É fato: nunca se viram tantos carros importados nas ruas brasileiras. Para cada três nacionais vendidos hoje, há uma venda de veículo importado no país, segundo dados da Anfavea. De acordo com a estatística da entidade, a participação chega a 23,5% do total, a mais alta dos últimos anos.
Mas será que essa “invasão estrangeira” é tão preocupante assim, como faz crer a entidade e o próprio governo? Foram cerca de 75 mil veículos em maio, mas a maior parcela é de modelos montados nos “parceiros” Argentina e México. Pior: apenas 25% foram trazidos pelas marcas importadoras filiadas à Abeiva. Ou seja, o grosso é importado pelas próprias montadoras “nacionais”, como alguns leigos se referem aos fabricantes que produzem no Brasil.
Sim, seria um desastre para elas – e ótimo para o consumidor – se a pornográfica alíquota de importação fosse bem menor que os atuais 35%. Imagine se esse acréscimo fosse suprimido do preço do Picanto: o hatch compacto da Kia custaria R$ 25.000 cheio de equipamentos, mantendo a margem da marca e pagando o custo do frete da Coreia até aqui. E o Chery QQ, então? Sairia por menos de R$ 17.000 nas mesmas condições. E isso porque disse a matéria do Joel Leite que a montadora chinesa foi “aconselhada” a não baixar tanto seu preço assim.
Como disse no post sobre a convivência pacífica entre Anfavea e governo, ninguém viu medida alguma que vislumbrasse reduzir o preço dos carros no Brasil. Apenas preocupações em otimizar a produção, modernizar as fábricas e baixar os custos com insumos.
Joel Leite, aliás, citou uma frase do presidente da Anfavea Cledorvino Belini que precisávamos elevar o patamar de produção para baixar os preços. Eu escutei isso dele numa entrevista: bastava chegar 3, 4, 4,5 milhões, algo assim, para que a indústria brasileira conseguisse reduzir os preços e até agora nada. Afinal de contas, somos “apenas” o 5º maior mercado de automóveis do mundo. Quem sabe, se passarmos a China um dia, Gol e Uno custarão menos de R$ 20 mil…
Absurdo..
é isso o acontece no mercado de automoveis no Brasil.
Ridiculo.. ja ja eles estaram pleiteando junto ao governo mais incentivos pra aumentar as vendas de carros feitos aqui no Brasil…
A qualidade só cai.. e os preços só aumentam.
É a mesma lorota de sempre, choram para ganhar benefícios e proteções, ou melhor, garantir a reserva de mercado. O consumidor nunca é beneficiado.
Eu quero que a Anfavea se f………, pq jamais pensaram no concumidor e sim nos magnificos e estratosfericos lucros que essas quadrilhas tem no Brasil, e hj NAO compro carro nacional e jamais vou dar 80 mil reais num sedan ok só pq ele é "moderno", pois com esse valor vc pode comprar um importado usado que é bilhoes de vezes mais carro do que qq carro da anfavea! vão chorar na ……….
Isso mesmo Ricardo !
Pouca vergonha essa ANFAVEA.
Sempre tratou o Brasil como uma verdadeira colônia.
Corrompendo os políticos para manter protegido seu mercado cativo.
Comprando a "imprensa especializada" para fazer lavagem cerebral nos brasileiros.
Agora estão de novo no Planalto chorando lágrimas de crocodilo por temer que seu rico e lucrativissimo mercado mingue por causa dos importados.
Só falta a D. Dilma aceitar os falaciosos argumentos dessa entidade e dificultar a entrada dos importados aumentando ainda mais o I.I. dos importados ou criando barreiras.
Tomara que isso não aconteça, em prol do consumidor brasileiro.
INFELIZMENTE nos políticos é que não se pode confiar.
esse Belini é um fanfarrão mesmo. É como um empreiteiro ou prestador de serviços do governo: já passaram do ponto de defender seus interesses; já estão querendo é F%D%R com os brasileiros. Só pode ser isso!
Exemplo: compare racionalmente um KIA CERATO com um HONDA CITY que custam praticamente a mesma coisa e me diga se a escolha não deve ser o importado… Compare um iX35 com um CRV… Compare um i30 com um Astra… O consumidor é que está certo em preferir os importados. A ANFAVEA é que tá na contramão!
A tática terrorista da Anfavea beira a estupidez, pois cria um clima de guerra contra o carro importado, mas convenientemente "esquece" de dizer que o grosso da importação vem de seus associados. Da mesma forma que externa seu "medo", de novo não informa dos lucros altíssimos obtidos, de novo, por seus associados nos últimos anos, lucros esses que a rigor, não parecem estar sendo invesitidos aqui.
Mesmo considerando o que escreveu o senhor Fernando Calmon, desqualificando os artigos de Joel Leite, é inegável que as montadoras aqui estão tendo altos lucros e que mesmo que coloque o lucro em reais a R$ 2,20, valor que economistas consideram "neutro" para operar no Brasil, ainda assim, TODAS as montadoras com operações aqui, em especial as "Quatro Grandes", ainda continuariam sendo o segundo resultado destas empresas NO MUNDO.
Todos os colegas acima tem razão,a Anfavea do Sr Belini,deve estar saudosa da ditadura militar,onde havia a reserva de mercado para empresas produtoras dos "ótimos "produtos nacionais.Alguém aí se lembra dos computadores Cobra da década de 80.O lixo que a indústria nacional produz não pode ser comparado,com raras exceções aos automóveis importados.Coreanos e chinglingS neles!
Só vai melhorar quando o país copiar o mexico: liberar a importação de carros usados!!! imaginem o estrago que faria na cabeça de um alto executivo de montadora!!
A onda é mais forte que a capacidade dos tradicionais. O consumidor é bobo mas nem tanto. Por que comprar carro com motor mil e pelado se por este preço pode-se comprar um Chinoca completo? Vejo cada vez mais na cidade os JACs e os CHERYs. Imaginem daqui a 5 anos, por exemplo. Só não sei como ficará o transito com esta quantidade enorme de veículos.
Um problema de cada vez, certo?
recebi um "não é piada" no facebook clique aqui e veja!!! cliquei em cima, mas, minha internet caio. quero saber se a empresa está fazendo este tipo de promoção? agradeço…