Maio reservou uma má notícia para a Chery: a JAC tomou seu lugar como maior montadora chinesa no Brasil. E seria impossível para a marca sediada em Salto, no interior paulista, segurar a onda da marca representada por Sérgio Habib. Foram nada menos que 3.039 emplacamentos contra 1.532 unidades, quase o dobro.
E isso porque a Chery começou a emplacar o QQ, carro no papel mais barato do Brasil. Talvez a Chery até consiga equilibrar esse jogo daqui para frente caso o QQ e também o Face façam bonito – Tiggo e Cielo só complementam o volume -, mas uma possível virada só poderá ocorrer com a chegada do S18 e do Fulwin.
Os dois compactos revelados no Salão do Automóvel serão produzidos no Brasil em 2013 na fábrica de Jacareí, mas ambos desembarcam por aqui no 2º semestre, primeiro o S18 e depois o Fulwin.
Na bagagem eles trazem motores flex, os primeiros em carros chineses. O S18, aliás, já tem até dados técnicos: seu motor 1.3 flex rende 90 cv e atinge 13,2 kgfm com etanol, marca bem melhor que a da versão apenas a gasolina – usada hoje no Face.
Crossover nacional
Segundo a Chery, o S18 e o Fulwin terão versões hatch e sedã vendidas e fabricadas no Brasil. Mas teremos ainda outro modelo, um inédito crossover que usará a plataforma do Fulwin e brigará no segmento do EcoSport possivelmente ali por 2014.
Até lá, a rival JAC precisará fazer algo para se manter na frente. Embora não admita, a marca tem planos de uma fábrica no Brasil – uma unidade de caminhões, por exemplo, começou a ser construída na Argentina há algumas semanas.
nossa! São tantos anúncios de novas fábrica no Brasil nessa semana. E tem gente que acredita que sairão do papel.
sou só eu ou esse Fulwin2 tem um design interessante?
Eu não diria interessante, diria digerível assim como o Jac J3
@leandro Pi, tem sim um visual interessante, e isso serve de liçao p/ gm,vw,renault e peugeot com seus indefectiveis e intragavel, agile,classic,montana,gol G4, golf 4,5, logan, e 206,5, e fica uma constatação, de que não precisa investir rios de dinheiro para fabricar um carro de baixo custo, com um design, se não belissimo, pelo menos agradavel como é esse fulwin 2.
Ate que enfim a chery trás carros não feios… O S18 é muito melhor q o face e o QQ.
O Fulwin é bem mais bacana q o cielo.
Esse S18 não foi aquele que a 4 rodas ou a car and driver testou e o pedal do freio entortou?
, nv j
marcio, o blog Quarentena da revista Auto Esporte testou o Jac J3 e esse sim teve o pedal de freio "entortado". Na verdade, algo como um parafuso que prendia o pedal se soltou ou afroxou e o pedal meio que inclinou para o lado.
Leandro Pi, compartilho com você a respeito dessas novas fábricas. Vamos aguardar…
Ricardo,
Na verdade, o pedal de freio do S18 também foi entortado durante uma frenagem de teste segundo a revista Quatro-Rodas, edição de junho. Só que nesse caso, ainda não foi dado nenhum diagnóstico.
O Fulwin dá um banho de beleza quando o assunto é comparação com o novo Cobaltrágico Gmb e o Logan.
Se tiver preço, profissionalismo para venda, garantia e sendo flex, digo que arrebentará com os desejos da Gm e da Renault.
Sejam bem-vindos chineses, pois a Ford, Peugeot, Vw…já estão baixando o preço de seus populares mesmo que de forma promocional, mas é apenas o início.
Estive no Uruguay em setembro e pude ver o carro em exposição no aeroporto, o carro é realmente bonito.