salvando graças aos italianos, que em contrapartida já utilizam fabricas e a rede de lojas da empresa americana.
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serah q vai atingir a meta de vendas? Eh um bom carro, mais o desing ainda deixa a desejar, se compararmos com os concorrentes, ix35, sportage, etc
Vou fazer revisão do Meu PT CRUISER nas redes Fiat hahahahaha.
O pessoal critica a Fiat, mas algumas coisas devem ser observadas:
– Entre ser vendido como Journey com o logo da Chrysler ou ser vendido como Freemont com o logo Fiat, creio que como Fiat venderá mais.
– O carro não tem visual moderno, mas não esqueçamos que ele foi lançado em 2007 e é um projeto americano (americano não sabe desenhar carros, exceto muscle cars).
– O carro é altamente equipado pelo preço cobrado, frente a seus concorrentes. Possui ESP, controle de tração, ABS com EBD, 6 airbags, ar condicionado digital com até 3 zonas, fixação Isofix, amplas regulagens dos bancos (para transporte de carga similar ao Fit da Honda), ERM (atenuação eletrônica de inclinação da carroceria), TSC (controle de estabilidade do reboque ou trailer)…
– O acabamento é melhor do que muito concorrente, e quem diz que o acabamento dos Fiats são fracos é porque conhecem apenas os populares e os compactos premium, o acabamento do Bravo, por exemplo é o melhor da categoria, na minha opinião.
Os únicos pecados desse carro são:
– O motor (fruto de associação da Hyundai com a Mitsubishi), não pelo projeto em si, mas pelo peso de 1.800 kg do carro.
– O câmbio de apena 4 marchas.
Esse carro poderá fazer sucesso, inclusive poderá até liderar a categoria tudo dependerá da forma de atuar da Fiat e como atenderá os clientes dispostos a gastar mais de R$ 80 mil em uma de suas revendas.
A Fiat nunca soube vender carros desse segmento.Por 80 mil poderia até vender bem,vai de pender das concessionárias.
Acho desonesto criticar o Journey, sendo que o Freemont(motor 2.4 a gasolina de 173cv da Chrysler), é pra ser comparado com a versão atual do Journey(motor 3.6 V6 Pentastar de 286cv), do qual o interior TAMBÉM foi reformulado.
Isso é um Journey capado. Câmbio de 4 velocidades???? pq insistem nessa idéia? Acho que quem paga 86 mil por um carro desses pega o journey e 99 mil, com motor v6 e cambio decente. Baita cagada esse carro.
se fosse flex ajudaria mais nas vendas….
Para o Rafa. Na minha opinião a questão flex é o de menos, pois hoje se tivesse d comprar um carro, não pagaria mais por ser flex. O meu é flex, posso contar as vezes que coloquei etano. Na verdade, senti mais uma vez que foi enganado. Sei que posso usar somente gasolina. Mas o flex é mais caro. Tanto que vi dias desses, uma comentário que os carros abstacidos somente a gasolina representou mais de 30% das vendas, salvo engano de minha parte quanto ao percentual.
Parece ser um bom carro. Contudo, deverá sofrer da mesma síndrome que acomete os demais modelos Fiat de segmento superior ao Pálio. Um terço da proposta de venda revelada pela Fiat, já está de bom tamanho. 500tinho!!!
a maior vantagem mesmo diante do Journey é o painel, pois ainda não temos o Journey remodelado. Para a Dodge restará comercializar a verão nova com o motor Pentastar de 250 cv para quem não se contenta com carro lento. E então as vendas vão cair para umas 50 unidade….
Não entendi o "Por ser um Fiat, até que veio bem equipado". Modelos top de linha como Marea, Stilo, Bravo e Linea sempre formam uns dos mais equipados da categoria. Depois, os parcos 184CV do V6 se transformarão em 285CV do Pentastar… Editor, favor se atualizar!
Tá incomodado faz um site de carros "fio"…
Essa Freemont deveria custar 70 mil no máximo…
avila getulio dos reis, digo isto pois o preco do combustível no pais eh muito instável, tenho um civic exs flex. conto no dedo quantas vezes coloquei gasosa no carro, eh so fazer as contas se der 70% de diferença ainda compensa colocar etanol sai mais barato, fora que polui menos, agora se a Fiat desse a opicao de um motor a Diesel ai sim valeria a pena.
belo carro! Fiat merece um carrao assim!
A Fiat vai entrar em um segmento q nao conhece…
Vai ser bom pra Fiat, mas se sao donos da Dodge, Crysler…
Vao matar seus filhos???
Ou vai vir outro modelo pra Crysler vender???
Era só o que faltava, essa fabriqueta não tem capacidade de fazer um carro grande decente, agora fica mudando nome de outros projetos bem feitos !
Estou até vendo a matéria !
