O assunto já se arrastava há anos, mas enfim o Contran chegou a uma decisão final: os faróis de xenon – ou xenônio – estão proibidos no Brasil. Melhor dizendo, a instalação de xenon em faróis comuns. Os modelos importados, cujo sistema é desenhado com esse fim, estão liberados.
O argumento do Contran é simples: os faróis adaptados têm uma emissão de luz várias vezes mais forte que os comuns e acabam ofuscando a visão de outros motoristas. Como os carros com faróis originais de tungstênio não possuem canhões especiais, capazes de filtrar a luz, além de ajuste de altura, seu uso acaba se tornando perigoso.
A multa para quem for pego com xenon irregular é de R$ 127,69. A ironia da nova lei é que, na prática, se juntará às restrições de alteração da suspensão, da troca de pneus e rodas originais, da pintura, película fora da lei, motores com nitro etc. Ou seja, vemos vários carros assim por aí sem serem incomodados.
é só dar um café quando for parado que ta tudo certo.
Espero que um dia este café seja recusado e você seja obrigado a tomar café na cadeia que é o seu lugar, seu bandido.
Mais uma do contran pra favorecer as montadoras, isso quer dizer que se o acessorio vem e fabrica tudo bem !? e como fica a situaçao de fez vistoria e etc.. pra regularizar no documento? lembrando que é tudo pago vistoria aki ,vistoria acola….E AI….os detrans ja arrecadaram bastante com essas vistorias… só no mesmo !!!!
Carlos,
essa nova resolução permite que quem regularizou o acessório não original de fábrica continue com o equipamento no carro, desde que vistoriado e legalizado.
Essa é a parte errada: nos EUA vc pode reconstruir um carro inteiro, cheio de modificações, desde que se atenda as exigências de segurança. A resolução anterior era perfeita nesse sentido: podia desde que se comprovado e documentado que era seguro.
Agora juntaram na mesma cesta os xenons vagabundos que ofuscam todo mundo e os xenons de melhor qualidade, próximos dos originais de fábrica.
Mais uma porva de como no Brasil não há controle, somente proibições (que mesmo assim nem sempre são proibidas diante de um cafezinho pro guarda).
OBS: sou crítico dos "xenons chineses" (pq alguém acha que um carro fudido com faróis roxos são estilosos???), mas sou mais defensor da liberdade de expressão. Repito: se não atrapalha os outros e é seguro, pq proibir em vez de regulamentar?
Acho que a regulamentação séria,banindo os xenons chingling que ofuscam e matam até,era preferível á proibição geral, que trata igual o motorista responsável e o playboy maluco por acessórios de baixa qualidade.
Embora a fiscalização de trânsito seja mesmo pífia em algumas cidades do país, não posso aceitar a maldade do leitor Márcio que se refere a propina como algo usual nessa atividade. Nunca esquecendo que o corruptor é tão criminoso quanto o corrupto…
Rogério só para constar não aprovo a corrupção mas todos nós sabemos que aqui é o páis do jeitinho .
Pelo menos uma medida certa… Do jeito que está, onde se vê facilmente até caminhões, lotações, Kombis e carros antigos com faróis sem lente lisa (que projeta praticamente toda a luz pra cima, nos cegando), é de se estranhar que ninguém tenha sofrido nenhum acidente grave resultante do ofuscamento provocado. Isso se é verificado nas estatísticas de acidentes de trânsito.
Acho uma medida pertinente, mesmo porque os faróis LEDs estão chegando, com eficiência luminosa, energética e vida útil muito melhores…
Sem contar que têm uns sem-noção que põem xenon em todos os faróis do carro: farol baixo, farol alto, faróis de neblina e se tiver farol de milha põe também… Como se não bastasse, ainda colocam uns LEDs naqueles esguichos de água do pára-brisas.
