Quando a Ford lançou o novo Focus em setembro, ninguém entendeu por que a marca preferiu dar atenção ao sedã em vez do hatch, tradicionalmente mais bem sucedido que os três volumes. A justificativa foi que o mercado de sedãs estava aquecido e que o Focus era um ótimo concorrente para o segmento. Quanto ao hatch, este “venderia sozinho”. Pois quase no fim de novembro, primeiro mês efetivo de vendas da nova geração, o hatch tem dado baile no sedã…
Segundo dados da Fenabrave, até esta segunda-feira, dia 24, haviam sido emplacados 515 Focus Sedan. Já a versão hatch acumulava 921 emplacamentos e tem chance de terminar o mês em primeiro lugar, já que todos os concorrentes vendem mal ultimamente.
Imagine se a Ford tivesse investido mais no Focus hatch…
O Hatch ficou muito mais bonito que o sedan…
Mais uma pisada no tomate da Ford…
Tb pudera, o sedan ficou feio pacas com aquela traseira sem graça, quer mais o q???
Tenho um focus ghia hatch modelo anterior.A traseira do anterior é mais harmoniosa e mais bonita e sem flex não dá.
Tenho um Focus Hatch Ghia modelo anterior .Não gostei da traseira do atual modelo.Prefiro o anterior,mais harmoniosa sem falar da opção flex que hoje é fundamental.
Boa tarde,
é uma unverdade de que o Focus Sedã não vende, é que na época do Focus, surgiu muita concorrência entre os Hatchs, agora a éra é dos Sedã, C4 Pallas, Novo Corolla, New Civic, Linea, 307, Vectra, Fusion, Azera e etc..
Obs : o carro precisa de porta-malas.
Primeiramente a diferença nas vendas pode ser explicado pelo fato de que o Focus Sedan busca por um consumidor diferente daquele que o Hatch faz.
O Hatch praticamente tem poucos concorrentes de peso (considerando modernidade e acabamento), ao menos por enquanto.
Já o Sedan disputa com pedreiras já consolidadas pelo marketing, como Civic, Corola e mesmo o velho mas confiável Vectra , dentre outros bons carros como C4 Pallas, Línea, Sentra e Megane.
Por isso, creio que realmente se justifica a Ford, nessa maré de crise que está passando, investir naquele que teoricamente vai travar uma briga mais ferrenha.
o importante e ter alternativas. Quem necesita de espacio no porta malas tem, e nao esquecer que quando se conduce nao se percibe si e 4 o 5 ptas, ese e un problema de imagen para os demais.
Eu já penso que esses executivos de marketing das montadoras são muito bem pagos para não fazerem nada ou fazerem muito pouco em troca. O Focus como lançamento que é e pelo que tem a oferecer deveria ter uma campanha muito agressiva tanto nas versões hatch como na versão sedã. Isso porque é o hatch mais atual, com melhor acabamento e com melhor comportamento dinâmico entre os concorrentes, além do seguro mais em conta; e na versão sedã porque além das qualidades já citadas para o hatch, ele tem um preço extremamente competitivo frente a Civic e Corolla.
Mas os executivos ganham bem, a montadora gasta milhões em publicidade e não aborda os pontos positivos do carro, acaba virando mico e depois se pergunta o motivo. Basta lembrar o Focus geração anterior, um excelente carro que nunca teve seu valor reconhecido pelo mercado, tomava lavada até do dinossauro Astra.
Eu não devia, mas estou me candidatando a executivo de marketing da Ford ou de qualquer outra montadora instalada no Brasil, se o presidente de alguma delas tiver interesse é só entrar em contato. Ao contrário dos executivos atuais, eu garanto os resultados no final do mês !
O Focus sempre foi e será um ótimo carro, o problema dele é o tratamento que a FORD dá para ele. Um verdadeiro descaso. Como pode um carro como esse ainda não ser FLEX? Já não aguento mais esperar! Aliás…não só eu. Entre meus amigos todos são unânimes em dizer que gostariam de terem um FOCUS, mas tudo se esbarra no fato "de não ser FLEX". Acorda FORD!
FLEX, isso é coisa de pobre que não tem dinheiro… vai gastar 70mil em um carro 2.0 e quer economizar 50 reais de combustivel por mês????
flex nunca será tão economico quanto um gasolina, nem tão rapido quanto um a alcool! em casa tenho 3 carros com menos de 1 ano que não são flex e quero passar longe deles…
@Luiz
Luiz, o problema não é só a economia do carro flex, que no interior de São Paulo é gigantesca, alcool R$0,87, gasolina R$2,57, mas no fato de todos saberem que o carro sofrerá mudanças. Comprar um carro zero e ver ele ficar ultrapassado em poucos meses é algo péssimo.
Ford, acorda!!! Não estrague o seu melhor carro.
Ainda não entendi o que a Ford pretende com este carro. Entre os itens opcionais deviam incluir uma bolinha vermelha, para o candidato a cliente pendurar no nariz. Fiz o pedido de um modelo GLX, que deveria ser entregue no dia 25. Pois no dia 22 me ligaram para avisar que o carro caiu da cegonha (boa esta, não ?), e agora devo esperar mais 60 dias (!). Já me acostumei com pedreiros que não cumprem prazos, mas nunca pensei que uma empresa do porte da Ford pudesse ter o mesmo comportamento (vai ver estão contratando os mesmos pedreiros para cuidar da produção, ou, pelo menos, para apresentar desculpas). Sugiro um novo slogan para o Focus: Cabeça de bacalhau (existe, mas alguém já viu um ?)
(favor ignorar a ortografia falha, devido `a config. de teclado). Reconheco que o Focus ja deveria ser flex. Ok, isto foi uma mancada da Ford. Mas temos que ressaltar que este carro, pricipalmente o sedan, 'e reconhecidamente (ver comparativo 4 rodas abril/2009) o melhor entre os sedans medios, sobretudo no quesito seguranca (quase sempre ignorado pelos brasileiros). Vale lembrar, neste caso, que este veiculo, alem de abs e airbags de serie, 'e o unico da categoria com suspensao traseira multilink, o que lhe confere maior estabilidade em curvas, alem de um excelente e testado motor, com bloco de aluminio (2.0, 145 cavalos, 16v). Estes pontos fazem deste carro uma excelente opcao, principalmente para consumidores que estao dispostos a pagar entre 50 a 60 mil por um veiculo.
corroboro os argumentos de manuel, claro q vc tem q usar um critério d avaliação coerente, flex e sedã é um perfil completamente distintos, de carro ,de consumidor,etc …
também comparar os concorrentes dos sedãs aos do flex é outro equivoco sem tamanho. o focus tem um excelente custo- benéficio e seus concorrente são de peso , está de parabéns sim, sem falar q é bem mais econômico e a eficiência e seu potencial n fica atrás.
tem gente ai q está precisando saber mais sobre carros…e outra, avaliar carro só por design não é nem coerência d condutor , pelo menos chega a ser patético me desculpem! e outo q citou q coisa de pobre escolher flex é outro argumento infeliz, se ela está no flex pode ser por n fatores, valor, estilo, característica vá saber… geralmente é valor mas meu bem, se cada um tivesse dinheiro pra pegar o carro q quer d fato… eu pegaria logo um bugatti…