A Volvo quer transformar 2011 no ano da virada. A marca sueca sempre teve uma atuação discreta no Brasil, mas sofreu mesmo nos últimos anos em a rede de concessionários encolheu e as novidades da linha não seguravam a onda. C30 e XC60, por exemplo, tiveram picos de vendas e depois sumiram das lojas.
Agora, com a influência dos chineses da Geely, a montadora focou: limitou sua linha ao C30 reestilizado, ao crossover de sucesso XC60 e o novíssimo S60 – os demais veículos só chegam sob encomenda.
E é o primeiro da lista que mudou de alvo. O C30, que já teve épocas melhores (em 2008 chegou a incomodar A3 e Série 1) agora quer disputar mercado com o novo Audi A1. Uma situação um tanto inusitada já que a proposta dos dois é diferente – a única coisa em comum são as duas portas.
Para isso, a Volvo baixou o preço da versão de entrada para R$ 79.990, o que já é em si mais em conta que o pequeno Audi (R$ 89.900). O C30 é mais carro em quase tudo: tem mais motor, mais espaço, um design atraente. No entanto, brigar com novidade não é fácil e o A1 tem para si aquele apelo de carro urbano ágil e consciente com o meio-ambiente.
Será que vai dar briga?
acho que a comparação melhor seria entre o C30 automático (86 paus) e o A1 intermediário (com a/c digital, couro e algumas bugingangas a mais por 95 paus).
Poroduto por produto, o A1 acho mais carro, mesmo sendo menor, pois é mais moderno, rápido e com design mais bem resolvido. E o C30 tb não tem aquele espaço interno de impressionar, além do que estes modelos (assim como o Mini) são pra quem quer estilo acima de tudo.
Mas 9 mil é grana e o C30 é um belo carro. Como comentaram anteriormente, o C30 a 80 paus faz sombra no Kia Koup.
É uma pena não termos um Golf GTi mexicano: se o Jetta TSi custa uns 90 paus, um GTi custaria mais ou menos isso e ele emagaria todos esse competidores…
Prefiro um Focus disfarçado de Volvo do que um Polo fingindo ser Audi, pra cima deles Volvo!
Na reportagem sobre o Kia Cerato KOUP comentei que a Kia pretende traze-lo custando 2,7 vezes o preço dos EUA.
No Brasil, embora se diga que "todos amam carro", é nitida a falta de cultura, de senso critico, de exigência. Aqui as fábricas pintam e bordam, vendendo carros populares como se fossem carros de luxo.
Dada a falta de referência prefiro comparar os preços nos mercados mais desenvolvidos, onde pelo menos teoricamente, os consumidores sabem mais o real valor das coisas e os fabricantes não abusam.
Nesse pé, o C30 que a chinesa Geely/Volvo quer nos vender aparentemente está num preço mais justo pois o vende no EUA por US$ 24 mil e por US$ 50 mil para nós, numa (boa ??!!!) relação 2×1. Quer dizer: "esfolando menos o couro" do brasileiro que que pretende a Kia com o seu KOUP.
O Focus/VOLVO tem bola para combater o polo/audi!
Queimei a língua. Acabei de conferir que o C30 vendido nos EUA a US$ 25.850 (24.600 + 1.250 pela transm. auto) é o modelo T5 (230 cv), vendido aqui a R$ 109.900 (US$ 68.000), ou seja, 2,7 X mais caro, tal qual o KOUP. Sorry, Kia !
Os Audis estão absurdamente caros. O dólar cai e não há repasses de preços menores. A Volvo não está fazendo favor para nós consumidores, ela está vendendo o carro por 80mil tendo muito lucro ainda. Agora se por 80mil já dá lucro, imagina quanto estava ganhando vendendo pelos preços anteriores.
A Vw que se acha a melhor montadora do mundo e pensa vender carro de ouro, quando na verdade vende carro de latão (diga-se de passagem é dona da absurdamente cara Audi, mais até do que Mercedes e Bmw), achou que venderia Passat nos Eua por preço altíssimo só porque era lançamento. Se ferrou, teve que baixar o preço em US$5,000 em pleno lançamento, sem qualquer ágio, pois americano não aceitou os preços praticados no lançamento.
É assim que deveria ser no Brasil, imposição dos consumidores.
Senhores, sem dúvida, à primeira vista o Volvo C30 a R$ 80 mil parece ser mais negócio que o Kia Koup pelo mesmo preço; mas não nos esqueçamos do custo de manutenção, que no caso do Volvo é absurdamente cara! Tem que ter bala na agulha para encarar.
Querem exemplos? No "Que Auto Comprar 2010" da Auto Esporte, a cesta de peças do C30 saiu a quase R$ 15 mil. Como referência, o A3 ficou em R$ 14 mil, o Impreza em quase R$ 13 mil e o 118i entre esses dois. Já um carro "normal", como o Focus ficou em R$ 4 mil.
Outro exemplo são os comparativos da revista Motor Show. Lá, a cesta de peças do C30 T5 ficou em absurdos R$ 31 mil, contra R$ 20 mil do A3, R$ 14 mil do Tiguan, R$ 9 mil do i30, R$ 7 mil do Fusion 2.5 e 4 mil do Bravo.
É como falei, tem que poder, não basta querer. E não pode entrar nessa desavisado, atraído pelo preço "baixo"…
Ah sim, tem a desvalorização também. Quem comprou um C30 2.0 A/T em maio de 2010 pagou R$ 86 mil, segundo a tabela FIPE da época. Hoje, esse mesmo carro está cotado em R$ 69 mil; é uma perda de R$ 17 mil em apenas 1 ano.
Para se ter uma idéia, que optou pelo Focus Ghia A/T, primo "pobre" do C30, pagou R$ 70 mil na compra e hoje consegue R$ 59 mil segundo a FIPE. A perda é de R$ 11 mil em 1 ano. Bem mais "palatável"!
@ Leandro Pi
Nós não temos o golf GTi VI pq a se fosse vender ele por 90 mil reais, seria descoberto a pura sacanagem da VWB em vender o golf 4,5 GTi que começava em 93 mil sem opcionais, e ele completo passava dos 117 mil!, VW é isso, prefere vender lixo a preço de rolls e a unica diferença da VW p/ audi, é que a prima rica vende carros muito melhores, só que com preço lá nas alturas.
Em tempo, apesar de ser mais moderno e ter um ótimo motor, sou mais o C30 por ser muito mais bonito do que esse caixote.