Novo carro no mercado brasileiro, fiat " Víbora " kkkkkkkkkkk
FIAT = lixo…
Voces estao de brincadeira,cade o ajuste eletrico do banco do motorista, 7 lugares so na TOP… A Jouney STX ja tem opçao de 7 lugares.
4 marchas a Journey tem 6 e o motor da Dodge já acho pouco imagina a Freemont com 4 cilindro.
Tudo que a Journey "basica" de sére , a Freemont tem como opcional .
Journey 10
Freemont 2
Fiat Freemont é tão bom quanto Dodge Journey brincadeira isso .
pois a freemont leva um motor 2.4 16v a Dodge motor 2.7 V6 , isso para um carro de quase 2T faz muita diferença .
Bem para quem gosta de dirigir um carro com uma tradição compra uma Dodge .
Pelo preço que esse carro está sendo vendido melhor ficar com uma santa fé ou uma ix35 ou veracruz até Honda Crv e melhor que a freemont.
Bem veremos quanto tempo a fiat vai ficar com esse carro , pois seus carros de luxo ficam 1 ano como exemplos line fraco nas vendas ,punto piada , fiat marea não vejo nas ruas faz alguns anos ,stilo sua roda sai e etc….
Fiat ela é boa sim para vender seus carrinhos com motores 1.4 ,1.0 , sienas , uno e etc.. carro de luxo .
Pior vais ser ver a freemont nas ruas do Rio fazendo lotada transporte como todo e bom carro da fiat .
Boa sorte para os futuros compradores .
meus queridos quem compra um carro acima de r$ 55,0000.00 nao quer saber se e flex,ou nao esta pouco se lixando com o preço do combustivel….me ajuda ai pô !!! vcs acham o q ? agora quem compra carro popular financiado até na alma ai sim este procura posto de gasolina , etanol mais barato etc….
como estao os numeros de vendas do FREE??
Baita banheira Srs. Merecemos coisa melhor! Mas, tem trouxa pra tudo…
aff a fiat ta matando os carros do grupo chrysler
Sou proprietário de uma Journey SXT 2012 com o MARAVILHOSO motor Pentastar V6 3.6l de 283CV (Atenção: DUZENTOS E OITENTA E TRÊS!!!)
Para acabar com a discussão, na opinião de QUEM TEM o carro: O Freemount é para o consumidor fiel da Fiat, conservador desinformado, que acha que o Journey saiu de linha. Custa R$ 88.000,00 com motor de enceradeira oriundo do PT Cruiser (Ah!…tb tenho um PT 2009 para usar no dia do rodízio, e por isso sei que ele é fraco de motor, infelizmente, apesar de ter um acabamento e estilo que JAMAIS nenhum carro da Fiat terá) contra R$ 97.500,00 da Journey SXT. Vai me dizer que quem tem R$ 88K não tem 97K?? Santa ignorância!!!
Pior…Fiat é vendido em concessionária Fiat por manés destreinados acostumados a vender carro pra povão (fui em 03 pra ver como são vendidos e quase chorei com o despreparo dos vendedores perante ao melhor produto da Marca) e Journey é vendido em concessionária MERCEDES (até janeiro 2012, quando a rede Chrysler vai se separar e crescer com bandeira própria), com direito a Champagne no fechamento do Pedido…
Enfim….se o dono de um Freemount der uma volta na Jorney com os 283CV ele vai se desesperar com a compra que fez…..IMBECIL!!
PS: não me falem de desvalorização, consumo de combustível, comparação com carro chinês, preço e peças, etc….assuntos importantes somente pra quem não tem dinheiro e anda de carrinho 1.6 (com carnê de 48 páginas…)
Concordo gênero, grau e número. A Freemont é manca. Tem um motor que não consegue nem com a carroceria….imagine quando cheia de gente e bagagens. Simplesmente não sai do lugar. Não tem nexto comparar uma DODGE JOURNEY com essa carroça da Fiat (Fui Iludido Agora é Tarde )…se vc tem uma Freemont não de uma voltinha numa DODGE. Você vai querer voltar na concessionária Fiat e armar aquele barraco e com razão pois você foi enganado….Que pena, mas é o que dá ser mau infirmado ou não buscar informações sobre o que realmente está comprando……Este blog é irresponsável. Consumidor não se guie por ele. Procure se informar veja a revista 4 rodas autoesporte etc…..Se informe..Acho que o editor daqui tem uma Freemont e quer vender desesperamente para ir correndo comprar uma DODGE.
E agora a nova é 3.6 com 280 cv se foce para eu comprar eu pegaria a jounay
Exatamente.
