Demorou um pouco mais do que imaginei, mas foi ao ar no iG a matéria sobre o preço dos carros no Brasil. Estamos produzindo outros artigos analisando mais aspectos do polêmico assunto. Nessa primeira notícia, mostramos que o City brasileiro consegue ficar mais barato no México que o próprio Fusion, da Ford, que é produzido lá. Claro, isso proporcionalmente.
Mas o que mais me chamou a atenção foi comparar os preços dos carros convertidos para o dólar e dividir isso pelo PIB per capita. Aí caem por terra as teorias do câmbio, afinal aqui falamos de poder de compra dos consumidores desses países. Em outras palavras, com o que ganha em média um brasileiro ou um chinês quanto ele levaria na teoria para pagar um Civic, como no exemplo acima.
O que ninguém ainda me explicou é por que o Brasil consegue ser mais caro que os Estados Unidos, cuja moeda vale mais que aqui e que tem salários mais altos, e também que a China ou mesmo a Índia, que têm PIB per capita inferior – e bota inferior nisso – que nosso país.
Na matéria no iG há também um gráfico parecido comparando o Logan, modelo de baixo custo no resto do mundo, menos aqui onde sai por quase o dobro que na França, por exemplo.
QUE A DILMA NÃO SAIBA DESSES 113 MESES DOS INDIAQNOS SENÃO ESTAMOS FU*****!
Tenho quase certeza que isso vai dar muito pano pra manga…
Daqui a pouco vem a ABEIVA, sindicatos e o Calmon tentando desqualificar a materia e o jornalista.
Vão dizer uma série de abobrinhas, falar do famigerado "custo Brasil", do valor em Big Macs e o escambau, pra tentar justificar a roubalheira desenfreada.
Rodrigo não é a Abeiva e sim a Anfavea a grande exploradora e que faz lavagem cerebral nos brasileiros, e realmente espero que essa materia do Joel Leite, siga adiante p/ conscientizar a grande maioria dos consumidores de que as montadoras encontraram a verdadeira mina de ouro no Brasil, e que não querem largar nunca esse osso, e pergunto mais uma vez: Sr. calmon, o que me diz agora que a conta do PIB per capita joga por terra a sua " brilhante " tese de que as montadoras "sofrem" p/ ganhar dinheiro aqui!…….seu calmon?! go hell!!!!!!!!!
Confundi ABEIVA com ANFAVEA, desculpem…
Parabéns Ricardo Meier ! Parabéns ig e blogauto.
Acho que o caminho é esse mesmo: questionar e confrontar as informações, pois é assim que se chega a verdade.
A lavagem cerebral feita pelos oligopólios é tão profunda, tão enraizada na sociedade, que é difícil o brasileiro sequer admitir que o problema dos preços altos e produtos defasados comercializados aqui vai muito além da mera questão da tributação, sempre (muito) convenientemente explorada sem nenhuma contestação do governo porque contaminado pelo poder dos oligopólios.
Na última reportagem da Veja, embora traga um titulo ressalvando que a carga tributária não explica tudo, comparando o preço do Civic, de R$ 67.000 no Brasil e de R$ 25.000 nos EUA diz que aqui é mais caro devido ao elevado imposto, de 30% no Brasil e de 6% nos EUA.
Oras, a quem interessa informação tão distorcida mas tão "candidamente" falsa e direcionada ?
Assim é difíl, mas quiçá um dia os brasileiros consigam abrir o olhos à exploração a que está submetido e passar a exigir mais tecnologia, qualidade e preços justos.
Para tal é de suma importancia que reportagens como a sua, corajosas, verdadeiras, incisivas, possam continuar a ser divulgadas. Só falta a ANFAVEA, a FENABRAVE, sindicatos manipulados e congeneres corporativistas entrarem no judiciário para impedir a veiculação argumentando prejuízos… cuidado !!!
Faz mais de 10 anos que anulo meus votos. Creio que a ficha dos políticos vai cair no dia que grande parte da população também fizer isso em massa.
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E teve boatos que o Brasil não é mais colônia.
Se isso não é ser colônia, porrãn… Que que é ser colônia então, né?!
Caro @avocat: antes da Dilma, não deixe a HONDA saber disso !!!
Acorda Brasil !!!! Outdoor nas ruas !!! Corrente de e-mails !!! Esse tipo de informação tem que chegar a todos !!!!!
Ia falar o mesmo. O que é que a Dilma e os políticos tem a ver com política de preços do Civic no Brasil? O preço é tabelado pelo governo ou vivemos em regime de livre mercado, onde as empresas definem seus preços e os consumidores decidem se vale a pena comprar ou não?
Ou o consumidor se conscientiza, ou vai pagar caro a vida toda. O pior é que além de pagar caro, leva um produto inferior em design, segurança, consumo, acabamento, conforto, tecnologia…
Sem querer defender as montadoras, mas no caso do Honda Fit, é importante notar que existe o tal do drawback. O drawback faz com que o imposto pago na importação das peças seja devolvido quando o produto é exportado.
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/drawback…
Resta saber qual a porcentagem das peças importadas no Honda Fit, se é que há peças importadas na produção do City, uma vez que é um Honda para mercados emergentes. Se é realmente produzido no brasil ou se é em regime CKD.
Alguém tem essas informações?
muito bom
temos que ir mais fundo nessa questão
divulguem essas matérias..
vamos questionar esses roubos que sofremos de todos os lados nesse país..
@Esequiel:
Com relação ao drawback, realmente pode explicar parte da diferença de preço (no caso, desconto). Mas ainda assim, chutando alto, isso seria responsável por uns 30, 35% do valor total. Aqui estamos falando de uma diferença de mais de 90% em preço entre Brasil e México. Não há drawback que explique isso.
