Para quem gosta de clássicos, sobretudo nacionais, eis uma boa pedida, o livro “Aero-Willys, o carro que marcou época”, que conta a história do sedã, um dos mais famosos modelos vendidos no Brasil na década de 1960. Nesta sexta-feira, 17, o livro será lançado em São Paulo no Conjunto Nacional, na Av. Paulista.
O evento conta ainda com a exposição de três exemplares da coleção dos autores, que ficarão no local até o dia 03 de julho. Para quem não se lembra, o Aero-Willys foi um sedã preparado para enfrentar a falta de infraestrutura viária no Brasil daqueles tempos – usava, inclusive, componentes do irmão Jeep. Além de robusto, também teve seu lado glamouroso na versão Itamaraty, mais sofisticada.
P.S. – o post não é patrocinado! Um dos autores é amigo da família e um dedicado colecionador.
O livro do Aero Willys… tem um Itamaraty na capa…. ta bom que e quase o mesmo carro, mais o marketing da epoca era de carros diferentes
Na época,o Itamarati era muito mais completo e caro do que o Aero Willys.
O Willys Aero foi desenhado nos Eua pela Willys-Overland Motors. O Itamarati era uma variação do mesmo modelo, uma série especial como hoje existem de praticamente todos os carros – mudava apenas detalhes da grade, e equipamentos no interior. Já o modelo executivo, esse realmente diferente, com alterações no entre-eixos, era um fora de série produzido pela Karmann. Não vejo nada errado com a capa do livro.
Eu acho que e como comemorar (se e que e possivel comemorar algo) do Verona, com uma foto do Apollo!!! ou vice versa.
Alex e Ricardo, Aero Willys eram todos, os modelos é que se chamavam 2600 e Itamarati. O Aero Willys brasileiro foi lançado em 25 de março de 1960, mas seu projeto vinha sendo discutido na montadora brasileira desde 1958.O Aero Willys era um carro herdado de um projeto americano que havia sido desativado por insucesso. Lá as versões desse automóvel eram conhecidas como Aero-Ace, Aero-Eagle, Aero-Wing, Bermuda (um cupê duas portas), fabricados pela Willys Overland dos EUA, com os componentes mecânicos dos Jeep Willys.Em 1961 a diretoria da Willys Overland do Brasil tomou a decisão de inovar completamente o Aero Willys e torná-lo um carro inteiramente novo, com estilo próprio e linha inédita no catálogo internacional. O início da fabricação no Brasil deu-se em outubro de 1962 e sua primeira aparição foi em Paris, no mais famoso Salão do Automóvel do mundo. Entre as muitas novidades internacionais aparecia, um carrão com monobloco brasileiro, 110 cavalos no motor, concepção e estilos novos. Era o primeiro carro inteiramente concebido na América Latina.
Em julho de 1963 era lançado o Aero Willys 2600, o primeiro carro genuinamente brasileiro. O sucesso foi imediato, tanto que em 1966 foi lançado uma nova versão mais luxuosa batizada de Itamaraty, também chamado de Palácio sobre Rodas.Em 1967, foi lançada a Itamaraty Executivo, a primeira limusine fabricada em série no Brasil.