Sergio Habib, representante da JAC no Brasil, confirmou o que todo mundo imaginava: a montadora chinesa terá uma fábrica no país a partir de 2014. O investimento total será de R$ 900 milhões e capacidade de produção de 100 mil unidades por ano.
O modelo nacional da JAC ainda não existe. Será um veículo inédito ainda e compacto, claro. Ele dará origem a uma família de carros assim como a Hyundai está fazendo com o projeto HB. Segundo Habib, os carros custarão menos de R$ 40 mil “para atingir o coração do Brasil”, disse.
O local da fábrica permanece um mistério. Até o momento na coletiva, ele não abriu o jogo, apenas disse que será num estado que já tem sistemistas para reduzir custos. Aí complicou: temos aí uns sete ou oito estados com fábricas hoje.
Apesar disso, Pernambuco segue como favorito: a marca tem terreno por lá e pode aproveitar a infraestrutura que a Fiat vai carregar para sua fábrica. Se o carro será nacional, os motores não. Por enquanto, serão importados da China.
Daqui a entre 3 e 4 anos o mercado nacional estará bombando, ninguém sabe se para melhor ou pior.
Ricardo Jr, infelizmente não vejo melhora a longo prazo, pois acho que permanecerá com as fabricas ganhando rios de dinheiro p/ sustentar a base das matrizes, carros velhos sendo vendido como novos , preços carissimos e o imbecil doidinho p/ pagar por exemplo 68 mil num jac minivam completinho e achando que fez um otimo negocio! ou seja mais dos mesmos! infelizmente!
Eu não acredito em promessa alguma dessas montadoras, quer novas, seja de onde for, ou de nossas velhas conhecidas.
Fernando concordo tambem acredito que com esses chineses o futuro será nefasto cheio dessas tranqueiras chinesas entulhando mais os enormes congestionamentos que ja sao caoticos hoje e piorarão ainda mais daqui pra lá
O brasileiro médio é vítima inocente (e fácil) do capitalismo – não sabe comprar e não sabe pagar. Alguém sempre ganha com as fábricas que chegam (politicos, empresários), mas nunca é o consumidor. Infelizmente.
O QUE VAI TER DE MECÂNICO RINDO À TOA DEPOIS DA GARANTIA…
Os chineses estão descobrindo que aqui é o ELDORADO do lucro fácil.
Isso cresceu os olhos ($$) dos chineses da inexpressiva JAC cujos carros nem os chineses compram… por isso estão louquinhos em montar uma fábrica aqui.
Com a QUALIDADE (pouco exigente, submissa) dos consumidores que temos, não há como se esperar produtos UP-TO-DATE nem com a China.
Assim como TODAS AS DEMAIS MONTADORAS recentemente instaladas (francesas e coreanas), num 1º momento serão ofertados veículos "equivalentes" aos do país de origem, embora MUITO MAIS CAROS e desprovidos de equipamentos, principalmente os voltados à segurança.
Num 2º momento, assim como SEMPRE fizeram as 4 GRANDES (GM/FORD/VW e FIAT), vão passar a "atualizar" os veículos vendidos aqui trazendo moldes e prensas dos produtos defasados e portanto descontinuados no país de origem.
Em outras palavras: quando esse pessoal fala em "investimento", é investimento mesmo ou é "reaproveitamento de linhas de produção sucateadas", sendo o valor divulgado apenas para fins contábeis do Balanço de Pagamentos e de Marketing político ?
Que pelo menos isso gere empregos para os brasileiros.