Isso só confirma também que as montadoras locais estão pouco se f*dendo (desculpe o termo) para os fornecedores locais, já que grande parte das autopeças de maior valor agregado são importadas. Logo, o discurso do Sr. Carcamano presidente da ABEIVA / FIAT foi pro vinagre.
A prova mais cabal da pilantragem dessa gente é justamente o fato de não poder ser importado ou ingressado ao país carro usado, partes e autopeças pelo consumidor comum. Salvo baixo raríssimas excessões (diplomatas e colecionadores)…
É uma teia de aranha, onde cada segmento da sociedade está envolvido: governo, aduanas, montadoras, fornecedores, sindicatos, etc.
Cabe a todos nós mudarmos este cenário. Boicotemos os carros novos, protestemos, continuemos a comprar importados ou semi-novos e usados… Vamos aproveitar que a ferida está aberta e continuar a meter o dedo. Só assim para resolver esta questão.
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Olha eu de novo com ABEIVA… É ANFAVEA, Rodrigo! A-N-F-A-V-E-A
Sou consumidor. O que posso fazer? Comprar os nacionais custando muito mais do que entregam e com inúmeros problemas e deficiências ou andar em pé no busão?
Gostaria de uma saída… Nosso governo pode ajudar com alguma dica?
Jônatas; vou te falar o que eu faço: somente compro carros usados. Tá certo que tb são caros comparados com o que se paga em países sérios, mas mesmo assim eu já deixo o preço superfaturado perder força. Obviamente não dá pra depender de transporte público brasileiro. Se todo mundo comprasse carro usado, estes subiriam de preço certamente, mas da mesma forma iria atiçar promoções e reajustes de preço nos novos. Vc pode tb comprar uma moto: um amigo pegou uma scooter da Honda zero KM e documentada por menos de R$ 5 mil. Novamente: se todo mundo que andasse na cidade parasse de comprar carro e comprasse motinhos urbanas, tb acho que as montadoras se veriam forçadas a baixar os preços. Enfim, não tem segredo: o mercado tem que pressionar como pode; comprando substitutos é a forma mais fácil. abs
Meus amigos, na verdade e infelizmente o grande culpado é o povo brasileiro. Imagine a revolução que aconteceria aqui se o Brasil não for eventualmente classificado para uma copa do mundo de futebol. Iria cair dirigente de clube, treinadores, patrocinador de seleção, presidente de CBF, ministro dos esportes e até o presidente iri balançar no cargo. No mercado de carros não: os brasileiros se acostumaram que carro é indicador de status e que se trata de algo caro mesmo e para se mostrar para o vizinho. O mesmo vale para os juros dos financiamentos. Junta-se uma coisa com a outra e o fato de brasileiro gastar mais do que ganha e o carro (por ser uma auto-segurança para o finaciador) torna-se o único bem que a classe-C consegue comprar financiado. Estou exagerando? O mesmo está acontecendo com os imóveis: antes era coisa de "rico" (pobre pagava aluguel) e agora o mercado imobiliário está ultramegasuperinflacionado e a galera comprando e comprando, alimentando o ciclo. A verdade é essa: se soubéssemos o quanto vale as coisas e tivéssemos amor pelo nosso suado dinheiro, não dos permitiriamos gastar 47 mil num sedan médio de classe média achando que é o maior carro de bacana.
O que fazer???? Brasileiro tem q largar a mãe de ser bobo e ir para as ruas!!!! Protestar, deixar de comprar, PARALISAR o país. Quem sabe, se fazendo isso, um dia nossos bisnetos não serão vítimas de casos absurdos como esse.
o problema é que as montadoras sabem muito bem quando um produto ou marca vira grife e é usado por um bobo para se exibir para o vizinho. É o caso da Honda! É o mesmo que comprar uma calça jeans ou camisa qualquer por R$ 300,00 só porque tem uma ou outra etiqueta…falta mesmo é educação e conhecimento por parte do povo brasileiro.
O problema dos preços é de todas as montadoras da Roubofávea, que se locupletam com o governo para assaltar o cidadão brasileiro, e usam, via sindicatos, os trabalhadores como boiada de manobra. Nossa indústria foi sucateada por um bando de empresários medíocres, e está afundando.
Os nobres colegas têm razão!A culpa desses preços obcenos é da grande quadrilha formada pelo governo e pela Anfavea,que tem o único e exclusivo objetivo de sangrar o bolso do consumidor brasileiro.Como o povo se deixa roubar,não parece haver indício de modificação do quadro pelo menos no médio prazo.
Mais uma excelente matéria.
Quanto a uma resposta acima sobre o que a Dilma e os governantes tem a ver com isso? Tem sim, muito a ver, pois o Brasil é um dos países mais protecionistas dentro os quase 200 países existentes. Aqui tudo é mais caro, se houvesse maior abertura de mercado em todos os setores, teríamos maior oferta de produtos e menor lucro das montadoras e demais grupos industriais por cada produto vendido, e passariam a procurar o lucro pela quantidade de venda e não por produto vendido.
Nosso governo é bestial, uma farsa. Sempre foi, movido por mentiras. Idem nosso Legislativo. Ao invés de resguardarem o interesse e renda de profissionais, pequenos e médios empresários, criam um sistema de escravidão de estado, aonde tudo é ruim e caro (URSS?) e protegem com unhas e dentes grandes grupos internacionais que nos exploram como querem e que mandam todo o lucro p/ Europa e Eua. Isso é democracia? Acorda Brasil!!
Boicota Brasil!