Fica parecendo uma entrada de Circo a noite, de tanta luz…
Essa proibição seria até louvável. TO FALANDO SERIA!!! Se esse pessoal que finge se preocupar com a segurança alheia liberasse o xenon para quem tem farol adequado mas não tem o carro originalmente preparado para o xenon. O que eu quero dizer com isto? Quero dizer que esse pessoal poderia liberar o uso de xenon para autmomóveis com faróis de projetor, o famoso farol de bloco elíptico. Aquele que tem aquela lente grossa na frente tipo um olho. Para esses o xenon poderia ser liberado sem problemas mas proibiram em todos os carros que não vem de fábrica com xenon, e porque caros amigos??? Porque xenon original>=R$2000, e xenon comprado<=$200 entendem minha simbologia. NÃO É INTERESSANTA PARA NOSSAS MONTADORAS! CARROÇA SEM SEGURANÇA PARA O POVO E AUTOMÓVEL PARA QUEM PODE PAGAR. DIREITO DE SOBREVIVER E TER CONFORTO PARA QUEM PAGA, E UM TRAUMATISMO CRANIANO PARA QUEM NÃO TEM DIREITO A UM MÍNIMO DE SEGURANÇA. Uma forma de corrigirmos essas injustiças é comprarmos carros chineses, eles aparentemente estão oferecendo mais acessórios de segurança por menos dinheiro, e não demora muito tempo e eles oferecem até o xenon como um item de série. Ah sem falar que a fiat se quisesse poderia colocar xenon como opcional em toda a linha palio e idea, pois se vocês perceberem bem toda essa linha de carros tem faróis adequados para o uso do xenon, mas porque não colocam xenon nesses carros? PORQUE É MELHOR FATURAR UNS 4000 REAIS NO KIT XENON DE UM CARRO DE LUXO DO QUE FAZER UM AJUSTE PARA COLOCAR UM KITZINHO SIMPLES. É A SEDE DE LUCRO.
O trânsito está repleto de veículos irregulares, com faróis desregulados, lâmpadas chinesas com altíssimos Kelvin e outros absurdos. Mas enquanto lá fora os faróis HID aftermarket estão começando a ter aceitação, com modelos tipo projetor (inclusive com correção de altura) com certificação DOT de marcas como Valeo/Sylvania, aqui vale a lei da corrupção: com certeza alguns poderão usar, como disse o colega acima – na base do cafezinho – enquanto a população em geral fica sujeita à ignorância e arbitrariedade do nossos órgão públicos podres, que não cuidam do que é realmente importante. E se eu quiser colocar um farol de LED com certificação DOT? Essa m3rd@ do Contran vai impedir? Porque não regularizam ao invés de criar leis 1diotas? Incompetentes! Esse pessoal não entende nada de luminotécnica, são ignorantes. Esperem para ver – os faróis de LED bem construídos não ofuscam, mesmo assim não irão permitir.
Até quando o Contran irá aceitar que modelos de veículos como KOMBI, verdadeiros museus ambulantes, circulem pelas ruas colocando passageiros e pedestres em risco? Enquanto isso as nossas prefeituras usam veículos podres, descarregando fumaça preta, com faróis/lanternas inúteis ou até ausentes. Isso ninguém vê. PALHAÇADA!!!
Obs.: se você quiser andar de CARROÇA nas ruas ou estradas pode – não terá que se preocupar com multas ou propina. Somos o país das carroças. E de jumentos ao volante!!
Ahahahahahahahaha gostei dessa john! Sabe o que me deixa puto dos corneos? Eles proibiram para favorecer alguém claro! Lembra da primeira vez que veio a tona a polêmica da resolução 227 que a Globo noticiou como proibição do xenon? Não tinha um cidadão falando isso e aquilo contra o uso do xenon para instalação posterior(kits)? O cidadão em questão era o Carlos Takata, dnegenheiro chefe(pelo que me consta) da Valeo. PRECISO FALAR MAIS?
Rodrigo: já vi um carro de mano que o cara colocou xenon até na luz de ré!!!
rsrsrs
Isso é que é querer aparecer a todo custo
Xenon em qualquer local que não seja nos faróis principais realmente é o cúmulo da estupidez, com todo o respeito a galera que possivelmente tenha.
Espero que a resolução ajude a acabar com a "luz na cara". Sabemos que a maioria do pessoal instala o Xênon de qualquer forma, ainda, em faróis que não são projetados para tal (angulos e dimensoes parabolicas) o que torna a luz baixa excessiva.
Segundo o Autoesporte, faróis de chenon (entenda-se – lâmpadas) comprados como acessórios possuem alta luminosidade de milhares de… Kelvin!! Quanta ignorância – esse pessoal poderia apresentar programa de culinária, ou fazer papel de louro no +você, sairiam bem melhor…
Realmente é de lascar a cultura desse pessoal. Pior não é falar que o xenon tem luminosidade de milhares de kelvin o pior é dizer que tem milhares de "graus" kelvin isso é um chute no saco de qualquer físico! KELVIN É ESCALA DE TEMPERATURA ABSOLUTA!!! A globo realmente é de lascar. Mas vamos dar um desconto né? Afinal as novelas deles são tão bem feitinhas! Mas falando do xenon acho que pode voltar a ser liberado mas sob novas regras, e regras muito mais severas.