Tive uma Dodge Journey e vendi para comprar a FREEMONT. Nao me incomodo com o logo FIAT, pois sei que a montadora tem carros de qualidade e que a FREEMONT e um projeto totalmente feito pelo grupo Chrysler. Náo senti diferença do motor 2.7V6 para o 2.4. Ela tem uma arrancada esperta por causa da relaçao de marchas e como ando em um transito tao pesado onde vc nao passa dos 100km/h, o desempenho dela me satisfaz. A grande vantagem na minha aquisiçao é que troquei um modelo SE que tinha RODA DE FERRO rss por um modelo de 7 lugares completa e com acabamento mt superior e náo vou precisar pagar absurdos pela revisao. Ao contrário do atendimento comprei na FIAT Amazonas e fui mais bem atendido que na própria Mercedez ITATIAIA (sem falar que minha journey veio com parachoques solto e pintura com problemas)
flw
Tivemos uma Journey e ela é, de fato, tudo isso q o Fernando K falou. Ele só esqueceu de mencionar o absurdo que são os valores das revisões.
Fui ver a Freemont ontem e adorei. Ainda nao fiz o test drive, mas essa semana farei.
pelo menos o freemont tem revisão garantida em todas sa consecinarias fiat do brasil e a journei pensse nisso antes de comprar um ok.
Realmente as revisoes da journey sao absurdas aqui no rio culpa justamente da concessionaria ago que inclusive deixa a desejar no atendimento ao cliente.
bom, para quem reclama e fala q a fiat n sabe fazer carros, e a Ferrari como que fica? Para quem n sabe a ferrari é da fiat .
eu prefiro o dodge journey essa imitaçao barata
É um belo carro já estive olhando na concessionária, mas é diferente voce estar atrás do volante de um Doodge, tenho um Jourley 2010 e não trocaria nunca pelo freemont, está com 110mil e nunca me deu manutenção, apenas as revisões normais.Se for olhar o acabamento, opcionais de linha e é claro, o motor 6 cilindros que conforme comentado acima dizem que difere pouco ao motor do freemont no que diz respeito a potencia, mas o torque é muito mais alto, quem já dirigiu um sabe disso, nada contra a fiat, mas acho errado comparar os dois carros pela casca acho que vale a pena pagar 25mil( não é atoa que o fiat custo tão menos) a mais pelo carro tem detalhes de conforto e segurança que não se comparam, no final do ano trocarei o meu por um novo, esse modelo 2012 do jourley está lindo,isso é o que eu penso, cada um tem sua opnião e gosto.
Infelizmente nao dei sorte com o Freemont – comprei o carro em dezembro, rodei por menos de 15 dias e ele esta na oficina há quase 2 meses. Vexame para a Fiat, que entra em um novo segmento sem o conhecimento técnico necessário. Ainda por cima a montadora se recusa a ressarcir meus prejuízos. Lamentável!
Annelyse,
Encomendei um Freemont, por isso, vc pode me dizer qual foi o problema encontrado? Sabe se foi o calço do câmbio?
[email protected]
Estou escrevendo de Vancouver, no Canada. Vim parar nesse artigo com um link de um amigo. Acabei de assinar o lease de 6 Journeys aqui para os gerentes de vendas das nossas filiais. Elas são AWD e vêm com o V6, navegação, couro e etc. Pagamos $21,430 dólares Canadenses por cada unidade. São carrinhos feitos aqui no Canada mesmo.
Por esse preço maluco praticado aí no Brasil é melhor eles darem [muito] Champagne ANTES do cara assinar o cheque. O pessoal aí no Brasil está meio desbundado com marcas e consumismo desenfreado.
perfeito LM de minha parte é tanto lçto. de carro q acho até q deveria ter uma lei para limitar isso, é muito lixo pro planeta, precisa tantos tipos assim, todos muito parecidos, me cansa só de olhar, tem coisas mais importantes q essa loucura, se fosse para gerar empregos ainda, mas a produção é praticamente toda mecanizada/computadorizada, para mim está perdendo a graça,
banalizaram a vontade de ter um carro legal…
@joao manuel João não se pode levar como referência o fato de uma grande montadora, ser proprietária de uma outra marca importante, os processos de fabricação são totalmente diferente, as Ferraris por exemplo, são montadas praticamente a mão, a seleção materiais, são rigorosos e por vai.., se vc analisar por esse angulo todas as grandes montadoras é proprietária de marca famosa, por exemplo: Volkswagen é dona da Porche e Lamborguini, dá pra comparar com o nosso gol, só ai vc vê que o que o público é totalmente outro, já os nossos carros feito a toque de caixa, a cada cinco minutos ou sei lá menos, sai um carro novinho da linha de montagem,é mole!!!
Pensei muito antes de escolher Freemont ou Journey, fiquei com a Journey, um belo carro, com tudo que preciso, potência de sobra ( além do necessário ), mais completa que os concorrentes pelo preço, é semi nova mas me agradou muito, família contente, única preocupação com as revisões, valores altos. Ao acionar pedal do freio com ela parada a mesma emiti um som de sopro, mas em movimento o som some ao acionar o freio, preciso ver o que é, espero que seja simples. Em relação a marca a satisfação de ter um Dodge é incomparável com a de ter um Fiat, é psicológico mas é satisfatório.