Engraçado como uma estratégia pode ser boa num segmento e ruim em outro. Quando se trata de compactos como o Palio, o Siena e o Uno, a agilidade da Fiat é benéfica: a empresa sempre tem uma versão ou um equipamento na manga para responder aos movimentos da concorrência. Já quando se trata de carros mais sofisticados…
…as constantes mudanças só pioram as coisas. É o caso do Linea. O sedã chegou caro porque a Fiat não poderia desvalorizar seu produto logo de cara. Bastou o modelo não ter a aceitação esperada para pipocarem versões peladas, caso da LX, e o sedã virar rival do Vectra entre os taxistas.
Não fosse suficiente isso, um ano depois do lançamento, a Fiat resolveu aposentar o motor 1.9 argentino, trocado pelo E.torQ 1.8. Troca positiva, porém, quem comprou o anterior ficou com um mico nas mãos.
Agora o novo mico é o LX, substituído pelo Essence. Ah, sim, o HLX também morreu. A linha 2012 do Linea foi simplificada e passa a contar com apenas quatro versões: Essence manual, Essence Dualogic, Absolute Dualogic e o T-Jet.
A medida é correta: o Essence passa a contar com mais itens como computador de bordo, direção hidráulica, airbag duplo, ar condicionado, faróis de neblina, volante em couro, vidros, travas e espelhos elétricos e mais freios ABS e roda de liga leve 15 polegadas. Enquanto isso o Absolute passa a ter rodas aro 17 polegadas de série.
Com isso, o sedã médio volta a brigar com os sedãs médios mais requintados que custam a partir R$ 60.000. No caso do Linea, o preço inicial é mais baixo – R$ 57.900.
Será que a Fiat aguentará ficar sem o público que consome carros na faixa de R$ 50.000? A linha 2011, por exemplo, é vendida por R$ 49.990 na finada versão LX. Difícil saber, mas os constantes movimentos da Fiat no caso do Linea só pioraram sua situação. Com tantos concorrentes novos, o sedã tende a ficar de escanteio nesse segmento.
Sei que não foi pensado assim, mas toda vez que lembro do Linea, associo-o ao New Fiesta, Honda City, Polo sedã e congêneres.
Nunca consegui imaginá-lo concorrendo com Vectra, Civic, Corolla, Focus Sedã, Jetta…
Isso não passa de um Punto Sedan e não vale o preço. O câmbio dualogic é outro ponto negativo do carro. Quanto ao T-JET até hoje só vi um Linea nessa configuração e sinceramente percebo muito mais ''esportividade'' em um Corolla XEi que nele…
Rodrigo: nem vc e nem ninguém. Só a Fiat que achou que dava forçando a barra.
Só a Fiat e GM acham que Vectra (Astra Sedã) e Linea (Punto sedã) podem concorrer no segmento de 60.000,00. São carros mais micos do mercado.
@Leandro Pi:
Acho que é em função de ser muito parecido com o Punto, apesar de jurarem de pés juntos que dele só herda o pára-brisas e portas dianteiras (na parte externa).
Já com o Marea e o Tempra eu não tinha essa sensação… O Marea, apesar de ser um ótimo carro médio, tinha como herói e vilão o motor, de mecânica boa mas caríssima. O Tempra, precursor da Fiat nesse segmento foi um carro revolucionário para seu tempo, perto de concorrentes como Monza, Santana e Versailles era um verdadeiro avanço. Na minha infância era meu sonho de consumo. Mas aí veio um cara chamado Vectra e de uma hora pra outra ele virou peça de museu.
A Fiat deveria lançar um sedã médio com base no Bravo, aí sim seria um concorrente à altura desses modelos médios citados.
"Fui"
"Inganado"
"Agora"
é
"Tarde"
Rodrigo: Fiat fazendo carro médio? Tá mais fácil fabricar um Dodge….
Esse FIAT,Fui Iludido Agora é Tarde era muito falado na década de oitenta,mas depois a Fiat melhorou muito sua linha,principalmente de hatches pequenos,já os hatchs médios e sedãs,nunca venderam bem,com a honrosa exceção do Fiat Tipo o verdadeiro e úico carro FIRE(Ele pegava fogo mesmo)
Gente, o Línea pode não ter pegado por causa do passado da fiat nesse seguimento, o que é uma injustiça, pois o carro é muito bom. Pergunte para quem tem. É estável, tem ótimo acabamento, é confortável, espaçoso e, agora com o novo motor ficou muito bom. Sinceramente, não perde em nada para Civic, Corolla e outros assemelhados.
Pelo menos seu custo/benefício é bem melhor que o do city.
Ééé… O tal custo benefício poderia ser melhor se cobrassem os mesmos preços e/ou ofertassem o que lhes é ofertado na Europa, cuja lista de ítens de série é bemmm extensa e concedem descontos de até 3000 euros em cada carro!!!
http://es.autoblog.com/2011/06/07/espana-nueva-ga…
E o melhor é que lá es comparado ao Logan!!! Que pensando bem, é o seu devido lugar, por se tratar do substituto do Siena por lá!!!
eu acho o linia bonito, só peca no painel é muito pobre!!!!
tenho um linea 2012 essence..
digo que o carro nao perde para nenhum sedan da categoria, carro perfeito
pode mandar honda, toyota oq for , o carro nao perde em nada muito pelo contrario tem itens melhores dq muitas montadoras