E os faróis de LED, como ficam? Proibidos também? To pensando em comprar uns LEDs pra instalar no carro e ver se dura mesmo.
olha só acho, que mais uma vez o menos favorecido que não pode comprar um carro importado com xénon de fabrica e limpador de faróis, não tem o direito de ter essa tecnologia no seu veículo, que eu acho que é realmente muito melhor que os faróis de cor amarelas de fabrica…tanta coisa errada nesse pais,os caras vão encher o saco por causa de faróis??? porque não vão prender os desmatadores da amazônia,os assassinos de quem defendem a floresta? o problema é que o governo não quer ter trabalho, tem muitos interesses em jogo,mas implicar com faróis é muito mais fácil é menos trabalhoso é só colocar uma fiscalizacão eficiente e ta resolvido né?
Ei Cido agradeçam as empresas que por tras dos panos financiaram essa proibição, só isso que tenho a dizer. É bem verdade que estavam ocorrendo abusos tanto na cor(xenon acima de 6000k) quanto na potencia(xenon acima de 35w. Acho que uma boa seria a osram e outras gigantes trabalharem em algum projeto que dobre o poder de iluminação dos nossos faróis de forma segura. Para vocês terem uma idéia do que quero dizer, nossas lâmpadas rendem em torno de 1000 ou 1200 lumens com uma temperatura de cor próxima dos 3000k com 55watt de pótência, uma de xenon de 35watt de potencia com temperatura de cor de uns 4300k rende até 3200 lumens, o que corresponde a uns 92 lumens por watt, sendo assim, os fabricantes poderiam trabalhar em um projeto de lâmpada de xenon criada exclusivamente para adaptação em carros mais antigos, uma lâmpada que ilumine o dobro da halógena, mas que incomode bem menos que a lâmpada de xenon tradicional de 35w. E como seria feita essa mágica? Primeiro seria necessário criar uma resolução obrigando os reatores terem um selo do inmetro dando conta da segurança do kit de conversão, e segundo fabricar lâmpadas com contatos elétricos bem específicos e totalmente incompatíveis com qualquer outro contato utilizado por lâmpadas de xenon "Tradicionais" isso por si só seria um bom começo não acham? Outro detalhe é que apenas essas lâmpadas de xenon de 20w para conversão poderiam ser fabricadas em formatos comuns como H1, H3, H4, e H7, sendo os formatos especiais como os D2's reservados apenas para lâmpadas de xenon de 35w originais de fábrica. Isso creio eu que não traria grandes prejuizos para nenhuma montadora pois paralelamente o cara que quiser colocar xenon ainda seria submetido a uma pequena vistoria para ele não tentar bancar o "esperto" e as montadoras que oferecem xenon como item de série continuariam sendo obrigadas a seguir tudo aquilo que é exigido nas resoluções 227 e 294. Será que é uma boa idéia?
Só legalizar como: "ALTERAÇÃO NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO".Ao invés de XENON no documento agora, é só legalizar desse jeito com algum "amigo" do DETRAN. É igual ao pessoal que tem suspensão a ar ou rosca no carro e anda com o documento escrito rebaixado.Não mudou em nada !!!! A lei no Brasil tem muitas brechas é só se informar a aproveitar das oportunidades!!!! ESPALHEM A NOTÍCIA PARA OS INTERESSADOS E VAMOS EM FRENTE NESTE PAÍS MEDÍOCRE E DE AUTORIDADES SEM MENTE, GOVERNANTES PODRES E INCOMPETENTES.
A grande incoerência cometida pelo CONTRAN é que alguns modelos, tais como C4/C4 Pallas, VW Jetta, Toyota Corolla, Honda Civic, entre outros, saem com faróis de xenôn de fábrica em alguns modelos, ou como opcionais em outros, e ainda assim oss conjuntos óptico (refletores, lentes, projetores) são os mesmos que o dos modelos que vêm com lâmpadas de filamento, com mesmas dimensões, materiais e especificações. Tudo errado.