Até hoje não entendi o que levou a Mercedes-Benz lançar dois monovolumes quase iguais – Classe A e o Classe B. Maior e mais atraente, o “B” meio que matou o “A”. No Brasil, a segunda geração do Classe A, por exemplo, é mosca branca nas ruas.
Desta vez, no entanto, a montadora alemã fez o que se esperava: melhorou o bom Classe B e transformou o Classe A num hatch esportivo para brigar com A3, Série 1 e cia.
O que não impede que o novo Classe B seja mais esportivo, como revela a foto do flagra acima. Aparentemente mais longo que seu antecessor, o modelo virou uma espécie de minivan com perua e terá uma versão aventureira chamada de BLK para brigar com o X1, da BMW. Este, embora, seja considerado um “SUV”, não é nada mais que um hatch com visual aventureiro.
Os motores prometidos para o novo B vão de 109 cv a 204 cv. O Classe B é esperado para o Salão de Frankfurt, em setembro. Vendas se iniciam no final do ano na Europa e o modelo deve chegar ao Brasil no 2º semestre de 2012.
Ricardo, embore concorde que os novos Classe A e B finalmente vão ter perfis bastante bem definidos e distintos, discordo da sua crítica quanto as gerações atuais. Sempre fui fã do primeiro Classe-A e nunca gostei dos atuais A e B que vão sair de linha, mas o fato é que a Alemanha não concorda comigo: estes são modelos muito vendidos por lá e os 2 fazem parte da lista de carros mais vendidos por lá, passando o Classe C (o mais vendido MB a nível global).
No Brasil eles não fazem sucesso por um simples motivo: além de serem caros pelo o que oeferecem, não tem cara de Mercedes, e aqui compra-se carro importado de primeira linha pensando em status antes de mais nada.
OBS: a vinda da segunda gerção do A200 pro Brasil foi apenas para não desvalorizar os usados (aqueles fabricados no Brasil); nunca foram para ter volume de vendas. A vinda do B foi para competir com a Série1 da BMW, coisa que nunca conseguiu (acho que nem precisa-se dizer pq!)
abs
A nervura lateral está lembrando muito carros da Hyundai.
Parece um carro de 10 anos atras.
No mercado atual o Design é um dos principais fatores na hora da escolha, pelo menos no Brasil.
Não compraria um carro pra olhar todo dia pra minha garagem e pensar "puts que carro feio".
E isso aconteceria com esse classe B, alguem ai teria coragem de pagar R$100.000 num carro e ter essa sensação?
carrao!!!